Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CANSAMOS DE GESTOS VAZIOS

Ir para baixo

CANSAMOS DE GESTOS VAZIOS Empty CANSAMOS DE GESTOS VAZIOS

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Ter Jan 06, 2009 11:21 am

06/01/2009 - 14h49
"Cansamos de gestos vazios", diz premiê israelense sobre esforços de trégua da ONU
Publicidade
da Folha Online

O premiê israelense, Ehud Olmert, afirmou nesta terça-feira que Israel está cansado dos gestos vazios do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para conseguir um acordo de cessar-fogo entre Israel e o movimento radical islâmico Hamas, na faixa de Gaza.

Segundo Olmert, a ONU não deveria discutir um cessar-fogo à região e sim dar uma oportunidade a um esforço efetivo em todo o Oriente Médio para evitar ataques contra os civis israelenses.

Amos Ben Gershom/Reuters

Ehud Olmert faz visita a soldado ferido em hospital acompanhado de perto pela mídia
"É hora de ação, não de palavras. Nós cansamos de gestos vazios", disse Olmert, citado pelo jornal israelense "Jerusalem Post", durante encontro para discutir uma trégua na região com os ministros de Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner, da República Tcheca, Karl Schwarzenberg, e da Suécia, Carl Bildt.

Nesta terça-feira, Israel realiza o 11º dia consecutivo de sua grande ofensiva terrestre contra alvos do Hamas na faixa de Gaza, que deixou ao menos 550 mortos e cerca de 2.500 feridos. Somente nesta terça-feira, o Exército israelense matou 40 civis palestinos em um ataque contra uma escola da ONU em Gaza.

Olmert disse aos ministros europeus que respeita a ONU e suas instituições, mas que um cessar-fogo imediato e incondicional não seria a maneira correta de chegar a uma solução para os confrontos em Gaza.

O premiê reiterou o que havia dito ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, em reunião na noite desta segunda-feira (5), e confirmou que Israel mantém a ofensiva em Gaza até que o Hamas interrompa o lançamento de mísseis.

Contudo, o premiê afirmou que Israel concordará com o pedido da ONU para criar uma comissão conjunta humanitária.

Missão

Em um tom mais cauteloso, Olmert disse ao jornal israelense "Haaretz" que Tel Aviv não tem interesse em uma ofensiva prolongada na faixa de Gaza.

"O mais cedo, melhor", disse Olmert, quando questionado pelo jornal quando o Exército planeja encerrar a operação iniciada em 27 de dezembro passado. "Nós não entramos para ocupar Gaza ou matar todos os terroristas. Nós queremos trazer mudanças para o sul".

O premiê visitou, segundo o "Haaretz", diversos locais atingidos por foguetes do Hamas. Em uma visita acompanhada de perto pela mídia israelense, ele conversou com moradores, líderes municipais e soldados israelenses feridos.

Olmert disse ainda o "Haaretz" que mantém contato com vários líderes mundiais e que trabalha para uma solução diplomática para o conflito. "Há ideias diferentes para uma solução diplomática. eu estou atualmente em discussão sobre elas com muitos líderes do mundo todo", disse, sem falar diretamente sobre a recusa de Israel em aceitar a pressão internacional por trégua.

"O resultado precisa ser um bloqueio da rota Philadelphi, com supervisão e acompanhamentos", disse o premiê, se referindo à área entre Egito e Gaza onde muitos militantes cavaram túneis para furar o bloqueio israelense.
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos