Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Conselho de Segurança aprovou uma resolução que pede o cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.

Ir para baixo

O Conselho de Segurança aprovou uma resolução que pede o cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. Empty O Conselho de Segurança aprovou uma resolução que pede o cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.

Mensagem por Viracopos Sex Jan 09, 2009 1:14 am

O Conselho de Segurança aprovou uma resolução que pede o cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. Os EUA acabaram por se abster, uma vez que esperam os resultados da mediação egípcia entre israelitas e palestinos.

O Conselho de Segurança da Nações Unidas aprovou, na quinta-feira à noite, um texto a pedir o cessar-fogo na Faixa de Gaza, documento que contou com a abstenção dos EUA, o que causou alguma surpresa, já que se esperava uma aprovação unânime.

O secretário-geral da ONU mostrou-se esperançado na possibilidade de todos cumprirem esta resolução, «que exige um cessar-fogo imediato e duradoura na Faixa de Gaza, a abertura de pontos passagens e a garantia de que a ajuda humanitária chega à população».

«Todos em Israel e Gaza devem respeitar este esforço humanitário», acrescentou Ban Ki-moon a seguir à aprovação deste texto que teve 14 votos a favor e a abstenção dos norte-americanos.

Apesar de não ter dado o seu voto favorável, a secretária de Estado norte-americana disse concordar com o conteúdo do documento, tendo Condoleezza Rice justificado a sua decisão por esperar os resultados dos esforços de mediação do Egipto.

«Os EUA pensam que é importante ver os resultados da mediação egípcia para ver o que esta resolução poderá estar a apoiar e foi por isso que decidimos abster-nos», acrescentou a chefe da diplomacia norte-americana.

Entre os pontos que constam desta declaração, destaque para a aceitação da retirada das tropas israelitas da Faixa de Gaza, o fim das ofensivas contra civis, bem como a abertura de pontos de passagens e a garantia de que a ajuda humanitária chega sem restrições à população.
Viracopos
Viracopos

Pontos : 580

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos