Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

grandes familias PERDEM 7500 MILHOES

Ir para baixo

grandes familias PERDEM 7500 MILHOES Empty grandes familias PERDEM 7500 MILHOES

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sex Jun 27, 2008 10:06 am

GRANDES FAMÍLIAS 'PERDEM' 7,5 MIL MILHÕES


ANA SUSPIRO
Bolsa. As participações das principais famílias e empresários portugueses na Bolsa de Lisboa desvalorizaram cerca de 7,5 mil milhões de euros desde o início do ano. O Estado tem perdas potenciais de 1900 milhões

Crise penaliza dez dos maiores donos da Bolsa nacional

No final de uma das piores semanas da Bolsa nacional este ano, os dez empresários e famílias portuguesas que controlam algumas das maiores empresas da Bolsa acumulam já desde o início do ano uma perda potencial de cerca de 7,5 mil milhões de euros.

Este valor, que só representaria um prejuízo real se os activos em causa fossem vendidos agora, reflecte a desvalorização verificada desde o início deste ano até ontem nas participações destes accionista em algumas das maiores empresas nacionais. Sonae, Galp Energia, EDP, Brisa, Cimpor, BCP, BES, Mota-Engil, Jerónimo Martins, Teixeira Duarte, Soares da Costa, Portugal Telecom, Zon Multimedia, Portucel, Semapa, registam todas elas quebras relevantes no valor das cotações desde o início do ano.

Em alguns casos, a derrapagem começou já em 2007, por problemas internos como o caso do BCP, mas sobretudo por causa da crise internacional que há quase um ano está a castigar os mercados financeiros. Noutros casos, como a Jerónimo Martins, as quedas são mais recentes, mas reflectem também a conjuntura internacional e o abrandamento da economia nacional. Na Jerónimo Martins, a posição superior a 50% da empresa da família Soares dos Santos desvalorizou-se mais de 200 milhões de euros, desde o início do ano. Se juntarmos as posições do Estado à lista das participações detidas por privados, as perdas potenciais quase chegam aos 10 mil milhões de euros. O Estado, via Parpública e a Caixa Geral de Depósitos, continua a ser o maior dono da Bolsa nacional, sobretudo por causa das empresas em privatização na energia: Galp, EDP e REN.

Considerados os dois homens mais ricos de Portugal pela revista Forbes, Américo Amorim e Belmiro de Azevedo estão entre os mais penalizados pela derrocada bolsista. Ambos registam perdas potenciais superiores a mil milhões de euros, face ao valor dos activos no final de 2007. Mas é o patrão da Sonae quem lidera as desvalorizações. A Bolsa de Lisboa já perdeu este ano cerca de 42 mil milhões de euros em capitalização. -COM P.F.E
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos