Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

JA FORAM MORTOS 400 DO HAMAS

Ir para baixo

JA FORAM MORTOS 400 DO HAMAS Empty JA FORAM MORTOS 400 DO HAMAS

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Seg Jan 12, 2009 11:35 am

12/01/2009 - 14h30
Israel afirma ter matado 400 militantes do Hamas; mortos somam 890
Publicidade
colaboração para a Folha Online

Investigações do setor de Inteligência das Forças de Defesa Israelense (IDF, em inglês) apontam que ao menos 400 palestinos --do total de 890 mortos no conflito na faixa de Gaza desde o início da ofensiva são militantes do grupo radical Hamas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, pelo jornal "Jerusalem Post".

Hatem Moussa/AP

Palestinos fazem vistoria em prédio atacado em área populosa de Gaza; tropas israelenses afirmam ter matado líderes do Hamas
"Metade das vítimas restantes [em torno de 490 palestinos mortos] também pertencem ao grupo. No entanto, a IDF continua em busca de bases militares no norte da Cidade de Gaza", informa o jornal.

De acordo com o "Jerusalem Post", os grupos armados do Hamas estariam operando em mesquitas. Membros da Força Aérea Israelense (IAF, na sigla em inglês) teriam encontrado foguetes Kassam e armas.

"Em outro incidente, soldados da IDF identificaram um número alto de atiradores e abriram fogo. Mais tarde, em uma operação no norte de Gaza, tropas israelenses encontraram um túnel e destruíram", informa o "Jerusalem Post".

Hoje, segundo a publicação, o IAF atingiu mais de 25 alvos em Gaza, incluindo oito grupos de pistoleiros do Hamas e veículos e prédios usados pelo grupo.

Palestinos afirmam que ao menos cinco pessoas foram mortas na operação e que, entre as vítimas, estariam duas mulheres e uma criança. Dezenas de pessoas também teriam sido feridas. No domingo, tanques da infantaria da IDF avançaram sobre a Cidade de Gaza e, mesmo diante de resistência, atacaram ao menos 50 membros do Hamas.

Hoje, o embaixador de Israel no Conselho de Segurança da ONU (organização das nações unidas), Aharon Leshno-Yaar, defendeu a operação militar e acusou o Hamas de utilizar a população como escudo humano. Já o embaixador palestino na ONU, Ibrahim Khraishi, qualificou de genocídio a ação israelense e afirmou que 80% das vítimas são civis.

Reforço

Centenas de reservistas de Israel foram enviados para Gaza neste domingo, para reforçar a ofensiva. De acordo com militares, os soldados foram enviados com o objetivo de vencer a resistência do Hamas por terra.

Mohammed Saber/Efe

Exército de Israel envia unidades de reservistas a Gaza, dá início à terceira fase da ofensiva e encontra forte resistência do Hamas
Hoje, o primeiro-ministro Ehud Olmert, disse que Israel irá atacar com "mão de ferro" enquanto continuarem os disparos de foguetes palestinos. "Nós iremos continuar o tempo que for necessário para remover qualquer ameaça para o nosso povo", disse.

O Egito que atua no conflito como um mediador entre Israel e o Hamas planeja uma novo encontro com líderes, na tentativa de conseguir um cessar-fogo. O país tem sido criticado pelos os israelenses, por supostamente fornecer os túneis na fronteira para o envio de armas aos militares do Hamas.

O ministro de Relações Exteriores, Hossam Zaki, disse que os esforços para conseguir a trégua estão avançando, mas que o país não poderá fornecer certas garantias a Israel, como a certeza de não ter mais nenhum ataque.

"Nós estamos fazendo esforço mas esse assunto não é entre Israel e o Egito. Isso é uma coisa entre Israel e Gaza e é uma coisa que temos que trabalhar fortemente no conselho de Segurança da ONU", disse Hossam em entrevista a rede de TV BCC.

Hoje, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido,Tony Blair, esteve no Cairo para conversar com lideranças israelenses e o presidente Hosni Mubarak. "Acredito que nós já tenhamos os elementos necessários para um cessar-fogo imediato. Quanto mais esforços nós fazemos, mais nós queremos que a trégua venha nos próximos dias", disse Blair.
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos