Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gestores indignados com salário de colega

Ir para baixo

Gestores indignados com salário de colega Empty Gestores indignados com salário de colega

Mensagem por Admin Sex Jan 30, 2009 1:52 am

Gestores indignados com salário de colega


ANA TOMÁS RIBEIRO
Saúde. Ordenado de responsável do Amadora-Sintra
As críticas dirigidas ontem aos administradores hospitalares pela própria ministra da Saúde, Ana Jorge, em entrevista à Lusa, vieram ajudar ao clima de descontentamento já sentido entre os profissionais do sector. Entre outras razões pelo facto de saberem que um dos seus colegas, o novo gestor do Amadora-Sintra, Artur Vaz, ganha um um salário de mais de seis mil euros, que é superior ao dos seus pares, disseram ao DN fontes ligadas aos hospitais. Isto apesar de admitirem que Artur Vaz já auferia de um vencimento semelhante no sector privado e de reconhecerem a sua competência profissional para o cargo.

Contudo, Adalberto Campos Fernandes, administrador do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que se recusou a falar sobre o salário daquele colega, procura desdramatizar a situação. "Mais importante do que falar de remunerações é falar de avaliações e premiar quem merece, tendo em conta a complexidade das organizações e riscos associados e comparando o que é comparável." Segundo o gestor, a ministra Ana Jorge "tem todos os meios na mão para resolver os problemas da gestão hospitalar". "Todas as querelas se resolvem com objectividade e transparência", resume. Assim, defende que sejam estabelecidos objectivos claros e se crie um modelo de avaliação, que permita avaliar desempenho, e cujos resultados sejam públicos.

"Quanto às críticas da ministra reveladas ontem considera que "por serem generalizadas acabam sempre por ser injustas".

A ministra da Saúde disse ontem à Lusa que o principal problema do sector é "organizacional", uma doença cujas causas estão nos "administradores e directores de serviço hospitalares". Para combater este problema, Ana Jorge recomenda "criatividade", mas avisa que "não basta mudar o nome aos hospitais".

Na opinião da ministra, na gestão hospitalar, "tem falhado muito o envolvimento das administrações e dos directores de serviço", considerando que são estes "os grandes responsáveis pelo funcionamento [actual] do serviço hospitalar".

A ministra defende ainda mudanças na forma de administração dos hospitais, que não se limite apenas a uma questão de nome, numa referência à transformação dos hospitais SA e, mais tarde, em Entidades Públicas Empresariais (EPE).

"Existem alguns hospitais EPE com os profissionais mobilizados e outros que se esqueceram que precisam dos profissionais", afirmou.

Para a governante, os hospitais dispõem dos instrumentos necessários para a mudança mas não a fazem por falta de criatividade. Algumas das críticas são reconhecidas pela própria associação dos administradores hospitalares.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos