Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma parte “substancial” das tropas dos EUA sairá do Iraque até ao fim do ano

Ir para baixo

Uma parte “substancial” das tropas dos EUA sairá do Iraque até ao fim do ano Empty Uma parte “substancial” das tropas dos EUA sairá do Iraque até ao fim do ano

Mensagem por Admin Seg Fev 02, 2009 4:29 am

Uma parte “substancial” das tropas dos EUA sairá do Iraque até ao fim do ano
02.02.2009 - 10h35 PÚBLICO, Agências
Barack Obama anunciou que “um número substancial” das tropas norte-americanas no Iraque regressará aos Estados Unidos no prazo de um ano. Washington ainda tem 142 mil soldados no Iraque e o novo Presidente dos Estados Unidos prometera em campanha que retiraria todas as tropas de combate em 16 meses.

“Estamos numa posição que nos permite transferir mais responsabilidades aos iraquianos”, disse Obama numa entrevista ao canal de televisão NBC ontem à noite (madrugada de hoje em Lisboa). “É uma boa notícia, não só para as tropas mobilizadas, como também para as suas famílias”, afirmou.

Obama esteve quarta-feira com os chefes do Estado-maior Interarmas no Pentágono para conhecer, segundo disse a Casa Branca, “a pura verdade” sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão. Os responsáveis militares têm dito que a retirada em 16 meses desejada pelo Presidente é apenas um dos cenários em análise. Mas estão de acordo com a saída de uma parte dos militares nos próximos meses.

O Presidente saudou ainda o progresso que as eleições provinciais de sábado representam no Iraque. “Os iraquianos tiveram um escrutínio significativo, com uma redução significativa da violência”, disse Obama.

As eleições foram as mais tranquilas desde a queda do regime de Saddam Hussein e são essenciais para a reconciliação. Os árabes sunitas, que boicotaram as votações para o parlamento nacional e para os conselhos de província em 2005, esperam agora recuperar representatividade em regiões onde são maioritários.

Apesar do entusiasmo evidenciado com o número de candidatos – mais de 14 mil – e a campanha mais viva de sempre no país, a participação ficou aquém do esperado, tendo votado 51 por cento dos eleitores. Os primeiros resultados oficiais só são esperados daqui a dois ou três dias.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos