Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Movimento grevista no seu melhor....

Ir para baixo

Movimento grevista no seu melhor.... Empty Movimento grevista no seu melhor....

Mensagem por Viriato Qua Fev 04, 2009 4:07 am

Proposta de entregar parte dos postos de trabalho na refinaria a britânicos rejeitada por grevistas

2009-02-04, 10h31


Londres, 04 Fev (Lusa) - Uma proposta para entregar 60 dos 200 empregos em causa nos protestos no Reino Unido contra a contração de trabalhadores portugueses e italianos foi hoje rejeitada por grevistas na refinaria de Lindsey, noticiou a BBC.


A proposta, resultado de uma reunião que começou segunda-feira entre representantes dos sindicatos, da petrolífera Total e dos mediadores nomeados pelo governo, foi apresentada hoje de manhã às centenas de trabalhadores que se concentraram à porta da refinaria, no norte de Inglaterra.


Todavia, o número de postos de trabalho disponibilizados foi considerado insatisfatório e as negociações foram retomadas, adiantou a estação britânica.



Centenas de trabalhadores continuam a manifestar-se contra a contratação de trabalhadores estrangeiros para a empreitada para ampliar a refinaria da petrolífera francesa Total no norte do condado de Lincolnshire.


O contrato foi ganho pela norte-americana Jacobs, que entregou a obra à italiana IREM, tendo esta recrutado trabalhadores italianos e portugueses, muitos dos quais parte do seu quadro de pessoal.


Os protestos dos trabalhadores desta refinaria alastraram entretanto a outras centrais de energia de todo o país.


Devido à situação, cerca de 20 portugueses que se encontravam à espera de trabalhar voltaram voluntariamente a Portugal.


Mais 12 trabalhadores portugueses poderão regressar a casa hoje, ficando apenas seis no Reino Unido, disse fonte do governo à agência Lusa.


O governo britânico condenou os protestos e reiterou o respeito pela liberdade de circulação e de trabalho na União Europeia.


Mas os sindicatos britânicos queixam-se de que o processo de recrutamento não é justo e não dá oportunidade aos trabalhadores locais.


Os medidadores nomeados pelo governo, o Serviço de Aconselhamento, Conciliação e Arbítrio (Acas no acrónimo inglês), uma entidade que trabalha na resolução de conflitos laborais, anunciou na terça-feira que está a analisar os termos dos contratos de trabalho.


A publicação de um relatório foi prometida para 13 de Fevereiro.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos