Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sonda da NASA vai procurar vida extra-terrestre fora do Sistema Solar

Ir para baixo

Sonda da NASA vai procurar vida extra-terrestre fora do Sistema Solar Empty Sonda da NASA vai procurar vida extra-terrestre fora do Sistema Solar

Mensagem por Vitor mango Qui Mar 05, 2009 10:19 am

Sonda da NASA vai procurar vida extra-terrestre fora do Sistema Solar
A NASA prepara para sexta-feira o lançamento do primeiro telescópio espacial destinado a procurar planetas semelhantes à Terra, com possibilidades de conterem vida e orbitarem estrelas situadas na nossa vizinhança galáctica

O lançamento do telescópio Kepler, de 1,03 toneladas, está previsto para as 22h49 locais (03h49 de sábado em Lisboa), na base militar de Cabo Canaveral, na Florida, a bordo de um foguetão Delta II.

Trata-se da primeira missão da NASA concebida para detectar planetas rochosos como a Terra que orbitem estrelas de que não estejam muito próximas nem muito afastadas, de modo que as temperaturas possam manter a água em estado líquido à superfície, condição considerada essencial ao desenvolvimento da vida.

Colocada em torno do Sol, a sonda fará «um recenseamento planetário de grande importância para a compreensão da frequência do aparecimento dos planetas da mesma categoria de tamanho que a Terra na nossa galáxia (a Via Láctea)», explicou Jon Morse, director da divisão de astrofísica da NASA.

Permitirá também «preparar futuras missões que detectarão directamente e estabelecerão as características desses planetas em órbita de estrelas próximas», acrescentou o astrofísico.

O telescópio espacial recebeu o nome em homenagem ao astrónomo alemão do século XVII Johannes Kepler, a quem se deve a descoberta de que os planetas descrevem elipses em torno do Sol e não círculos perfeitos.

A missão Kepler, orçada em 600 milhões de dólares (477 milhões de euros), deverá perscrutar durante pelo menos três anos e meio mais de 100 mil estrelas semelhantes ao Sol situadas na região de Cisne e Lira da Via Láctea.

A sonda deverá encontrar nessa «minúscula região» centenas de planetas do tamanho da Terra, ou maiores, e mais ou menos afastados da sua estrela.

Se houver muitos planetas de tipo terrestre na zona considerada habitável do seu sistema solar, o telescópio poderá descobrir dezenas deles, segundo os responsáveis do projecto.

Pelo contrário, se não os encontrar, isso poderá querer dizer que a Terra é uma excepção no Universo, segundo William Borucki, responsável científico da missão.

O satélite europeu Corot, posto em órbita em 2006 para procurar exoplanetas (exteriores ao Sistema Solar), descobriu o mais pequeno até agora observado - com perto de duas vezes o diâmetro da Terra - mas muito próximo da sua estrela e muito quente, segundo anunciaram os astrónomos em Fevereiro.

Desde 1995, foram descobertos 337 exoplanetas em torno de estrelas, mas todos muito maiores do que a Terra e situados em zonas onde a vida é impossível.

O telescópio Kepler, cuja objectiva mede 0,95 metros de diâmetro, vai munido de numerosos sensores de luz com um total de 95 milhões de píxeis capazes de detectar fracas variações luminosas indicadoras da passagem de um planeta à frente da sua estrela.

Essa intensidade luminosa mais ou menos grande e a sua frequência permitirão calcular o tamanho do planeta e a duração da sua rotação em volta do seu astro.

Lusa/SOL
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Sonda da NASA vai procurar vida extra-terrestre fora do Sistema Solar Empty Re: Sonda da NASA vai procurar vida extra-terrestre fora do Sistema Solar

Mensagem por Vitor mango Qui Mar 05, 2009 10:22 am

pois
as vezes quando meto uns tintos vejo estrelas no ceu
habitadas claro
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos