Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Loureiro dos Santos defende envio de mais tropas portuguesas para Afeganistão

2 participantes

Ir para baixo

Loureiro dos Santos defende envio de mais tropas portuguesas para Afeganistão Empty Loureiro dos Santos defende envio de mais tropas portuguesas para Afeganistão

Mensagem por Vitor mango Seg Mar 09, 2009 3:11 pm

Loureiro dos Santos defende envio de mais tropas portuguesas para Afeganistão
O antigo chefe de Estado-Maior do Exército general Loureiro dos Santos defendeu hoje que Portugal deve contrariar a actual posição de «ambiguidade» da NATO e reforçar a presença no Afeganistão, seguindo a estratégia dos Estados Unidos da América


«Eu não sei o que vai ser feito, mas espero que Portugal olhe também no ângulo das relações bilaterais e reforce a contribuição no Afeganistão, julgo que nós temos condições para o fazer e estes não são investimentos sem resposta» , afirmou o também antigo ministro da Defesa, numa conferência no Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa.

Para Loureiro dos Santos, a Aliança Atlântica já perdeu «a sua natureza geográfica [visto que os combates actuais se fazem também e principalmente longe das suas fronteiras] e agora perdeu a sua natureza de aliança civilizacional e cultural, está numa situação complicada onde nunca se sabe se os aliados se juntam numa determinada estratégia ou se cada um puxa para seu lado».

«Basta ver agora o Afeganistão, neste momento com os norte-americanos a fazerem a política e a seguirem a estratégia que os europeus sempre disseram que devia ser feita e que os europeus sempre invocaram e agora não apoiam, não sei que argumento vão arranjar» , disse o general, que criticou o apoio à invasão do Iraque pelo presidente Bush face à «indefinição» que se vive hoje sobre a estratégia seguida pelo presidente Barack Obama.

Loureiro dos Santos salientou ainda que Portugal pode beneficiar com a «ambiguidade» da NATO se tomar uma «atitude à revelia das atitudes normais», podendo ver «rentabilizada» a sua posição no seio da organização.

O ainda antigo vice-chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas lembrou ainda a importância dos países do «Atlântico médio sul» no actual «ambiente estratégico» e sugeriu a constituição de uma estrutura económica e de Defesa e Segurança que integre a América a ‘Euro-África’.

Para Loureiro dos Santos, Portugal pode, devido ao seu posicionamento e aos países lusófonos, ter um papel importante neste novo bloco, referindo também os «interesses económicos e de segurança complementares a norte, a sul, a este e a oeste».

«Portugal precisa de se situar no três círculos, no do Atlântico Norte, no da União Europeia e no do Atlântico Médio Sul, essa é a minha proposta, a estruturação de um círculo com Portugal, Angola, Brasil e toda a bacia do Atlântico Sul» , defendeu.

«Este novo conceito estratégico aconselharia ao regresso a uma visão do ocidente geográfico, igual aquela que iniciou a NATO mas agora alargada ao sul, que abranja ambas as margens do Oceano Atlântico, o continente americano e a Euro-África, em vez do Ocidente como Estados Unidos e Europa Ocidental, que gerou a Aliança Atlântica em 1949» , acrescentou.

Ao longo da sua intervenção, o general do Exército falou ainda do papel dos países da União Europeia no seio da NATO, que poderá ter um novo ímpeto com o regresso da França à estrutura militar da organização.

«Os países da União Europeia pertencentes à NATO continuaram a constituir o 'eurogrupo', o grupo de países da NATO que pertenciam ao continente europeu e que se reuniam na véspera dos vários órgãos da Aliança. Esta relação do 'eurogrupo' como órgão interno da NATO muito mais operacional voltará a ter na prática a articulação adoptada quando a França regressar à estrutura militar» , declarou.

Lusa / SOL
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118184

Ir para o topo Ir para baixo

Loureiro dos Santos defende envio de mais tropas portuguesas para Afeganistão Empty Re: Loureiro dos Santos defende envio de mais tropas portuguesas para Afeganistão

Mensagem por Vagueante Seg Mar 09, 2009 4:57 pm

A posição de Loureiro dos Santos só faz sentido numa perspectiva de participação de todos os países da Nato obedecendo a um comando único.
Não faz sentido reforçar o contingente português se os restantes países não o fizerem também.

Repare-se contudo, que estou a falar em termos de estratégia para se atingir a victória. Não estou a falar daquilo que penso que deveria ser feito, tanto mais que não vejo porque motivo os nossos soldados deverão estar a combater longe do país numa luta que nada lhes diz, matando e deixando-se matar.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos