PS quer travar publicidade a alimentos infantis e
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PS quer travar publicidade a alimentos infantis e
PS quer travar publicidade a alimentos infantis e reduzir o sal no pão
O PS vai apresentar um projecto de lei para reduzir o teor de sal no pão e um projecto de resolução em que recomenda ao Governo a distribuição gratuita de frutas e legumes nas escolas, escreve o Público. O próximo passo é regular a publicidade de alimentos para crianças e jovens
.
De acordo com o Público, nutricionistas e médicos especialistas em nutrição aplaudem os projectos do PS, que surgem na semana de promoção de alimentação saudável no Parlamento.
Mas defendem que se poderia ir mais longe e regular áreas tão problemáticas como a publicidade a alimentos dirigida a crianças e jovens. O deputado socialista Jorge Almeida, médico e um dos autores dos dois projectos que agora sobem a plenário, avançou ao Público que esta será a próxima iniciativa a avançar e que isso deve acontecer «em breve».
O jornal recorda que há mais de dois anos que o partido Os Verdes apresentou uma proposta de alteração ao Código da Publicidade com o objectivo de regular a publicidade a produtos alimentares dirigida a crianças e jovens.
Desde essa altura, o projecto «está a marinar na Comissão Parlamentar de Saúde», reconhece o deputado. Em 2006, o PS pediu aos Verdes que esperassem um pouco, porque estava prestes a entregar um novo Código da Publicidade e por isso não faria sentido alterar uma lei que ia ser revogada, explica o deputado ecologista Francisco Madeira.
«Fazer uma lei que proíba a publicidade a alimentos hipercalóricos nos programas infanto-juvenis é prioritário», defende a médica Isabel do Carmo em declarações ao jornal, que lembra os dois estudos da associação para a defesa do consumidor DECO que concluíram que «mais de 90 por cento» destes anúncios são de produtos com calorias a mais. «Está nas mãos do PS acabar com isto», diz a médica.
SOL
O PS vai apresentar um projecto de lei para reduzir o teor de sal no pão e um projecto de resolução em que recomenda ao Governo a distribuição gratuita de frutas e legumes nas escolas, escreve o Público. O próximo passo é regular a publicidade de alimentos para crianças e jovens
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De acordo com o Público, nutricionistas e médicos especialistas em nutrição aplaudem os projectos do PS, que surgem na semana de promoção de alimentação saudável no Parlamento.
Mas defendem que se poderia ir mais longe e regular áreas tão problemáticas como a publicidade a alimentos dirigida a crianças e jovens. O deputado socialista Jorge Almeida, médico e um dos autores dos dois projectos que agora sobem a plenário, avançou ao Público que esta será a próxima iniciativa a avançar e que isso deve acontecer «em breve».
O jornal recorda que há mais de dois anos que o partido Os Verdes apresentou uma proposta de alteração ao Código da Publicidade com o objectivo de regular a publicidade a produtos alimentares dirigida a crianças e jovens.
Desde essa altura, o projecto «está a marinar na Comissão Parlamentar de Saúde», reconhece o deputado. Em 2006, o PS pediu aos Verdes que esperassem um pouco, porque estava prestes a entregar um novo Código da Publicidade e por isso não faria sentido alterar uma lei que ia ser revogada, explica o deputado ecologista Francisco Madeira.
«Fazer uma lei que proíba a publicidade a alimentos hipercalóricos nos programas infanto-juvenis é prioritário», defende a médica Isabel do Carmo em declarações ao jornal, que lembra os dois estudos da associação para a defesa do consumidor DECO que concluíram que «mais de 90 por cento» destes anúncios são de produtos com calorias a mais. «Está nas mãos do PS acabar com isto», diz a médica.
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