Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Médio Oriente: UE convocou para domingo facções palestinianas para ponto de situação Internacional

Ir para baixo

Médio Oriente: UE convocou para domingo facções palestinianas para ponto de situação  Internacional Empty Médio Oriente: UE convocou para domingo facções palestinianas para ponto de situação Internacional

Mensagem por Viracopos Dom Mar 15, 2009 3:00 pm

Médio Oriente: UE convocou para domingo facções palestinianas para ponto de situação

Correio Minho
A União Europeia (UE) convocou para domingo os ministros de Negócios Estrangeiros da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) e do Egipto para analisar os esforços tendentes à criação de um governo de unidade nacional entre o Hamas e o Fatah, com mediação do Cairo.

A iniciativa da presidência rotativa checa da União Europeia é a terceira tentativa desta natureza desde que a crise na Faixa de Gaza voltou a ser espoletada, em Dezembro de 2008.

A reunião servirá para 'discutir sobre a situação actual na Palestina e o papel do Egipto como mediador nas negociações no Médio Oriente' para a criação de um governo de unidade nacional entre as facções palestinianas.

Ao encontro assistirão o chefe da diplomacia egípcia, Ahmed Abul Gheit, o seu homólogo palestiniano, Riade Malki, além de um delegado jordano ainda por indicar.

Do lado europeu participam o ministro dos Negócios Estrangeiros checo, Karel Schwarzenb erg, o chefe da diplomacia da União Europeia, Javier Solana, a comissária Benita Ferrero Waldner e um representante da Suécia, o país a exercer a próxima presidência comunitária.

Dezena e meia de líderes das várias facções palestinianas participam desde o início desta semana numa reunião de diálogo no Cairo para encontrar soluções para a criação de um governo de unidade nacional na Palestina, convocar novas eleições, obter a reconciliação nacional e reestruturar a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e as forças de segurança.

A reforma da OLP, de forma a incluir o movimento islamista Hamas, é prioritária nestas conversações.

Os conflitos entre palestinianos recrudesceram após o Hamas ter tomado o poder pela força na Faixa de Gaza, expulsando as forças leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbs, líder do Fatah, principal tendência da Organização de Libertação da Palestina (OLP)
Viracopos
Viracopos

Pontos : 580

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos