Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Favas contadas

5 participantes

Ir para baixo

Favas contadas Empty Favas contadas

Mensagem por Vitor mango Qui Mar 26, 2009 12:31 pm

SÃO FAVAS CONTADAS

Fava é o nome dado a várias plantas da família das leguminosas, cujos frutos são vagens inchadas, retas ou curvas, contendo de 3 a 8 sementes grandes e de formato oval. Ela é cultivada desde as épocas antigas, e os egípcios, que evitavam comer seus grãos porque estes eram considerados impuros pelos sacerdotes, se tornaram, tempos depois, grandes produtores do cereal. Os gregos também cultivaram esta planta em grande escala, apesar da proibição de Aristóteles, Pitágoras e seus seguidores, que afirmavam haver semelhança acentuada entre as favas e os corpos animados e por isso atribuíam a elas uma alma sujeita ao fenômeno da transmigração (segundo sua doutrina, a passagem das almas de uns para outros corpos). Essa superstição teve muitos adeptos em Roma, inclusive Cícero, mas Horácio a ridicularizou afirmando que só não a comeria porque nela poderia estar hospedada a alma de algum parente seu.

Os romanos fizeram dela um de seus alimentos principais, e já naquele tempo Catão alertou sobre a capacidade que tinha este vegetal de melhorar as terras onde era cultivado. Dessa época em diante a cultura da fava se desenvolveu em quase toda a Europa, sendo sua farinha, rica em proteína digestível, misturada à do trigo nos períodos em que este se tornava escasso. No período dos descobrimentos marítimos ela também foi um dos grandes recursos alimentares utilizados pelos navegadores, porque resistia bem às variações atmosféricas e por isso se mantinha por mais tempo em boas condições de consumo.

Acontece que em épocas passadas as sementes de fava também foram aproveitadas em finalidades diferentes, como a de efetuar contas, por exemplo, ou nos processos de votação, sendo que nesse caso os eleitores favoráveis a alguém ou alguma coisa depositavam na urna sementes brancas, e os contrários, sementes pretas, da mesma forma como acontece hoje em dia em alguns clubes chiques quando seus conselheiros, usando agora outros materiais, decidem se a admissão de um novo sócio vai ou não vai ser sacramentada. Depois, bastava contar o número de favas brancas e favas pretas encontradas na caixa, sendo declarado vencedor aquele que tivesse o maior número das primeiras (alguns dicionários registram “fava preta” como sendo voto de reprovação).

Esse procedimento é antigo, e o folclorista Luiz da Câmara Cascudo registra que na obra póstuma “Comédia Ulisippo”, editada em Lisboa, em 1618, seu autor, Jorge Ferreira de Vasconcelos, falecido em 1585, já anotava a seguinte fala: “E porque sei isto há muitos dias, quem de mim quiser alguma coisa, meta a mão na bolsa, porque são favas contadas”. Modernamente, a expressão “são favas contadas” indica a certeza de que as coisas estão decididas, e que não existe o menor risco de que elas possam ser alteradas de alguma forma.




FERNANDO KITZINGER DANNEMANN

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por Vitor mango Qui Mar 26, 2009 12:34 pm

Modernamente, a expressão “são favas contadas” indica a certeza de que as coisas estão decididas, e que não existe o menor risco de que elas possam ser alteradas de alguma forma.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Mar 26, 2009 12:39 pm

favas com chorico e morcela. OBRIGADO!!! Vai ser o meu prato amanha ao almoco!!! PRATO FAVORITO DO MEU PAI!!! E vou por também umas costelitas de porco!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por Vitor mango Qui Mar 26, 2009 1:18 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:favas com chorico e morcela. OBRIGADO!!! Vai ser o meu prato amanha ao almoco!!! PRATO FAVORITO DO MEU PAI!!! E vou por também umas costelitas de porco!!

foi o meu jantar e com favas colhidas Hoje
pLANTADAS POR MIM


Favas contadas Receita1


Última edição por Vitor mango em Qui Mar 26, 2009 1:28 pm, editado 1 vez(es)
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Mar 26, 2009 1:21 pm

olhe , QUANDO EU O VISITAR NA quinta, NAO PRECISA DE LAGOSTA. Esse prato esta do BARIL!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por Vitor mango Qui Mar 26, 2009 1:33 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:olhe , QUANDO EU O VISITAR NA quinta, NAO PRECISA DE LAGOSTA. Esse prato esta do BARIL!!
Ontem convidei o Staf dos casamentos a irem comer um cozido na Golpilheira na NEGRA ...é um self service num lugar inacessivel mas que o pessoal passa de boca a boca
Trata-se de uma emigrante que veio da Suiça e reuniu uns patacos para arranjar um restaurante
O cozido tem a vantagem que a gente escolhe o que quer e enche a pança como quer
O pessoal adorou
Golpilheira quer dizer Terra de Golpilhos ( rapozas )l
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Mar 26, 2009 1:38 pm

buffet de cozido, ISSO AGORA PEGOU MODA EM PORTUGAL!!!Ha varios em LISBOA. Ja parece o BUFFET de FEIJOADA NO BRASIL!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por BUFFA General Aladeen Qui Mar 26, 2009 1:45 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:buffet de cozido, ISSO AGORA PEGOU MODA EM PORTUGAL!!!Ha varios em LISBOA. Ja parece o BUFFET de FEIJOADA NO BRASIL!!


para quem vive do outro lado atlântico está muito up date
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Mar 26, 2009 1:50 pm

AH, mas eu estou UPDATISSIMO!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por BUFFA General Aladeen Qui Mar 26, 2009 1:54 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:AH, mas eu estou UPDATISSIMO!!



pois ......
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Mar 26, 2009 1:55 pm

PODE CRER!!!!!!!!!!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por BUFFA General Aladeen Qui Mar 26, 2009 2:04 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:PODE CRER!!!!!!!!!!!!

eu sei que é uma autêntica caixinha de surpresas


de parvo não tem nada


mas eu também não
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por Vagueante Qui Mar 26, 2009 5:31 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:AH, mas eu estou UPDATISSIMO!!

Não está, não. Ainda não descobriu o que é um bufete em português.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Mar 26, 2009 11:27 pm

UM BUFFET E UM BUFFET!!!!!!!!!!!!!!!!! Aqui, ai e em qualquer lado!!! Shocked Shocked Shocked
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sex Mar 27, 2009 7:11 am

AS minhas favas ficam mais ou menos assim!!Favas contadas P4250606-Favas+Guisadas+Minha+Moda-25.04.2008
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por Admin Sex Mar 27, 2009 8:41 am

Vagueante escreveu:
RONALDO ALMEIDA escreveu:AH, mas eu estou UPDATISSIMO!!

Não está, não. Ainda não descobriu o que é um bufete em português.

Giro girto é que os restaurantes normais no Brasil são BIFê ( eles nao pronuncia com o acento frances
Biufeeeeee
Tudo o que é estrangeiro eles nacionalizam
mesmo num jantar de gala com o mario Soares presidente da republica o serviço era bifê
Pratico é
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sex Mar 27, 2009 10:20 am

ISSO E VERDADE!!!!!!!!!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Favas contadas Empty Re: Favas contadas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos