Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Liga Árabe termina cimeira com rejeição de acusação do TPI ao Presidente do Sudão 30.03.2009 - 21h09

Ir para baixo

Liga Árabe termina cimeira com rejeição de acusação do TPI ao Presidente do Sudão  30.03.2009 - 21h09 Empty Liga Árabe termina cimeira com rejeição de acusação do TPI ao Presidente do Sudão 30.03.2009 - 21h09

Mensagem por Vitor mango Ter Mar 31, 2009 2:13 am

Liga Árabe termina cimeira com rejeição de acusação do TPI ao Presidente do Sudão
30.03.2009 - 21h09 Maria João Guimarães
Os líderes árabes hoje reunidos em Doha, Qatar, rejeitaram um mandado de captura do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, acusado pelo tribunal de Haia por crimes de guerra pela morte de mais de 300 mil pessoas na região sudanesa do Darfur.

No comunicado final - a reunião da Liga Árabe deveria terminar amanhã mas foi encurtada acabando por acabar hoje ao final da tarde - os líderes árabes consideravam ainda que quaisquer esforços para lidar com a situação no Darfur tinham de ter um acordo entre todas as facções envolvidas.

A reunião da Liga Árabe começou dominada pela presença de Bashir – ainda se especulou que ele poderia não aparecer no encontro de Doha – já que esta foi ainda a primeira vez que o líder sudanês se encontrou na mesma sala que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon desde a acusação.

O Qatar é o quarto destino de Bashir desde que foi acusado pelo TPI, a 4 de Março – esteve entretanto na Eritreia, Egipto e Líbia. Estes países tinham já expressado a sua oposição ao mandato do tribunal de Haia. Apenas três membros da Liga Árabe são parte da convenção que criou o TPI: a Jordânia, o Djibuti e as ilhas Comoros.

O conflito no Darfur foi referenciado pelo Conselho de Segurança (CS) da ONU ao TPI – os EUA, apesar de não serem signatários do Estatuto de Roma, absteram-se permitindo a aprovação no CS do envio do caso para o TPI.

A ONU diz que mais de 300 mil pessoas morreram nos confrontos entre milícias árabes e rebeldes africanos negros que começaram em 2003. Cerca de 2,7 milhões de pessoas foram deslocadas. O regime de Bashir diz que morreram cerca de 10 mil pessoas.


Ban Ki-moon e Omar al-Bashir
O Sudão reagiu ao anúncio do mandado de captura do seu Presidente – a primeira deste tribunal a um Presidente em exercício – com a expulsão de 13 organizações não-governamentais (ONG) que prestavam ajuda a mais de 4 milhões de pessoas no Darfur.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, aproveitou a sua presença na reunião da Liga Árabe para criticar esta decisão: “Continuo extremamente preocupado pela decisão do Governo de expulsar organizações não governamentais essenciais, e de suspender o trabalho de três ONG nacionais que davam serviços que permitiam a um milhão de pessoas continuar a viver”, disse Ban, citado pela AFP. “Peço mais uma vez às autoridades sudanesas para reverterem esta decisão.”

“A paz e a justiça são princípios-chave das Nações Unidas. Devemo-nos comprometer com ambos”, concluiu Ban Ki-moon, que antes tinha afirmado: “devíamos trabalhar juntos para ultrapassar as tensões relacionadas” com o tribunal.

Bashir, pelo seu lado, classificou o tribunal como “uma instituição não-democrática que aplica dois pesos e duas medidas, atingem os fracos e fecham os olhos aos criminosos”, cita a estação de televisão pan-árabe Al-Jazira on-line.

Depois de lido o comunicado do encerramento, o Presidente-acusado agradeceu ao Qatar a cimeira “frutuosa”, descreve a agência noticiosa francesa.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118178

Ir para o topo Ir para baixo

Liga Árabe termina cimeira com rejeição de acusação do TPI ao Presidente do Sudão  30.03.2009 - 21h09 Empty Re: Liga Árabe termina cimeira com rejeição de acusação do TPI ao Presidente do Sudão 30.03.2009 - 21h09

Mensagem por Vitor mango Ter Mar 31, 2009 2:15 am

Bashir, pelo seu lado, classificou o tribunal como “uma instituição não-democrática que aplica dois pesos e duas medidas, atingem os fracos e fecham os olhos aos criminosos”, cita a estação de televisão pan-árabe Al-Jazira on-line.


O Estado Judaico esta cada vez mais a afundar-se ...deixando o mundo ocidenatl com uma grave causa moral
Ate agora os judeus teem morte e feito as maiores barbaridades sobre um povo e sorriem e cagam-se para a ONU
Isso deixa as instituiçoes ocidentais de maos vazias
Moralmente vazias
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118178

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos