Crise não trava novo aeroporto
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Crise não trava novo aeroporto
Crise não trava novo aeroporto
A actual crise económica e financeira não levou a Naer, responsável pelo projecto do novo aeroporto de Lisboa, a rever o fluxo de tráfego de 19 milhões de passageiros por ano estimado para a nova infra-estrutura de Alcochete. A empresa realça o crescimento do sector e recusa comentar o alerta do Presidente da República em relação aos grandes projectos.
"O sector dos transportes cresce a cada ano, em média, 5 por cento. Não há muitos sectores de actividade a mostrar este crescimento em 40 anos", sustentou ontem o presidente na Naer, Carlos Madeira, na apresentação do Plano Director de Referência do Novo Aeroporto. "Prevemos uma taxa média de crescimento de 3 por cento nos próximos 40/50 anos, estamos a ser prudentes e, por isso, não sentimos necessidade de rever as projecções", acrescentou o responsável, recusando comentar a mensagem de Cavaco Silva no livro ‘Roteiros III’, no qual o Chefe de Estado alerta para o impacto dos grandes investimentos no futuro. "Não me compete comentar as mensagens do Presidente", limitou-se a dizer Carlos Madeira.
A Naer anunciou igualmente que o estudo de impacte ambiental (EIA) do novo aeroporto estará concluído no final do ano, ou seja, já depois de ser lançado o concurso para a privatização da ANA, que, segundo o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, arranca no final do primeiro semestre deste ano.
"Aquilo que é uma condição ‘sine qua non’ é que não podemos começar uma obra de construção sem ter uma declaração de impacte ambiental, e isso não vai acontecer", garantiu Carlos Madeira.
A Naer lançou recentemente um novo concurso para escolher o consórcio que vai elaborar o EIA, depois de as quatro propostas apresentadas terem sido rejeitadas, devido a irregularidades existentes nas candidaturas.
PORMENORES
DUAS PISTAS
Segundo o Plano Director de Referência, o novo aeroporto, terá duas pistas paralelas, com 4000 metros cada.
CHECK-IN
Haverá quatro pisos e 91 balcões check-in, aos quais se somam 11 balcões na estação ferroviária.
ACESSIBILIDADES
Segundo a Naer, 30% dos passageiros vão aceder ao aeroporto por via ferroviária, 20% dos quais através de ‘shuttle’ e 10% pelo modo convencional.
A actual crise económica e financeira não levou a Naer, responsável pelo projecto do novo aeroporto de Lisboa, a rever o fluxo de tráfego de 19 milhões de passageiros por ano estimado para a nova infra-estrutura de Alcochete. A empresa realça o crescimento do sector e recusa comentar o alerta do Presidente da República em relação aos grandes projectos.
"O sector dos transportes cresce a cada ano, em média, 5 por cento. Não há muitos sectores de actividade a mostrar este crescimento em 40 anos", sustentou ontem o presidente na Naer, Carlos Madeira, na apresentação do Plano Director de Referência do Novo Aeroporto. "Prevemos uma taxa média de crescimento de 3 por cento nos próximos 40/50 anos, estamos a ser prudentes e, por isso, não sentimos necessidade de rever as projecções", acrescentou o responsável, recusando comentar a mensagem de Cavaco Silva no livro ‘Roteiros III’, no qual o Chefe de Estado alerta para o impacto dos grandes investimentos no futuro. "Não me compete comentar as mensagens do Presidente", limitou-se a dizer Carlos Madeira.
A Naer anunciou igualmente que o estudo de impacte ambiental (EIA) do novo aeroporto estará concluído no final do ano, ou seja, já depois de ser lançado o concurso para a privatização da ANA, que, segundo o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, arranca no final do primeiro semestre deste ano.
"Aquilo que é uma condição ‘sine qua non’ é que não podemos começar uma obra de construção sem ter uma declaração de impacte ambiental, e isso não vai acontecer", garantiu Carlos Madeira.
A Naer lançou recentemente um novo concurso para escolher o consórcio que vai elaborar o EIA, depois de as quatro propostas apresentadas terem sido rejeitadas, devido a irregularidades existentes nas candidaturas.
PORMENORES
DUAS PISTAS
Segundo o Plano Director de Referência, o novo aeroporto, terá duas pistas paralelas, com 4000 metros cada.
CHECK-IN
Haverá quatro pisos e 91 balcões check-in, aos quais se somam 11 balcões na estação ferroviária.
ACESSIBILIDADES
Segundo a Naer, 30% dos passageiros vão aceder ao aeroporto por via ferroviária, 20% dos quais através de ‘shuttle’ e 10% pelo modo convencional.
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