Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Moldávia e Rússia acusam Roménia pelos protestos em Chisinau 08.04.2009 - 11h01 PÚBLICO

Ir para baixo

Moldávia e Rússia acusam Roménia pelos protestos em Chisinau  08.04.2009 - 11h01 PÚBLICO Empty Moldávia e Rússia acusam Roménia pelos protestos em Chisinau 08.04.2009 - 11h01 PÚBLICO

Mensagem por Admin Qua Abr 08, 2009 5:30 am

Moldávia e Rússia acusam Roménia pelos protestos em Chisinau
08.04.2009 - 11h01 PÚBLICO
A Moldávia e a Rússia acusaram a Roménia de estar na origem dos protestos de ontem na capital moldava e o Presidente moldavo, o comunista Vladimir Voronin, disse que o embaixador romeno não é bem-vindo em Chisinau.


Vladimir Voronin ameaçou recorrer à força se os protestos voltarem à rua, horas após a polícia ter retomado o controlo do Parlamento e alargou o conflito à Roménia, ao ameaçar de expulsão o embaixador de Bucareste na Moldávia.

Em Moscovo, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, disse que as manifestações de ontem, que causaram um morto e pelo menos 30 feridos, eram uma conspiração contra a soberania da Moldávia, uma antiga república soviética e visando a reunião deste país com a Roménia.

“A julgar pelos slogans que foram gritados nas praças, pela grande quantidade de bandeiras romenas nas mãos dos organizadores destes ultrajes, os objectivos é desacreditar a consolidação da soberania da Moldávia”, disse Lavrov, citado pela Reuters.

A oposição exigia a repetição das eleições e foi sob esta palavra de ordem que entre dez a 30 mil pessoas manifestaram-se ontem nas ruas de Chisinau e ocuparam o Parlamento. A polícia recuperou o controlo do edifício durante a noite, após ter detido 193 pessoas, incluindo oito menores, disse um porta-voz do Ministério do Interior à Reuters.

Os violentos confrontos de ontem, que causaram a morte a uma mulher e pelo menos 30 feridos, terminaram com um acordo entre os principais partidos determinando que os votos das eleições legislativas de domingo, ganhas pelos comunistas, seriam recontados.

Mas o líder dos liberais democratas moldavos, Vlad Filat, disse esta manhã não haverá recontagem. “Acabámos de ser informados que a Comissão Central Eleitoral rejeitou isto [a recontagem oficial dos votos]. Quebraram um acordo que tinha sido prometido com [o Presidente moldavo] Vladmir Voronin”, disse o líder dos liberais democratas, citado pela Reuters.

Na sua declaração, Lavrov mostrou-se favorável ao restabelecimento da ordem constitucional nos próximos, acrescentando esperar que “a escolha dos cidadãos moldavos seja confirmada por todos as forças politicamente responsáveis”.

A Moldávia, um país de 4,3 milhões de habitantes, pertenceu à Roménia antes de ser anexado pela União Soviética a seguir à II Guerra Mundial.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos