Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

namorada do Socrates defende-o in expresso

3 participantes

Ir para baixo

namorada do Socrates defende-o in expresso Empty namorada do Socrates defende-o in expresso

Mensagem por Vitor mango Sáb Abr 11, 2009 3:34 am

Habituada a polémicas, do aborto ao casamento homossexual, Fernanda Câncio, jornalista do "Diário de Notícias" e namorada de José Sócrates, tem-se destacado nos últimos tempos pelas críticas que faz à investigação judicial e jornalística do Freeport.

A jornalista tem utilizado todos os meios onde escreve para atacar o processo em que o primeiro-ministro se tem visto enredado. Seja em textos de opinião no "DN", no blogue onde escreve - o 'jugular' -, ou no Twitter - uma rede social que funciona como microblogue.

No entanto, foi a sua participação num programa da TVI24, que causou mais mal-estar no seu local de trabalho. No "A Torto e a Direito" (onde participa todas as semanas), Câncio criticou a investigação judicial, mas também a cobertura jornalística, que disse resumir-se a fugas de informação.

O Expresso sabe que, na sequência das declarações, Carlos Rodrigues Lima, jornalista que acompanha o caso no "DN", enviou uma carta ao Conselho de Redacção e à direcção do jornal. No documento, Lima, que na redacção se senta a dois lugares de distância da colega, questiona se as declarações da redactora põem em causa o trabalho do jornal; e se se justifica que Fernanda Câncio continue a defender o líder do Executivo numa coluna de opinião sem que haja uma declaração de interesses.

Jornalistas contactados pelo Expresso revelam que com o caso Freeport houve uma mudança de atitude por parte da jornalista. Se até aqui Fernanda se mantinha à parte sobre tudo o que estivesse relacionado com Sócrates, agora não se coíbe de opinar sobre o tema, chegando a alertar os colegas para escreverem só após ver os documentos.

Ao Expresso, a jornalista não quis fazer comentários. No entanto, sublinhou que a investigação jornalística se reduz não só a fugas de informação, mas igualmente a "coisas parecidas com fugas de informação, já que não se sabe de onde vêm". Filomena Martins, directora-adjunta do "DN", não quis comentar o assunto.

Sobre a independência dos jornalistas, o ponto 10 do Código Deontológico é claro: "O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesses".

A polémica já se estendeu à web. No Twitter, a jornalista defendeu as suas posições. Dirigindo-se ao jornalista Carlos Vaz Marques, que comentara o assunto, disse: "Mas se me quiseres provar por A+B onde está o jornalismo de investigação no caso Freeport, feel free. E quem diz no caso Freeport, diz no caso Maddie. Assim só para começo de conversa, mas, claro, pode apenas ser que o meu conceito de jornalismo de investigação e o teu sejam muito diferentes. (...) E aguardo serenamente que me expliques por que motivo eu não tenho uma opinião independente. Tipo, a que organização pertenço, para além do jornal onde trabalho, às ordens de quem estou, para além da direcção do "DN"."

Dias depois, Câncio bloqueou a maioria de quem a seguia no Twitter . Agora quem quiser seguir o que ela escreve, só com autorização da própria.

Desde o início do ano, com o reacender do caso Freeport, já se pronunciou várias vezes sobre o assunto. Depois das primeiras buscas a casa do tio de Sócrates, escreveu: "é sempre uma festa ver gente a ser acusada sem provas nem julgamento, vende jornais, sobe audiências, etc. Gosto desta forma de ver as coisas: seríamos todos mercenários." Seguiu-se uma crónica na sua coluna de opinião no "DN", a 30 de Janeiro, onde recorreu a "J'accuse", de Émile Zola, para denunciar uma "campanha mediática abominável". "Escrita como carta aberta ao Presidente de França, é um apelo indignado em nome de um inocente injustamente condenado, libelo contra um sistema judicial corrupto e uma opinião pública contaminada pela manipulação da verdade e pelos seus preconceitos (o condenado era judeu) através de uma campanha mediática 'abominável'."

Câncio não se ficou por aqui. Há uma semana, escreveu outro artigo de opinião sobre o assunto no "DN". "Se o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público denuncia a existência de pressões sobre os procuradores do caso Freeport que implicariam nem mais nem menos que a intervenção do Presidente, de duas uma: ou as pressões existem e nesse caso só se percebe que não tenham sido directamente comunicadas, como seria normal, à hierarquia da magistratura (...) ou trata-se de mais do mesmo, ou seja, uma acção tendente a adensar o clima de suspeição e alarme que rodeia o processo."
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

namorada do Socrates defende-o in expresso Empty Re: namorada do Socrates defende-o in expresso

Mensagem por Vitor mango Sáb Abr 11, 2009 3:39 am

ainda no Expresso como anexo

A opinião de antigos directores

Jornalista de excepção

Sobre o desempenho da jornalista Fernanda Câncio, os antigos directores são unânimes: é uma profissional de excepção. Miguel Sousa Tavares, que a dirigiu na "Grande Reportagem", afirma que sempre teve "a melhor impressão de Fernanda como jornalista", frisando que a revista dava "10 a 0 ao jornalismo de investigação que se faz hoje em dia".

Miguel Coutinho, director do "Diário de Notícias" entre 2004 e 2005, revela que os trabalhos que fez com a redactora são "intocáveis".

António José Teixeira, director do mesmo jornal entre 2005 e 2007, diz que Fernanda é dedicada ao trabalho. João Morgado Fernandes, membro da mesma direcção e director interino antes da chegada de António José Teixeira, descreve-a como uma jornalista minuciosa, que "fala com 500 pessoas antes de escrever".

O agora assessor do ministro das Obras Públicas, Mário Lino, conta que a direcção de que fez parte apenas teve "uma questão" com Fernanda Câncio, quando a proibiu de fazera cobertura noticiosa da campanha do referendo. Ela aceitou a decisão. "Mas discutiu. Aliás discute sempre."
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

namorada do Socrates defende-o in expresso Empty Re: namorada do Socrates defende-o in expresso

Mensagem por Vitor mango Sáb Abr 11, 2009 3:41 am

Sobre o Freeport

No Twitter, na blogoesfera (onde escreve sem letras maísculas), ou no Diáriode Notícias, Fernanda Câncio tem-se dedicado a escrever sobre o processo Freeport

Em resposta a Carlos Vaz Marques no Twitter
"mas se me quiseres provar por a mais b onde está o jornalismo de investigação no caso freeport, feel free"

"e quem diz no caso freeport, diz no caso maddie. assim, só para começo de conversa"

"mas, claro, pode apenas ser que o meu conceito de jornalismo de investigação e o teu sejam muito diferentes"

"e aguardo serenamente que me expliques por que motivo eu não tenho uma opinião independente"

No "DN"
"o meu dever é falar, não quero ser cúmplice", escreveu Zola. É sempre boa altura para lhe honrar o repto

No blogue
"se tanta gente (por gente refiro-me a jornalistas e parajornalistas, neste caso) teve acesso à carta [rogatória] e não logrou ou não quis entender o que lá está escrito, mais vale que toda a gente a possa ler"
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

namorada do Socrates defende-o in expresso Empty Re: namorada do Socrates defende-o in expresso

Mensagem por Vitor mango Sáb Abr 11, 2009 3:48 am

Espremendo todo o esquema assistimos ao esvaziar do balao
Sem nada ter sido provado salvo varias bocas e conversas alheias sobre ouvir dizer quem iniciou o esquema de ataque pessoal navega agora ao sabor da espuma que criou
Cito o que ouvi na TV sobre o assunto
Tudo com,eça com uma carta anonima cozinhada por pessoal do PPD com o apoio da PJ na area de Setubal ...e a partir daí veio a vaga de denuncias de ouvir dizer

amninhos
mesmo aqui no vagueando ha os manos a favor e outyros contra
Eu nada de nada tenho a ver com o Socrates e muito menos com o partido Socialista
Ja um dia aqui citei em quem votava pata um GOVERNO
A mãe do Paulo e do Miguel Portas
Uma senhora com uma rara capacidade de ouvir dois irmaos nos antipodas mas que se respeitam
Gosto muito mais de ouvir o Miguel Portas mjas nunca o levaria para uma cruz no meu boletim de voto e no Paulo também nao riscaria por aí

Porque
Porque a politica é uma arte
Uma arte de saber gerir emoçoes
A parte chata é quando ha patos Bravos no esquema cimento e ferro aramado - aí a logica é a da batata
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

namorada do Socrates defende-o in expresso Empty Re: namorada do Socrates defende-o in expresso

Mensagem por Joaninhavoa Sáb Abr 11, 2009 9:28 am

a politica é como uma nebulosa
Joaninhavoa
Joaninhavoa

Pontos : 122

Ir para o topo Ir para baixo

namorada do Socrates defende-o in expresso Empty Re: namorada do Socrates defende-o in expresso

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sáb Abr 11, 2009 10:31 am

eh eh eh , FINGEM que nao sabem quem e o sobrinho de JOSE LUIS JUDAS e eu também !!! eh eh eh!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

namorada do Socrates defende-o in expresso Empty Re: namorada do Socrates defende-o in expresso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos