Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A santificação de D. Nuno Alvares Pereira

2 participantes

Ir para baixo

A santificação de D. Nuno Alvares Pereira Empty A santificação de D. Nuno Alvares Pereira

Mensagem por Viriato Seg Abr 27, 2009 9:26 am

A santificação de D. Nuno Alvares Pereira

Aqui e além têm surgido algumas críticas á fraca representatividade do governo português ás cerimónias de santificação de D. Nuno Alvares Pereira. Acho que, francamente, sem sentido. Portugal fez-se representar pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros. Por isso ao mais alto nível, para um estado constitucionalmente laico.

Mas sobre a figura em apreço, gostaria de acrescentar algo. Tenho por Alvares Pereira o maior apreço e considero-o um precursor da guerra táctica, tendo mesmo antecipado-se á história em muitos séculos. Agilizou a indumentária. Acabou com as pesadas armaduras que mais dificultavam a manobra que defendiam os guerreiros. Aproveitou este aligeiramento para tornas as nossas forças móveis e eficazes. Antecipou-se na guerra das trincheiras, criou a defesa do quadrado. E, sobretudo, soube moralizar as tropas e incutiu-lhes moral e entusiasmo. Um verdadeiro cabo de guerra a que todos nós, eventualmente, devemos e nossa independência.

Sobre a parte mística da sua vida não me pronuncio. O seu comportamento está dependente de valores da época que não a compreendemos. Não podemos avaliá-lo á luz dos nossos valores práticos da vida actual. Dedicar-se á pobreza, ao misticismo, á meditação eram práticas correntes na idade média. Que só o enobrecem mas não o santificam. Ir buscar uma senhora que levou com óleo quente na cara e santificá-lo porque a dita desastrada cozinheira não ficou cega, é diminuir uma figura grande da nossa história. Só não percebo como o Vaticano alinha nessas fraudes mesquinhas e humorísticas.

D. Duarte Nuno, nosso eterno ex-rei, que me desculpe….
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

A santificação de D. Nuno Alvares Pereira Empty Re: A santificação de D. Nuno Alvares Pereira

Mensagem por Vitor mango Seg Abr 27, 2009 12:44 pm

Viriato escreveu:A santificação de D. Nuno Alvares Pereira

Aqui e além têm surgido algumas críticas á fraca representatividade do governo português ás cerimónias de santificação de D. Nuno Alvares Pereira. Acho que, francamente, sem sentido. Portugal fez-se representar pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros. Por isso ao mais alto nível, para um estado constitucionalmente laico.

Mas sobre a figura em apreço, gostaria de acrescentar algo. Tenho por Alvares Pereira o maior apreço e considero-o um precursor da guerra táctica, tendo mesmo antecipado-se á história em muitos séculos. Agilizou a indumentária. Acabou com as pesadas armaduras que mais dificultavam a manobra que defendiam os guerreiros. Aproveitou este aligeiramento para tornas as nossas forças móveis e eficazes. Antecipou-se na guerra das trincheiras, criou a defesa do quadrado. E, sobretudo, soube moralizar as tropas e incutiu-lhes moral e entusiasmo. Um verdadeiro cabo de guerra a que todos nós, eventualmente, devemos e nossa independência.

Sobre a parte mística da sua vida não me pronuncio. O seu comportamento está dependente de valores da época que não a compreendemos. Não podemos avaliá-lo á luz dos nossos valores práticos da vida actual. Dedicar-se á pobreza, ao misticismo, á meditação eram práticas correntes na idade média. Que só o enobrecem mas não o santificam. Ir buscar uma senhora que levou com óleo quente na cara e santificá-lo porque a dita desastrada cozinheira não ficou cega, é diminuir uma figura grande da nossa história. Só não percebo como o Vaticano alinha nessas fraudes mesquinhas e humorísticas.

D. Duarte Nuno, nosso eterno ex-rei, que me desculpe….

Mano Viriato
Li quase tudo de tudo o que interessava sobre o NUNO
Acima de tudo era um cabo de guerra com um fantastico poder de convencer os merdosos para irem em frente
mas ha uma historia que li e que nunca mais esqueci
Ja depois de ganha a batalha o Nuno afastou-se para os lados de Ourem
e quando ia a caminho vi num silvado um rumor .Espicaçou o cavalo e encontrou um castelahano totalmente assustado
Calma pah ! Gritou-lhe o Nuno .
Olhou para ele esticou-lhe a mao e atirou-o para a garupa do cavalo
veio ate ao acapamento e ordenou
NINGUEM VAI TOCAR NESTE SOLDADO

Como sabe e para quem leu o que foi a Batalha dava para o manga mangar aqui toda a tarde
Mas fiquemos por qaui neste caracter do NUNO
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos