Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

assassino da google

Ir para baixo

assassino da google Empty assassino da google

Mensagem por Admin Qui Abr 30, 2009 10:22 am

Apresentado nos EUA o “assassino do Google”... ou talvez não
30.04.2009 - 15h52 PÚBLICO
Será o motor de busca Wolfram Alpha o “assassino do Google”? Parece que não. Aquilo que este projecto promete é dar respostas mais concisas às perguntas dos utilizadores. O objectivo é ser mais eficiente que o gigante Google e dar respostas simples e concretas a perguntas objectivas, em vez de remeter para a tradicional indexação de links. O projecto, que há muito vinha a gerar algum “hype” na blogosfera especializada, foi finalmente apresentado esta semana na Universidade de Harvard (EUA) e será oficialmente lançado “dentro de poucas semanas”.

O “The New York Times” vai ainda mais longe e diz que o Wolfram Alpha nem sequer pode ser considerado um motor de busca, mas antes uma espécie de enciclopédia que responde a perguntas, usando novos e complexos sistemas de computação. Apesar disto, o jornal nova-iorquino, que esteve presente na sessão de apresentação, considerou a versão de demonstração “impressionante”.

A apresentação do projecto – da autoria de Stephen Wolfram, com base num sistema de algoritmos matemáticos – pode ser descrito como uma intersecção entre análise de conteúdos e as buscas genéricas na net. Aquilo que o Wolfram Alpha faz é dar uma resposta, em vez de remeter para potenciais respostas. “Tenta dar-nos informação útil com base naquilo que consegue processar”, disse Wolfram. “O objectivo é dar a toda a gente acesso a explicações ao nível de um perito”.

Para tal, o motor de busca usa uma série de técnicas que conseguem avaliar o que é que os utilizadores estão realmente a querer perguntar. “[O Wolfram Alpha] aspira a ter a profundidade e a extensão de um almanaque”, afirmou Jonathan Zittrain, um professor de Direito de Harvard e co-fundador do Berkman Center for Internet and Society, que organizou a apresentação do novo modelo de pesquisas online. “Permite às pessoas justaporem dados, relacionarem uma série de dados com outros factos, de uma maneira nova. É possível comparar tendências populacionais com a quantidade de peixe que a população come e correlacionar isso com a taxa de mortalidade [por exemplo]”.

O criador do Wolfram Alpha explicou ainda que o serviço está assente em quatro pilares: uma enorme quantidade de dados disponíveis – que a sua empresa foi buscar a uma série de fontes, sob o selo de informação rigorosa –, um sistema computacional erguido com a ajuda de cálculos matemáticos, um sistema de entendimento das perguntas dos utilizadores e uma tecnologia que apresenta os resultados de forma interessante.

Stephen Wolfram admitiu, durante a apresentação, que o sistema estava um pouco lento, mas sublinhou que o projecto ainda está a dar os seus primeiros passos, apesar de já estar maduro o suficiente para se tornar disponível para os utilizadores já durante o mês de Maio.

É possível que, futuramente, o Wolfram Alpha venha a competir com o Google ou com serviços já existentes do mesmo género, como a Wikipedia, para determinado tipo de questões.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos