Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Washington pronta a enfrentar crise com saída de Kim Jong-Il...

Ir para baixo

Washington pronta a enfrentar crise com saída de Kim Jong-Il... Empty Washington pronta a enfrentar crise com saída de Kim Jong-Il...

Mensagem por Kllüx Qua Jul 22, 2009 8:15 pm

EUA: Washington diz-se pronta a enfrentar uma crise em caso de saída de Kim Jong-Il



(afp)


Os EUA estão preparados para enfrentar uma crise em caso de demissão do líder norte-coreano Kim Jong-Il, cujo estado de saúde é objecto de especulações, declarou na quarta-feira o almirante Timothy Keating.

"Não penso que uma demissão de Kim Jong-Il se traduza obrigatoriamente numa crise de segurança nacional. Espero que não. Mas se for esse o caso, estaremos prontos", declarou o comandante das forças norte-americanas na Ásia-Pacífico à imprensa.

Washington e os seus aliados na região preparam "todo um leque de possibilidades" para fazer face a uma mudança na direcção do regime de Pyongyang, observou o alto responsável militar.

"Estamos prontos a pôr em marcha todo um leque de possibilidades com os nossos aliados na Coreia do Sul (…) com os países da região e ao nível internacional se necessário", declarou.

As Forças Armadas norte-americanas mantêm várias dezenas de milhares de soldados na Coreia do Sul desde o fim - nunca formalizado por armistício ou tratado - da guerra da Coreia, em 1953.

Kim Jong-Il, de 67 anos, tem alegadamente um cancro e pode não sobreviver mais de cinco anos, afirmou a semana passada uma cadeia de televisão sul-coreana, alguns dias depois da divulgação de imagens da televisão norte-coreana nas quais Kim aparece muito magro e com ar frágil.

Segundo responsáveis dos serviços secretos sul-coreanos, Kim Jong-Il designou o seu filho mais novo, Jong-Un, de 26 anos, para o suceder.

"O que ele tem na cabeça não é fácil de imaginar", declarou o almirante Keating. "Não sabemos o que se passará se ele ceder o poder ou se já não estiver em condições de o exercer", disse.

"Mas posso garantir-vos que temos planos com as forças norte-americanas na Coreia e com outros actores no terreno que poderemos pôr em marcha se o Presidente (Barack Obama) nos ordenar no caso de sucessão incerta no Norte", acrescentou o almirante.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos