Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Obama destaca "boa cooperação" com Iraque

Ir para baixo

Obama destaca "boa cooperação" com Iraque Empty Obama destaca "boa cooperação" com Iraque

Mensagem por Admin Qui Jul 23, 2009 4:25 am

Obama destaca "boa cooperação" com Iraque
O Presidente norte-americano, Barack Obama, saudou ontem a boa cooperação existente entre as forças norte-americanas e as iraquianas, apesar do que descreveu como "uma divergência em estratégia" nalgumas ocasiões.

Partilhar:DiggTwitterStumbleuponDeliciousFaceBookMyspaceGoogleTechnoratiYahoo .

Falando aos jornalistas na Casa Branca ao lado do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, Obama disse que as duas nações estavam no meio de uma "plena transição" que seria baseada no interesse e respeito mútuos.

Foi a primeira reunião de Obama com al-Maliki na Casa Branca, depois do encontro de ambos, em Abril, no Iraque.

O Presidente norte-americano manifestou ainda o seu apoio aos esforços iraquianos junto da ONU para acabar com as sanções impostas depois da invasão do Kuwait por soldados de Saddam Hussein, em 1990.

"Comprometemo-nos firmemente a cooperar com o Iraque para que não seja mais submetido às obrigações do capítulo 7 que lhe foram impostas depois da guerra do Golfo", disse Obama.

"Já o disse, continuar a fazer o Iraque pagar pelos pecados de um ditador deposto seria um erro", insistiu.

"O Presidente Obama e a administração norte-americana estão de acordo em dizer-nos que o Iraque já não representa uma ameaça para a paz e a segurança internacionais, visto que o que está actualmente no Iraque é uma democracia, não é uma ditadura", reforçou Maliki.

Obama afirmou também que o Governo iraquiano conseguiu "progressos substanciais" e que adopta cada vez mais responsabilidades sobre o futuro do país.

A retirada norte-americana "dará um sinal inequívoco" de que Washington vai manter os compromissos dos Estados Unidos com o povo iraquiano, acrescentou Obama.

Os líderes dos dois países reuniram-se há três semanas depois de as tropas iraquianas terem retirado de cidades iraquianas em antecipação à retirada completa.

Na altura, Obama disse que os Estados Unidos não vão procurar ter quaisquer bases militares no Iraque e não vão reclamar recursos petrolíferos em solo iraquiano.

Por seu lado, al-Maliki disse que os dois presidentes evocaram "todas as áreas possíveis" onde os Estados Unidos podem trabalhar em parceria com o governo iraquiano.

"Estamos a activar um acordo estratégico", disse.

Al-Maliki está nos Estados Unidos num esforço para encorajar investidores estrangeiros a voltarem a fazer negócios com o seu país.

Salientou que as forças iraquianas se tornaram "altamente capazes" depois de terem trabalhado ao lado dos militares norte-americanos.


Lusa
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos