Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Especialista do Canadá visita doentes que cegaram

Ir para baixo

Especialista do Canadá visita doentes que cegaram Empty Especialista do Canadá visita doentes que cegaram

Mensagem por Admin Qua Ago 05, 2009 2:24 am

Especialista do Canadá visita doentes que cegaram
O director do serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria recebe hoje um especialista do Canadá que irá apreciar com a equipa clínica a evolução da situação dos doentes que cegaram após um tratamento oftalmológico


Segundo fonte do Centro Hospitalar Lisboa Norte, que inclui o Hospital de Santa Maria, o professor Miguel N. Burnier Jr., da Universidade McGill do hospital Royal Victoria do Canadá (Montreal), desloca-se hoje a Lisboa, a pedido do director do serviço de oftalmologia, Manuel Monteiro Grillo.

No mais recente ponto de situação dos seis doentes que a 17 de Julho cegaram devido a complicações numa intervenção oftalmológica, o Hospital de Santa Maria informou segunda-feira que uma paciente teria alta nesse dia.

O doente intervencionado no dia 25 de Julho de 2009 apresenta, segundo o relatório, «melhoria estrutural significativa, reforçando a convicção de uma possível recuperação funcional».

Também os doentes que já registavam «melhoria clínica, estrutural e funcional» continuam a ter uma evolução favorável, enquanto numa das doentes que tinha prognóstico reservado se «consolidou a melhoria estrutural anatómica associada a uma marcada melhoria funcional da visão».

Na terça-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou que o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa abriu um inquérito-crime sobre as circunstâncias que causaram cegueira nos seis pacientes no Hospital de Santa Maria.

A instauração deste processo pretende apurar a existência de um eventual crime de erro em intervenções e tratamentos médicos e/ou crimes de corrupção de substâncias médicas.

Além da investigação determinada pelo DIAP, estão em curso outras duas investigações ao caso: uma da responsabilidade da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), para verificar em termos laboratoriais o medicamento aplicado aos doentes, e outra da iniciativa da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS), para apurar o que realmente se passou relativamente a este caso.

Lusa / SOL
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos