Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Viagens do Poças Asia - notas

Ir para baixo

Viagens do Poças Asia - notas Empty Viagens do Poças Asia - notas

Mensagem por Vitor mango Sex Ago 28, 2009 9:58 am

Ainda sobre a presença portuguesa em Ternate recolhi as seguintes interessantes notas sobre o desempenho do "Bom Governador Galvão", contidas em um excelente livro da autoria de-dois autores naturais das Molucas, W. A. Hanna e Des Alwi:
"... Mão é exagero dizer que Galvão encontrou Ternate construída de bambu, folhas de palma e tectos de colmo e a deixou construída robustamente em pedra, tijolos, telhas e reboco. Encontrou os Portugueses isolados dentro do castelo e deixou-os instalados num novo bairro residencial, desafogado, que partilhavam com a população local. Construiu uma muralha de pedra envolvendo a cidade, rasgou novas ruas empedradas que se cruzavam perpendicularmente ladeaaas de casas de estilo europeu, cada uma com seu jardim; abriu um poço e fez novos armazéns.
0 embelezamento que Galvão introduziu em Ternate foi copiado por outras ilhas em redor e granjeou-lhe grande admiração e até afecto, por parte da população e dos príncipes. Julga-se que os chefes locais terão enviado uma delegação ou pelo menos uma mensagem a Lisboa solicitando que Galvão ficasse governador por toda a vida. Outros sugeriam que ele assumisse o trono em vez do Sultão. Nada disso ele quis e tomou a seu encargo educar Hairum, um dos 3 jovens pretendentes ao trono do sultanato..."
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos