Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As marcas indeléveis do PS no i-Gov

Ir para baixo

As marcas indeléveis do PS no i-Gov Empty As marcas indeléveis do PS no i-Gov

Mensagem por BUFFA General Aladeen Qui Set 24, 2009 10:50 am

A dificuldade das opções


por Ana Pinto Martinho, Directora do iGOV


Data: 2009-09-24

As áreas da modernização administrativa, do eGovernment e da Sociedade da Informação serão as que, provavelmente, mais desafios colocarão aos concorrentes de José Sócrates nestas eleições legislativas de 2009.

A estratégia do actual Executivo ao longo da legislatura conseguiram empurrar estes domínios para o topo das prioridades governativas, do combate político e da praça pública. Não é por acaso que termos como o «Simplex», «Plano Tecnológico», «e-Escolas», «e-Escolinhas», Magalhães, Banda Larga, entre muitos outros, são hoje tópicos em «arranhadelas de Gatos» e «conversas de café». Seja para elogiar o computador portátil que o filho «ganhou» na escola ou para agradecer a comodidade dos serviços públicos em loja, seja para criticar a demora na entrega do Cartão de Cidadão ou o tempo de espera na Loja do Cidadão.

Também os dados de grandes consultoras internacionais, como a Accenture, a Universidade de Brown ou a CapGemini, começaram a descobrir em Portugal uma potência em rápida ascensão no domínio do e-Government. Alguns destes indicadores a colocar mesmo o nosso país entre os sete primeiros a nível mundial. Descontando algum eventual exagero e o carácter sempre discutível destas avaliações, não será justo reduzir os últimos anos da modernização administrativa do Estado português à lógica das percentagens e dos indicadores.

Haverá, de certo, outras áreas da governação socialista com telhados de vidro muito mais apetecíveis ao arremesso de críticas e propostas alternativas. A educação, a economia e finanças, a saúde e a agricultura são terrenos muito mais férteis para a actual oposição.

Mas nesta área, a verdade é que muitas medidas conduzidas pelo Governo nos últimos anos têm tido um impacto concreto no quotidiano de cidadãos e empresas e no aliviar da tradicional «dor de cabeça» do balcão da repartição pública. Os serviços on-line das Finanças, o Cartão de Cidadão, o Documento Único Automóvel ou a Empresa On-Line são disso um bom exemplo. Isto não significa que o marketing das medidas e concretizações do Governo tenha batido sempre certo com os resultados práticos.

O facto é que a análise aos programas eleitorais parece demonstrar que a aposta do actual Governo veio colocar aos restantes partidos em corrida eleitoral algumas dificuldades na idealização e apresentação de propostas para estas áreas.

E, se das próximas eleições resultar um nova «arrumação» política, o Governo de José Sócrates deixa para os seus sucessores um legado difícil de digerir, sobretudo do ponto de vista político.

Logo à partida, o desafio de decidir a continuidade, ou não, da longa lista de programas em curso.

E em alguns projectos que já são incontornáveis no serviço ao cidadão, como o Portal do Cidadão, Cartão de Cidadão ou Simplex, o eventual sucessor do PS terá de se debater com imagens de marca, construídas sob uma estratégia de marketing nunca antes utilizada em serviços públicos, e fortemente associadas a Sócrates e ao Governo PS.



http://www.i-gov.org/index.php?article=11568&visual=1&subject=235
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos