Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A avó foi virgem para o casamento, a neta gostava de experimentar swing

2 participantes

Ir para baixo

A avó foi virgem para o casamento, a neta gostava de experimentar swing Empty A avó foi virgem para o casamento, a neta gostava de experimentar swing

Mensagem por BUFFA General Aladeen Sex Set 25, 2009 9:07 am

A avó foi virgem para o casamento, a neta gostava de experimentar swing



Investigação sobre famílias portuguesas inquiriu três gerações: as mudanças em Portugal foram mais rápidas do que noutros países

Tinha 17 anos quando se casou no final dos anos 50. Chama-se Antónia, vive nas Terras de Basto. Pediram-lhe para recordar a noite de núpcias. E ela contou: "Na noite do casamento, quando me deitei ele disse-me: "Então porque não te vens deitar? Não te faço mal... Sabes como é... se me casei foi para ter relações contigo"... E eu: "Não, que eu não quero!" E ele: "Não é assim, tu não queres... tem de ser." Depois aconteceu." Antónia sobreviveu. "Não morri, graças a Deus."

Berta, filha de Antónia, tem 42 anos, casou-se nos anos 80. Era virgem e sentia vergonha do sexo. "Ele disse-me: "Não faz mal, depois eu explico-te. Tu não tenhas medo. Porque vai correr tudo bem. Tens de te pôr apta, porque tu sabes como é, eu não te faço mal.""

Carla, neta de Antónia, filha de Berta, tem 25 anos. Teve a primeira relação sexual aos 18, antes de casar-se. "Qualquer pessoa tem direito a sentir prazer e a ter a sua própria sexualidade, acho que uma pessoa que tem namorado não tem de estar virgem." Agora que é casada gostava de experimentar o swing (troca de casais). "Era uma coisa de que eu gostava."

As três mulheres da mesma família fazem parte das 60 pessoas entrevistadas por investigadores do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa num projecto inédito em Portugal, explica a socióloga Sofia Aboim. O estudo tem o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Comissão para a Igualdade e Cidadania. E é apresentado hoje num seminário, em Lisboa.

Abarca três gerações de 20 famílias. "Tentámos perceber o que é que mudou em Portugal através das narrativas de vida de homens e mulheres, avós, pais e netos." E comparando com estudos semelhantes feitos nos EUA ou em Inglaterra, diz, a distância geracional "é enorme". Na área da sexualidade, a investigadora fala mesmo de uma "mudança radical".

Regresse-se à noite de núpcias: "O discurso da avó e da mãe sobre a sexualidade é o discurso da vergonha. Mesmo quando esconde uma verdade que não era relatada [Belmira, por exemplo, acabou por contar que, na verdade, estava grávida quando se casou], revela algo que é real: que existia uma opressão muito grande da sexualidade feminina."

Prostituição

E entre os homens? De novo uma família entrevistada: Tiago nasceu em 1922, teve a sua primeira relação sexual com uma prostituta. O filho, Raúl, nasceu em 1949. Aos 17 anos foi com os amigos a uma casa de prostituição e começou a sua vida sexual da mesma forma que o pai. Já o seu filho, Victor, nasceu em 1983. Começou a namorar aos 15 anos e foi com a namorada que perdeu a virgindade.

Ao contrário do pai e do avô, Victor defende que homens e mulheres devem dormir com quem acharem por bem, "desde que não façam mal a ninguém". Depois, contradiz-se: "não é possível olhar com amor" para as raparigas que dormem com vários rapazes. O que mostram relatos como este? Que o recurso à prostituição era institucionalizado e hoje quase não existe. Mas também que, havendo um discurso de paridade sexual, "é sistemática a diferenciação que os rapazes fazem entre as raparigas fáceis e as não fáceis", diz Aboim. "É um discurso que só emerge se aprofundamos as entrevistas, que é herdado dos avós, mas muito mais matizado."

Em suma, ao contrário do que se passou a outros níveis, "no campo da sexualidade, a mudança foi mais ambígua", remata. "Há imensa sensibilização para a igualdade de género, mas depois há questões mais profundas que não têm a ver com o conseguirmos levar mais os homens para a cozinha. Há, de facto, concepções de diferenciação e de poder: uma rapariga simplesmente não pode ter o mesmo comportamento que um rapaz."



no público
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

A avó foi virgem para o casamento, a neta gostava de experimentar swing Empty Re: A avó foi virgem para o casamento, a neta gostava de experimentar swing

Mensagem por Terminator Sex Set 25, 2009 9:24 am

BUFFA escreveu:[


E ela contou: "Na noite do casamento, quando me deitei ele disse-me: "Então porque não te vens deitar? Não te faço mal... Sabes como é... se me casei foi para ter relações contigo"... E eu: "Não, que eu não quero!" E ele: "Não é assim, tu não queres... tem de ser." Depois aconteceu." Antónia sobreviveu. "Não morri, graças a Deus."



k delicia a sinceridade desta avozinha !! !! Very Happy

estas tres geraçoes da mesma familia sao bem capazes de retratar uma grande fatia de mulheres portuguesas das mesmas geraçoes!!

Terminator

Pontos : 2544

Ir para o topo Ir para baixo

A avó foi virgem para o casamento, a neta gostava de experimentar swing Empty Re: A avó foi virgem para o casamento, a neta gostava de experimentar swing

Mensagem por BUFFA General Aladeen Sex Set 25, 2009 9:40 am

... "nã há duveda" ... Terminator .... Laughing Laughing Laughing

Só há uma coisinha keu gostava de saber:

- É se não haveria swing, no tempo da avó .... mas muito escondidinho ... de tudo e de todos ....


Será que, só há "perversão" (entenda-se por perversão, a prática de swing) de há tão poucos anos a esta parte ?
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

A avó foi virgem para o casamento, a neta gostava de experimentar swing Empty Re: A avó foi virgem para o casamento, a neta gostava de experimentar swing

Mensagem por Terminator Sex Set 25, 2009 9:43 am

BUFFA escreveu:nã há duveda ... Terminator .... Laughing Laughing Laughing

só há uma coisinha keu gostava de saber:

- É se não haveria swing no tempo da avó .... mas muito escondidinho ... de tudo e de todos ....


Será que, só há "perversão" (entenda-se por perversão, a prática de swing) de há tão poucos anos a esta parte ?


penso que toda a vida houve escapadelas. mas nao da forma como assumidamente se fazem hoje. a diferença eh k ha 50 ou 60 anos, seria uma vergonha inultrapassavel se se descobrisse, e hoje nao!!... a sociedade mudou e a maneira como encaramos as relaçoes tambem... acho eu!

Very Happy

Terminator

Pontos : 2544

Ir para o topo Ir para baixo

A avó foi virgem para o casamento, a neta gostava de experimentar swing Empty Re: A avó foi virgem para o casamento, a neta gostava de experimentar swing

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos