Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

talianos desmentem ter pago subornos aos taliban

Ir para baixo

talianos desmentem ter pago subornos aos taliban Empty talianos desmentem ter pago subornos aos taliban

Mensagem por Vitor mango Qui Out 15, 2009 5:11 am

Italianos desmentem ter pago subornos aos taliban
15.10.2009 - 10h01 PÚBLICO, Agências
O Governo italiano qualificou hoje de “totalmente infundadas” as informações publicadas pelo jornal “The Times” segundo as quais os serviços secretos de Roma terão pago milhares de dólares aos taliban e aos senhores da guerra afegãos para manter a paz numa região entregue aos militares de Roma.

Com o título “Tropas francesas morreram quando os ‘subornos’ italianos pararam”, a notícia do diário britânico sugere que os dez franceses mortos em Agosto do ano passado, numa das piores emboscadas contra tropas da NATO no Afeganistão, não tinham avaliado bem os riscos da sua missão por não saberem que antes os italianos pagavam para manter a paz.

Trata-se da região de Sarobi, a leste de Cabul, onde os franceses tinham substituído os italianos apenas um mês antes.

Num comunicado, o Governo de Silvio Berlusconi descreveu estas acusações como “totalmente infundadas” e garante que “nunca autorizou nem consentiu nenhuma forma de pagamento de dinheiro aos membros da insurreição taliban no Afeganistão, nem tem conhecimento de iniciativas deste tipo do governo anterior”.

“Basta lembrar que na primeira metade do ano de 2008 os contingentes italianos no Afeganistão sofreram numerosos ataques, incluindo um especificamente na zona do distrito de Sarobi, a 13 de Fevereiro de 2008, que custou a vida ao subtenente Francesco Pezzulo”, continua o texto.

O comunicado também desmente que “o embaixador dos EUA em Roma tenha, no início do mês de Junho de 2008, transmitido ao Governo italiano uma reclamação formal da parte do seu país a propósito de pagamentos à insurreição taliban”.

Interrogado pela AFP, o porta-voz do Estado-maior do Exército em Paris, almirante Christophe Prazuck, afirmou também “não dispor de nenhum elemento que permita confirmar as informações publicadas na imprensa britânica”.

Com 3250 soldados, o contingente italiano é o sexto mais importante no conjunto dos 100 mil soldados estrangeiros mobilizados no Afeganistão.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

talianos desmentem ter pago subornos aos taliban Empty Re: talianos desmentem ter pago subornos aos taliban

Mensagem por Vitor mango Qui Out 15, 2009 5:12 am

Ouvi agora na France 24 esta noticia
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos