Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hillary Clinton tenta acalmar palestinos e consegue apoio do Egito

Ir para baixo

Hillary Clinton tenta acalmar palestinos e consegue apoio do Egito Empty Hillary Clinton tenta acalmar palestinos e consegue apoio do Egito

Mensagem por Vitor mango Qua Nov 04, 2009 12:40 pm

Regressar ao Google Notícias
Hillary Clinton tenta acalmar palestinos e consegue apoio do Egito

(AFP) – Há 2 horas

CAIRO, Egito — A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton intensificou nesta quarta-feira, no Cairo, seus esforços para acalmar os palestinos e os países árabes após suas polêmicas declarações sobre a colonização israelense, obtendo um claro apoio do Egito para reativar o processo de paz.

Depois de um encontro de mais de uma hora com o presidente Hosni Mubarak, classificado de "construtiva" e "positiva", Hillary Clinton reafirmou sua determinação de promover avanços no processo de paz israelense-palestino.

"Não cabe dúvida no espírito de ninguém de que o caminho para um Estado palestino (...) deve incluir todas as questões (...), e isto inclui a de Jerusalém", reivindicada como capital por ambas as partes, declarou Hillary em uma entrevista coletiva à imprensa ao lado de seu colega egípcio Ahmed Abul Gheit.

"Posso assegurar a vocês que nosso objetivo é chegar a um verdadeiro Estado (palestino) com uma verdadeira soberania", continuou a chefe da diplomacia norte-americana.

Hillary Clinton também afirmou que nada podia "dissuadi-la" de manter os esforços para reativar o diálogo entre israelenses e palestinos, suspenso há quase um ano.

A secretária de Estado se esforçou para esclarecer suas declarações nas quais havia definido como "sem precedente" uma proposta israelense de interrupção parcial da colonização que excluiria Jerusalém, reivindicada como capital por ambas as partes.

"O que recebemos dos israelenses é sem precedente" e representa "um movimento positivo", mas "não é o que preferimos", acrescentou a secretária de Estado.

Já Abul Gheit se mostrou convencido por essa explicação e insistiu que a posição dos Estados Unidos "não mudou no que se refere à rejeição às atividades colonizadoras".

O Egito, onde Hillary Clinton cumpre a última etapa de sua viagem pelo Oriente Médio, é um dos grandes aliados de Washington na região.


Copyright ©️ 2009 AFP.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117604

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos