Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pagamento de notícias no Google cria dúvidas

Ir para baixo

Pagamento de notícias no Google cria dúvidas Empty Pagamento de notícias no Google cria dúvidas

Mensagem por Vitor mango Qui Dez 03, 2009 9:43 am

Pagamento de notícias no Google cria dúvidas
00h52m
ANA GASPAR

Medida vista como cedência a Murdoch que negoceia com a Microsoft.

O Google anunciou que vai permitir aos grupos de média a cobrança pelo acesso aos seus conteúdos jornalísticos online. João Palmeiro, da Confederação de Meios, e Paulo Querido levantam algumas reservas.

A empresa norte-americana vai disponibilizar aos meios de comunicação social o dispositivo - "First Click Free" - que lhes permite que passem a cobrar pela leitura das suas notícias online, quer acedam através do motor de busca quer pelo serviço Google News. Os acessos - dos meios que aderirem - serão limitados a cinco "cliks" diários, a partir deste número será pedido ao utilizador que se registe ou então que pague para ler as restantes notícias.

No entender de João Palmeiro, presidente da Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação Social, "a medida é positiva", mas a sua implantação suscita algumas dúvidas. Segundo este responsável, se não for o Google a cobrar pelo acesso "não é novidade", uma vez que os meios já o podem fazer "noutras circunstâncias". Questionada pelo JN, a empresa sublinha que não "cobra por qualquer acesso no Google News".

Por seu lado, o jornalista Paulo Querido, especialista em novos média, considera tratar-se de uma medida que pretende "pôr água na fervura" na contenda com Rupert Murdoch.

Recorde-se que o patrão dos média australiano tem vindo a anunciar a retirada dos seus conteúdos daquela plataforma; defendendo que as notícias online devem ser pagas como forma de dignificar o jornalismo e financiar a indústria. E já há outros meios de comunicação social que pretendem seguir-lhe os passos. Notícias recentes têm dado conta de uma negociação entre Murdoch e a Microsoft no sentido de disponibilizar os conteúdos no motor de busca Bing, a troco de pagamento pela empresa criada por Bill Gates.

"Não é tecnicamente nada de especial, nem vai alterar coisa nenhuma", sublinha Paulo Querido, considerando tratar-se de uma "operação de charme", que altera algumas regras mas que não interfere no negócio da empresa de indexação de informação. "Murdoch queixa-se que o Google rouba conteúdos, mas este não é responsável pela monetização dos sites de média", prossegue o jornalista. No seu entender, os editores têm interesse em estar presente nos indexadores do Google, pois isso representa 50% a 70% dos leitores online.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Pagamento de notícias no Google cria dúvidas Empty Re: Pagamento de notícias no Google cria dúvidas

Mensagem por Vitor mango Qui Dez 03, 2009 9:50 am

No seu entender, os editores têm interesse em estar presente nos indexadores do Google, pois isso representa 50% a 70% dos leitores online.

Exacto
O publico geme para que todos os blogs os citem ao contrario do Exprfesso que na era Paulo Querido correu com a escomalha

a minha opiniao que vou ao GOOGLE mamar o que posso é a seguinte

Os forumeiros nada leva deste forum porque o negocio deles é anuncios e portanto quer quanto mais visitantes melhor
Todas as noticias sao gratuitas e ONLINES a apagar foram do Elpais e do expresso que suponho ja acabam com isso dado o fracasso rotundo
Ora se uma noticia nos chega de borla é posta nos foruns de borla ...quem a coloca nada leva o sistema esta pifado
mas compreende-se e tal como o Querido afirma os jormais teem necessidade de se valerem do pagerank da Google para cobrarem mais anuncios
[/b]
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos