Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caridade com quem não merece

2 participantes

Ir para baixo

Caridade com quem não merece Empty Caridade com quem não merece

Mensagem por Viriato Seg Mar 29, 2010 3:24 am

Caridade com quem não merece

por FERREIRA FERNANDES

Em 1993, o padre Frederico Cunha foi julgado e condenado na Madeira por homicídio de um menor. Estive no julgamento e lembro-me de ter escrito sobre a angústia que eu teria em ser juiz da morte do rapazinho que caiu das escarpas do Caniçal: o padre nunca confessou, nem havia testemunhas. De facto, o juiz condenou, disse-o na sentença, "por convicção". Havia, porém, crimes de Frederico Cunha, esses, sim, com testemunhas várias. Menores depuseram em tribunal sobre o assédio sexual que ele lhes fez, acusações que nem foram refutadas pelo réu. Apesar disso, o então bispo do Funchal comparou a actuação judicial contra Frederico à "perseguição que fizeram a Cristo". É notável que os indícios de abuso de menores não tenham dado prudência ao bispo no seu apoio ao padre. Essa nossa história antiga pertence ao escândalo mundial em que a Igreja Católica é, agora, denunciada pelo seu comportamento com casos comprovados de pedofilia de padres. O cardeal Saraiva Martins, perante a dúbia actuação da hierarquia católica nesses casos, comparou a atitude da Igreja com a de uma "família que lava a roupa suja em casa." Ora a questão não é a casa da Igreja ter pedófilos - é um pecado de que nenhuma família está livre. O problema é eles, conhecidos, não terem sido expulsos.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Caridade com quem não merece Empty Re: Caridade com quem não merece

Mensagem por Joao Ruiz Seg Mar 29, 2010 6:09 am

O cardeal Saraiva Martins, perante a dúbia actuação da hierarquia católica nesses casos, comparou a atitude da Igreja com a de uma "família que lava a roupa suja em casa." Ora a questão não é a casa da Igreja ter pedófilos - é um pecado de que nenhuma família está livre. O problema é eles, conhecidos, não terem sido expulsos.

Por lavarem a "roupa suja" em casa, é que os abusos duram tanto tempo, encapotados, com toda a gente a murmurar em surdina.

Para a Igreja católica, quanto mais tarde, melhor, ou lá se vão as vocações por água abaixo, elas que tão diminuidas andam já.

O pior é que nâo há bomba "esquecida" que não rebente, mais cedo ou mais tarde ....


Idea

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos