Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Saúde regional

2 participantes

Página 3 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Saúde regional

Mensagem por Joao Ruiz Ter Mar 30, 2010 10:08 am

Relembrando a primeira mensagem :

Consulta é um «embuste»

Peso da Régua quer Serviço de Urgência Básica

A Câmara do Peso da Régua reclama a instalação de um Serviço de Urgência Básica (SUB) no Hospital D. Luiz I. O pedido já foi feito à ministra da Saúde, Ana Jorge, que ainda não respondeu. Por isso, o presidente da autarquia, Nuno Gonçalves, diz que \"em breve\" vai voltar a diligenciar no sentido de que a tutela decida.

As urgências do hospital foram encerradas no final de 2007, na sequência da reforma dos serviços de saúde encetada pelo ex-ministro Correia de Campos, tendo sido disponibilizada uma viatura com suporte imediato de vida (SIV) e um serviço de consulta aberta, entre outros. Mas Nuno Gonçalves considera a alternativa \"deficiente\". Diz que a consulta é um \"embuste\" e que a ambulância SIV \"não responde às necessidades dos doentes\".

A Câmara vai propor a Ana Jorge a valorização do hospital, o que pode ser conseguido através de parceria público-privada, desde que fique garantida a instalação do SUB. A única exigência é que \"funcione como serviço público\".

Alijó é outro dos concelhos do distrito de Vila Real onde o encerramento nocturno do SAP levantou protestos. A Associação dos Utentes de Saúde baixou os braços depois do facto consumado, mas o dirigente Márcio Ribeiro mantém que \"dadas as especificidades do município, continua a justificar-se a abertura do SAP durante 24 horas\". Em Vila Pouca de Aguiar, os deputados municipais reivindicaram, no mês passado, a reabertura do SAP, pelo mesmo período, alegando que a contrapartida de colocação de uma ambulância SIV não foi cumprida.

No distrito de Bragança, os SAP dos centros de saúde continuam a abertos, mas com médico à chamada da meia-noite às 8 horas. Situação que mudará quando for garantido o helicóptero do INEM para Macedo de Cavaleiros.


Eduardo Pinto in JN, 2010-03-30

Embarassed Rolling Eyes


Última edição por João Ruiz em Dom Abr 11, 2010 4:30 am, editado 1 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo


Saúde regional - Página 3 Empty PSD critica novas regras de transporte de doentes

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jan 07, 2011 10:22 am

.
«Penaliza populações do interior»

Saúde regional - Página 3 Adaosilva

PSD critica novas regras de transporte de doentes

O deputado do PSD por Bragança, Adão Silva, considerou hoje que as novas regras para o transporte de doentes vão «agravar» a desigualdade de acesso aos cuidados de saúde e levar «muitos cidadãos do interior a abandonarem os tratamentos».

Para o antigo secretário de Estado adjunto da Saúde, a decisão do Governo de acabar com o transporte gratuito para doentes não urgentes com rendimentos superiores ao ordenado mínimo penaliza ainda mais as populações do interior, já obrigadas a grandes deslocações para acederem a tratamentos e consultas.

Doentes de regiões como Bragança têm muitas vezes de percorrer centenas de quilómetros para acesso a cuidados de saúde diferenciados, localizados nos hospitais centrais do litoral, nomeadamente na área da oncologia.

Lusa, 2011-01-06

Embarassed Rolling Eyes


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Rastreio ao cancro da mama em Vila Real dia 25 Janeiro

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jan 21, 2011 8:04 am

.
Exame gratuito

Saúde regional - Página 3 Cancro_mama

Rastreio ao cancro da mama em Vila Real dia 25 Janeiro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro vai iniciar a 1ª volta do Programa de Rastreio de Cancro da Mama no Concelho de Vila Real – Centro de Saúde de Vila Real I, a partir de 25 de Janeiro, com fim previsto para final do mês de Agosto.

Se tem entre 45 e 69 anos de idade, responda ao convite da Liga. “O exame é simples e gratuito!”, apela a instituição no seu site.

A unidade móvel encontra-se estacionada junto ao Centro de Saúde e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.

Para mais informações, contactar o Centro de Coordenação Regional do Rastreio de Cancro da Mama, através do número de telefone 225 420 682/86

POP, 2011-01-20

Idea

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Investigação às fraudes com medicamentos alargada a Trás-os-Montes

Mensagem por Joao Ruiz Qui Fev 03, 2011 6:23 am

.
Fraudes com medicamentos

Investigação às fraudes com medicamentos alargada a Trás-os-Montes

As autoridades vão alargar a todo o País a investigação às fraudes com medicamentos, principalmente na zona Norte de Trás-os-Montes. Há suspeitas de burlas que envolvem médicos, laboratórios, farmacêuticos e distribuidores.

São vários os processos de investigação em curso.
Farmácias, laboratórios, médicos e distribuidoras de medicamentos estão na mira das autoridades.

As regiões de Trás-os-Montes e Minho serão as mais afectadas pelas irregularidades.

As suspeitas resultam, na sua maioria, da conferência de facturas das farmácias que agora é feita numa central e que antes era realizada por cada Administração Regional de Saúde.
No ano passado, a ministra da Saúde dava conta do resultado de algumas dessas investigações.

Por exemplo, farmácias - que de um mês para o outro - aumentam muito a facturação é um sinal de que algo aconteceu. Outro exemplo, é o número de embalagens de um determinado medicamento para um determinado doente que num mês ultrapassa aquilo que seria tecnicamente a orientação clínica que o paciente deveria ter para tratar a sua patologia.

Desde finais de 2008 que o Ministério da Saúde pediu fiscalização apertada aos custos dos medicamentos.

A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde avançou para diversos inquéritos a alegadas irregularidades relacionadas com o medicamento. Pincipalmente, com aqueles que têm as maiores comparticipações do Estado.

Muitos desses inquéritos acabaram por ser encaminhados para o Ministério Público e para a Polícia Judiciária (PJ).

Um dos casos participado pelo pelo próprio ministério foi conhecido na semana passada quando foram efectuadas 11 buscas a farmácias e a uma distribuidora.

A operação “Esquizofarma” resultou na detenção de oito pessoas. Farmacêuticos e responsáveis pela distruibuição de medicamentos. Suspeitos de falsificação de documento e burla qualificada.

Em causa está um medicamento para tratar a esquizofrenia, comparticipado a 100% pelo Estado.

Foram encontradas receitas prescritas por médicos com cédulas profissionais que não correspondiam às verdadeiras. E receitas em que o mesmo médico tinha especialidades diferentes.

Os arguidos terão montado um esquema para receber o valor das compraticipações sem que os pacientes tenham recebido os medicamentos.

Depois de ouvidos no Tribunal Central de Instrução Criminal, os oito suspeitos saíram em liberdade já na qualidade de arguidos.

SIC, 2011-02-01

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty SAPs já estão encerrados à noite

Mensagem por Joao Ruiz Qui Fev 03, 2011 6:29 am

.
Ao contrário do prometido

Saúde regional - Página 3 Centrosaude_bgc

SAPs já estão encerrados à noite

Os Serviços de Atendimento Permanente deixaram de ter médico à chamada a partir das 22 horas de ontem.

Um fax da Administração Regional de Saúde do Norte enviado às oito câmaras municipais do distrito de Bragança com SAP’s nocturnos dava conta disso mesmo.

Ao contrário do prometido há menos de um ano pela própria Ministra da Saúde, ainda não estão concluídas as acessibilidades no distrito de Bragança mas desde ontem à noite que deixa de haver médico à chamada nos centros de saúde.

A presidente da câmara de Alfândega da Fé, um dos concelhos afectados, confirma que recebeu a notícia por fax, mas que já estava à espera.

Segundo explica, essa medida ficou acordada numa reunião recente entre a ARS Norte e os oito autarcas.

“Isso já não era novidade apesar de não ter ficado definida uma data concreta” afirma Berta Nunes, acrescentando que “nós não pomos em causa o encerramento do SAP uma vez que resulta do protocolo que foi assinado com os presidentes de câmara e em que o Governo se comprometeu a instalar uma rede de emergência pré-hospitalar”.

No caso de Alfândega da Fé, Berta Nunes revela que espera ainda algumas contrapartidas pelo encerramento nocturno do SAP.

Nomeadamente a criação de um posto avançado do INEM no concelho e a substituição da actual ambulância, já com 13 anos.

“Nós tornámos a nossa posição bem clara e foi aceite pois nós precisamos que os bombeiros tenham um reforço da sua capacidade de resposta” refere, salientando que “precisamos de uma ambulância do INEM uma vez que a ambulância que temos tem 13 anos e não tem condições para prestar um serviço de qualidade”.

Por outro lado, pretende que “os bombeiros de Alfândega passem a ser um posto avançado do INEM porque isso vai criar melhores condições ara um atendimento mais rápido”.

De acordo com o fax da ARS Norte, a que tivemos acesso, são invocados 15 pontos que justificam o encerramento dos SAP. O mesmo documento explica que em 2010, foi atendido em média menos de um paciente por noite, entre a meia-noite e as oito da manhã em cada um dos oito centros de saúde. O serviço tem sido assegurado por um enfermeiro e um assistente operacional em presença física e um médico em regime de prevenção, cujos custos são assegurados em horas extra.

Assim, de segunda a sexta-feira, entre as 22 horas e as oito da manhã, os SAP de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais passam a estar fechados.

Aos fins-de-semana e feriados o período de encerramento é entre as 22 horas e as nove da manhã seguinte.

A Brigantia contactou Vítor Alves, director do ACES Nordeste, que se escusou a prestar declarações, por a decisão ser da responsabilidade da ARS Norte.

Brigantia, 2011-02-02
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Câmara defende criação de um Serviço de Urgência Básica na cidade

Mensagem por Joao Ruiz Qui Fev 03, 2011 6:34 am

.
Concelho periférico

Saúde regional - Página 3 Artur_nunes2

Câmara defende criação de um Serviço de Urgência Básica na cidade

O presidente da câmara de Miranda do Douro (PS) defendeu hoje a criação de um Serviço de Urgência Básica (SUB) no seu concelho, em consequência do encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP).

Em declarações à Agência Lusa, Artur Nunes disse ter defendido a pretensão junto do secretário de Estado da Saúde, por considerar que as distâncias entre a SUB de Mogadouro e o Centro Hospitalar do Nordeste, \"são demasiado grandes para um concelho periférico, como Miranda do Douro\".

\"Um doente que tenha de se deslocar até ao SUB de Mogadouro, demora, em média, 45 minutos, aos quais se junta mais de uma hora para chegar até ao Hospital de Bragança, o que é muito tempo,\" contabilizou o autarca.


Lusa, 2011-02-03

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Autarcas contra fecho do atendimento nocturno nos centros de saúde

Mensagem por Joao Ruiz Qui Fev 03, 2011 6:39 am

.
Redução de custos

Saúde regional - Página 3 Vitoralves

Autarcas contra fecho do atendimento nocturno nos centros de saúde

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) decidiu encerrar o atendimento nocturno dos centros de saúde do distrito de Bragança, decisão que já foi contestada por alguns autarcas da região.

O presidente da Câmara de Vimioso, José Rodrigues, disse à TSF estar «alarmado» e «triste» com a decisão, sublinhando que «para chegar ao hospital de Bragança são precisos 50 minutos em condições normais do estado do tempo».

Já o autarca de Vila Flor, Artur Pimentel, não teme o encerramento do atendimento, mas contestou o horário.

Em Alfândega da Sé, a presidente Berta Nunes apelou à necessidade de «ser colocada uma ambulância nos bombeiros com as condições necessárias para fazer o atendimento de casos urgentes».

Já a ministra da Saúde disse estar a correr tudo dentro da normalidade e garantiu que os autarcas locais foram informados do encerramento dos serviços.

No entanto, para o serviço funcionar é exigida a presença de um enfermeiro e de um assistente operacional em presença e de um médico em regime de prevenção, cujos custos são assegurados em horas extras.

Fernando Araújo explicou que os utentes que se deslocam ao SAP em situações de verdadeira urgência são reencaminhados para as urgências hospitalares, \"perdendo tempo essencial para a prestação dos cuidados diferenciados, o que põe, por vezes, em risco a sua vida ou gera situações clínicas de difícil recuperação\".

Naqueles centros há ainda um envelhecimento elevado dos médicos \"que estão prejudicados pela afectação de horas clínicas prioritárias ao SAP\", acrescentou. Esses médicos têm ainda a possibilidade de solicitar a dispensa de serviço de urgência nocturna. As substituições, em caso de férias, folgas ou doença, deverão estar asseguradas de forma a evitar rupturas no atendimento, mas a região tem falta de profissionais.

A ARS-Norte concluiu que a procura dos SAP se verifica para situações que, na sua generalidade, podem ser resolvidas pelos médicos de família, no âmbito da consulta programada. Quando assim não é, explica, \"pode haver repetição de meios complementares de diagnóstico e a eventual mudança da terapêutica, gerando um sentimento de confusão e resultando em prejuízos clínicos e económicos para os utentes\".

Fernando Araújo admite que o SAP não responde a situações de urgência/emergência, uma vez que é apenas o prolongamento das consultas de medicina geral e familiar. A proposta de requalificação da Rede de Urgência e Emergência não identifica a necessidade de uma Urgência naqueles centros e determinou a criação de Urgência Básica em Mogadouro, Vila Nova de Foz Côa e Macedo de Cavaleiros, que têm funcionado desde 2009, \"de forma regular e eficiente\".

Glória Lopes in JN, 2011-02-03

Saúde regional - Página 3 Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Misericórdia corta 10% nos salários

Mensagem por Joao Ruiz Qui Fev 03, 2011 8:06 am

.
Para salvar a instituição

Saúde regional - Página 3 Miser_ribeirapena

Misericórdia corta 10% nos salários

Os funcionários da Misericórdia de Ribeira de Pena vão receber menos dez por cento ou deixar de receber subsídios de férias e Natal. O provedor garante que é o «último recurso» para salvar a instituição. O Sindicato da Função Pública diz que é ilegal.

A decisão foi comunicada aos 128 funcionários na passada sexta-feira, pela mesa administrativa. \\"Toda a gente concordou. A única discordância foi na forma dos cortes. Uns optaram pelo corte no vencimento outros por não receber subsídios de férias e Natal. Mas toda a gente está a trabalhar e não há clima de animosidade. Foi consentido, nada é forçado\\", garantiu, ao JN, o provedor da instituição, João Pereira.

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, José Abraão, considera, no entanto, que a decisão é \\"inaceitável\\" e \\"ilegal\\". \\"Os cortes [do Governo] não são para o sector privado e muito menos para o sector das Instituições de Particulares de Solidariedade Social\\", defende o sindicalista, revelando que já foi dado conhecimento dos \\"cortes arbitrários e ilegais\\" ao inspector-geral do Trabalho e à ministra do Trabalho e da Segurança Social.

Ao contrário do provedor, José Abraão garante que os trabalhadores estão \\"revoltados e indignados\\" e que foram \\"forçados a assinar o acordo porque queriam receber o salário de Janeiro que ainda não tinham recebido\\".

Para João Pereira, os cortes agora decididos são a \\"única hipótese\\" para evitar o encerramento de alguns serviços da instituição, que garante estarem a dar \\"prejuízos enormes\\". \\"Há muitas misericórdias na nossa situação, só que não têm coragem de fazer a ruptura\\", afirma o provedor, garantindo que as participações do Estado por utente não chegam para cobrir as despesas. \\"E, como se sabe, na região as pessoas também não podem pagar. A maioria ganha a chamada pensão social\\", frisa.

De acordo com João Pereira, o défice da instituição já vem de há muito tempo, embora se tenha avolumado com a criação de dois novos serviços, como a Unidade Física de Reabilitação e a Unidade de Cuidados Continuados (UCC).

Segundo o provedor, só a UCC dá um prejuízo anual de 100 mil euros, resultado de uma comparticipação que não vai além dos 57 euros por utente. \\"Isso não dá de maneira nenhuma, até pelo quadro de pessoal que somos obrigados a ter e que é estipulado pelo Ministério da Saúde\\", conclui.

Margarida Luzio in JN, 2011-02-02

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Misericórdia quis cortar nos salários mas sindicato travou decisão

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 04, 2011 9:43 am

.
Provedor suspendeu medida

Saúde regional - Página 3 7070_st

Misericórdia quis cortar nos salários mas sindicato travou decisão

A Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena decidiu cortar dez por cento nos salários dos trabalhadores, argumentando tratar-se do «último recurso» para salvar a instituição, que tem vindo a acumular prejuízos. No entanto, acabou por «suspender» a decisão depois de o sindicato dos trabalhadores ter considerado a solução ilegal e a ter denunciado à Inspecção-Geral do Trabalho.

A decisão foi comunicada aos 128 funcionários na sexta-feira da semana passada, pela mesa administrativa. «Toda a gente concordou. A única discordância foi na forma dos cortes. Uns optaram pelo corte no vencimento outros por não receber subsídios de férias e Natal. Mas toda a gente está a trabalhar e não há qualquer clima de animosidade. Foi consentido, nada é forçado», garantiu, ao Semanário TRANSMONTANO, o provedor da instituição, João Pereira.

No entanto, mal teve conhecimento da situação, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, através do vice-presidente, José Abraão, considerou que a decisão era «inaceitável» e «ilegal». «Os cortes [do Governo] não são para o sector privado e muito menos para o sector das Instituições de Particulares de Solidariedade Social», defende o sindicalista, revelando que já foi dado conhecimento dos «cortes arbitrários e ilegais» ao Inspector Geral do Trabalho e à ministra do Trabalho e da Segurança Social.

E, ao contrário do provedor, José Abraão garantia que os trabalhadores estão “revoltados e indignados” e que foram “forçados a assinar o acordo porque queriam receber o salário de Janeiro que ainda não tinham recebido”. Um dia depois, João Pereira acabou por suspender a decisão. \"Não me passava pela cabeça que um acordo com os funcionários pudesse ser uma ilegalidade. Por isso, resolvemos suspender a medida até que esta seja avaliada pela Inspecção do Trabalho\", afirmou João Pereira à Agência Lusa.

No entanto, para João Pereira, os cortes que pretende fazer são a “única hipótese” para evitar o encerramento de alguns serviços da instituição, que garante estarem a dar “prejuízos enormes”. “Há muitas misericórdias na nossa situação, só que não têm coragem de fazer a ruptura”, afirma o provedor, garantindo que as participações do Estado por utente não chegam para cobrir as despesas dos mesmos. “E, como se sabe, nesta região as pessoas também não podem pagar. A maioria ganha a chamada pensão social”, frisa.

De acordo com João Pereira, o deficit económico da instituição já vem de há muito tempo, embora se tenha avolumado com a criação de dois novos serviços, como a Unidade de Medicina Física e Reabilitação e a Unidade de Cuidados Continuados (UCC).

Segundo o provedor, só a UCC dá um prejuízo anual de 100 mil euros, resultado de uma comparticipação que não vai além dos 57 euros por utente. “Isso não dá de maneira nenhuma, até pelo quadro de pessoal que somos obrigados a ter e que é estipulado pelo Ministério da Saúde”, conclui.

Margarida Luzio, 2011-02-04
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Silvano aplaude criação de ULS

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Fev 05, 2011 10:51 am

.
Silvano aplaude criação de ULS

Saúde regional - Página 3 Silvano_cara

«Pior do que está não pode ficar»

José Silvano aplaude a ideia de criar a Unidade Local de Saúde para o distrito de Bragança.

Apesar de ainda não conhecer todos os pormenores desta reformulação dos cuidados de saúde, o autarca de Mirandela considera que tudo que passe pela extinção deste modelo de gestão hospitalar é positivo.

“Tudo o que vier e que não passe pela administração do centro hospitalar existente, que seja um novo modelo de sistema administrativo, vale a pena de certeza absoluta pois pior do que está não pode ficar” considera José Silvano.

“Pelo que eu pressuponho, esta Unidade Local de Saúde pode ter ganhos de produtividade e de satisfação dos utentes. Podem aproveitar-se as sinergias entre os cuidados primários e os hospitais. Isso é bom para os utentes” salienta.
Por outro lado, “pode gerar uma dinâmica diferente da que temos actualmente com este centro hospitalar que só tem privilegiado Bragança em detrimento de Macedo e Mirandela” por isso “espero que haja melhorias” conclui.

O presidente da câmara de Mirandela agradado com a intenção de ser criada uma Unidade Local de Saúde de Bragança que deverá extinguir o Centro Hospitalar do Nordeste e o ACES Nordeste.

José Silvano tem sido um dos mais críticos deste modelo de gestão hospitalar que em seu entender só tem prejudicado Mirandela, o caso mais flagrante é o da urgência médico-cirúrgica, que vai ser alvo de uma manifestação nos próximos meses patrocinada pelo próprio autarca de Mirandela.

Brigantia, 2011-02-04
In DTM

Saúde regional - Página 3 000204E1

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Bragança tem três vezes mais diabetes que resto do pa

Mensagem por Joao Ruiz Seg Fev 07, 2011 10:18 am

.
«Vigilância mais apurada»

Saúde regional - Página 3 Diabetes_cons

Bragança tem três vezes mais diabetes que resto do país

A prevalência da diabetes na população de Bragança é de quase o triplo da média nacional, de acordo com um estudo apresentado hoje, que revela ainda que o número de mulheres com a doença é superior ao dos homens.
De acordo com Augusta Mata, a directora do curso de pós licenciatura de especialização em Enfermagem Comunitária, nesta região ocorre o contrário da regra geral do país, em que são os homens os mais afectados.

Ao todo foram realizadas 1651 entrevistas a utentes com mais de 18 anos e detectada uma taxa de 32% de prevalência da diabetes, «o que é muito elevado relativamente ao panorama nacional», afirma Mata, já que a média nacional ronda os 12,7%.

Ressalva que «os dados foram recolhidos a nível dos centros de saúde onde as pessoas que mais recorrem são já portadoras de doença» e sugere que o estudo sirva agora para um trabalho mais aprofundado junto da população local.

O estudo vai para já garantir que «as pessoas abrangidas serão referenciadas para uma vigilância mais apurada», garantiu.

Os dados indicam ainda que quer a prevalência quer o risco são maiores nas pessoas com idade superior a 45 anos.

«Apenas um pequeno percentual da nossa amostra, 19, 5 por cento, é que tem baixo risco», indicou.

As conclusões atribuem esta realidade a antecedentes familiares da doença, a hereditariedade, maus hábitos alimentares e falta de exercício físico.

Para a responsável por este trabalho, os resultados «implicam que haja uma actuação em termos de prevenção da saúde, com estratégias de promoção, e também estratégias de prevenção primária da doença».

O estudo foi realizado em sete das unidades pertencentes ao Agrupamento de centros de Saúde (ACES) Nordeste, nomeadamente Bragança, Miranda do Douro, Vimioso, Torre de Moncorvo, Macedo de Cavaleiros, Freixo de Espada à Cinta e Mirandela.

Lusa, 2011-02-06

Saúde regional - Página 3 Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Unidade de Saúde de Bragança avança em Março

Mensagem por Joao Ruiz Seg Fev 07, 2011 10:24 am

.
Integra 15 centros de saúde

Saúde regional - Página 3 Logo_acesnordeste_435x248

Unidade de Saúde de Bragança avança em Março

Tudo indica que no próximo mês de Março, será criada no distrito de Bragança a sétima Unidade Local de Saúde do País.

A medida ditará a extinção do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE) - responsável pela gestão dos hospitais de Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros - e do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Nordeste - entidade que integra 15 centros de saúde, passando todos a ficar sob a dependência de uma administração conjunta.

Ao que apuramos, este novo organismo tem vindo a ser definido nas últimas semanas com reuniões entre os responsáveis pela área na região e com a ARS Norte.

A ideia é facilitar a circulação de utentes entre centros de saúde e os hospitais e melhorar a qualidade dos serviços e a gestão das unidades de saúde sem distinção entre cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários.

Os médicos podem ter acesso a todo o historial clínico do paciente e aos exames já realizados. Este é outro ponto em que se poderá poupar mais dinheiro, uma vez que há um maior aproveitamento dos recursos públicos de saúde, como os técnicos e os laboratórios, deixando de haver a necessidade de recorrer a serviços privados.

Outra das vantagens apontadas prende-se com o novo modelo de gestão, tendo em conta o efeito de economia de escala conseguido com aquisições feitas em conjunto e a forma mais expedita com que poderão ser contratados profissionais de saúde.

Para além disso vai permitir alterar a forma de financiamento da saúde no distrito, aumentando o valor pago pelo Estado por casa acto médico praticado.

Prevê-se que esta medida vai permitir poupar mais de 12 milhões de euros por ano, o suficiente, por exemplo, para cobrir todo o passivo do CNHE registado em 2009 e que na altura rondou os 10 milhões.

Como contrapartida a esta reorganização, o Ministério da Saúde já avançou, na semana passada, com a extinção definitiva dos médicos à chamada dos SAP em oito centros de saúde do distrito.

O modelo de organização, que integra a gestão de várias unidades de saúde de uma região para optimizar a resposta dos serviços, foi iniciado em 1999 em Matosinhos e só a partir de 2007 voltou a ser aplicado. Em Fevereiro desse ano foi criada a ULS do Norte Alentejano e, em Setembro de 2008, as do Alto Minho, Baixo Alentejo e Guarda. A ULS de Castelo Branco entrou em funcionamento, no início de 2010.

Fernando Pires in JN, 2011-02-07

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty PSD «reprova e contesta» encerramento do SAP

Mensagem por Joao Ruiz Qui Fev 10, 2011 5:16 am

.
Sem acessibilidades

Saúde regional - Página 3 Presi_vimioso

PSD «reprova e contesta» encerramento do SAP

A Comissão Política do PSD de Vimioso reprovou hoje, em comunicado, o encerramento noturno do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do centro de saúde local.

Os sociais-democratas de Vimioso afirmam no documento que «reprovam e contestam com veemência» a decisão do ministério da Saúde em encerrar o SAP.

«O Governo do Partido Socialista tomou essa decisão sem proporcionar boas acessibilidades aos serviços de urgência noturna disponíveis no distrito, mais concretamente ao Hospital de Bragança,» afirma a estrutura local do PSD.

Lusa, 2011-02-10

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Farmácia polémica em Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 11, 2011 11:09 am

.
Farmácia polémica em Bragança

Saúde regional - Página 3 Jorge_novo


Jorge Novo, o presidente da junta, não cala a revolta

A junta de freguesia de Santa Maria, em Bragança, está indignada com o vencedor do concurso para a instalação de uma farmácia na freguesia. Em causa está o local escolhido para a abertura do espaço, perto do novo centro de saúde mas longe do centro histórico da cidade e do coração da freguesia.

Jorge Novo, o presidente da junta, não cala a revolta.

«Nós despoletámos este processo junto das entidades com competência na matéria, fizemos lobby político junto do Secretário de Estado da altura, fizemos o acompanhamento da decisão da câmara municipal para instalação da farmácia o mais próximo possível da zona histórica, para servir a população e para que mais população jovem viesse para cá. E quando constatamos que vai ser instalada numa zona o mais distante da zona histórica ficamos indignados. Sabemos que legalmente é possível e que do Infarmed, câmara e junta, nada há a fazer. Mas que fique claro que achamos isso imoral”, sublinhou.

Jorge Novo entende que uma farmácia é um equipamento que tem de ser visto para lá do negócio.

«Esta farmácia vai para além da actividade económica. Não são só postos de vendas de medicamentos. São também de ajuda de promoção da saúde e acompanhamento dos anseios das pessoas. Além não serve os interesses da população da zona histórica.»

Por isso, deixa em aberto a possibilidade de tentar a instalação de mais uma farmácia na freguesia de Santa Maria.

«Vamos ter de ponderar porque face à legislação, não sei que procedimentos podemos ter. Ficámos satisfeitos a 80 por cento. Mas esta farmácia não serviu os propósitos pelos quais a junta lutou. E mesmo do ponto de vista económico havia boas soluções no centro histórico, se pensarmos em equipamentos sociais como a obra social Padre Miguel, a escola Miguel Torga, o novo centro escolar, a somar à população daqueles bairros, havia ali boas soluções.»

Jorge Novo acusa ainda os vencedores do concurso para a instalação de uma farmácia na freguesia de Santa Maria de, numa primeira fase e de forma informal, até terem concordado em abri-la junto ao centro histórico.

Brigantia, 2011-02-11
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Governo cria Unidade Local de Saúde do Nordeste

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 18, 2011 11:58 am

.
Foz Côa liga-se à ULS do Nordeste

Saúde regional - Página 3 Hdb_urgencia_entrada

Governo cria Unidade Local de Saúde do Nordeste

O Conselho de Ministros aprovou hoje o Decreto-Lei que extingue o Centro Hospitalar do Nordeste, EPE, e o Agrupamento dos Centros de Saúde do Alto Trás-os-Montes I – Nordeste, criando a Unidade Local de Saúde do Nordeste, EPE.

Esta nova ULS irá abranger a região do nordeste, incluindo a totalidade do distrito de Bragança e também o concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda.
Em comunicado, no final da reunião do Conselho de Ministros, o Governo considera que com esta decisão «viabiliza-se uma optimização da oferta dos serviços de urgência e dos cuidados de saúde programados, com uma gestão mais racionalizada da procura».

Este modelo permitirá, ainda, «a possibilidade dos médicos hospitalares se poderem deslocar aos centros de saúde, enquanto oportunidade de proporcionar uma maior acessibilidade os utentes, acautelando a desnecessária afluência ao hospital».

, 2011-02-18
In DTM

Saúde regional - Página 3 000204E1

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Centenas de habitantes manifestaram-se esta segunda-feira

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 22, 2011 10:09 am

.
Mais de três mil sem médico

Centenas de habitantes manifestaram-se esta segunda-feira

Centenas de habitantes de Ribeira Pena concentraram-se esta segunda-feira junto ao centro de saúde e exigiram «mais médicos» ao Governo, porque «mais de três mil» utentes da unidade local, num universo de cinco mil, estão «sem médico».

A médica de família de 1.500 utentes pediu, em Outubro, a demissão do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o contrato de um outro médico, que ali prestava serviço através de uma empresa, não foi renovado. Além disso, há cerca de um mês, foi encerrado o internamento no centro de saúde local.

O presidente da câmara de Ribeira de Pena, Agostinho Pinto, mostrou-se «solidário» com a população e disse que o concelho «está indignado por ter sido levado ao esquecimento pelo Governo».


Tvi24, 2011-02-22
In DTM

Saúde regional - Página 3 Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty População não se conforma

Mensagem por Joao Ruiz Qui Fev 24, 2011 10:23 am

.
População não se conforma

Saúde regional - Página 3 11508_jn

Manifestação contra o encerramento do SAP

Mais de três centenas de pessoas manifestaram-se ontem, em frente ao Centro de Saúde de Torre de Moncorvo, contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP).

Por entre palavras de ordem, bandeiras negras e um sentimento de indignação e revolta, os utentes reclamaram a manutenção do SAP, de forma a servir os interesses de uma população considerada “envelhecida”.

A população não se conforma com a decisão tomada pelo Ministério da Saúde de encerrar o SAP, considerando que “as pessoas do interior terão de ter os mesmos direitos e cuidados de saúde que os seus concidadãos do litoral”.

Em marcha lenta, os manifestantes dirigiram-se depois para o edifício do Paços do Concelho, onde a recém-constituída Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Torre de Moncorvo (CUCSTM), entregou uma moção, que seguirá agora para o Ministério da Saúde e para o gabinete do primeiro-ministro.

Francisco Pinto, Jornal Nordeste, 2011-02-24

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty UCCs do distrito de Bragança mal distribuídas

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Mar 26, 2011 9:34 am

.
«Sim, vão ainda surgir mais»

UCCs do distrito de Bragança mal distribuídas

O distrito de Bragança tem Unidades de Cuidados Continuados suficientes, o problema é a distribuição geográfica. O reparo foi feito pela própria coordenadora da equipa regional do Norte dos Cuidados Continuados, durante o primeiro Congresso de Cuidados Continuados de Trás-os-Montes, em Freixo de Espada à Cinta.

A zona norte do distrito está praticamente a descoberto o que obriga dos utentes e família oriundos desta área a deslocarem-se para a parte sul.

Carmo Ferreira considera fundamental o factor de proximidade para o sucesso na recuperação do doente.

“Aqui às vezes não é só o número, é o local onde estão situados. Uma das preocupações é a proximidade à família, porque o doente não quer sair de sua casa. E a área junto a Bragança é carente. Esperamos ter mais até final do ano, porque um doente de Bragança terá de ir par Vila Real ou Freixo de Espada à Cinta e as distâncias são grandes.”

O distrito de Bragança tem uma resposta a rondar os 34% nas unidades de média duração e de 83% nas unidades de longa duração.

O secretário de estado da saúde, Manuel Pizarro, que esteve na abertura deste congresso, adianta que o distrito vai receber mais equipamentos destes.

“Sim, vão ainda surgir mais algumas unidades. Ainda temos espaços para mais duas ou três para complementar a resposta aos cidadãos. Os locais estão a ser estudados. A possibilidade de financiamento do QREN existe mas não tenho informações, já que está nas mãos do júri”, explicou Manuel Pizarro.

A primeira Unidade de Cuidados Continuados a ser criada no distrito de Bragança foi a de Freixo de Espada à Cinta, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia local.

O provedor, José Santos, salienta que o maior problema vivido diz respeito ao financiamento.

“Com esta capacidade foi a forma de a rentabilizarmos porque hoje as unidades com menos de 30 camas estão com grandes dificuldades de manutenção. E temos tido a experiência de haver sempre acima de 85 por cento de ocupação. Achamos é que terá de ser financiada um pouco melhor porque as coisas andam muito no limite”, adiantou.

A Unidade de Cuidados continuados de Freixo de Espada à Cinta é de média e longa duração.

Tem capacidade para 39 camas e dá trabalho a 40 pessoas.


Brigantia, 2011-03-26
In DTM

Saúde regional - Página 3 Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Parlamento recomenda Unidade de Saúde

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Mar 26, 2011 9:38 am

.
Parlamento recomenda Unidade de Saúde

por Lusa
Hoje

O Parlamento aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo apresentada pelo PSD, PS, PCP e PEV para a criação da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Tâmega e adoção de medidas urgentes para o Hospital de Chaves.

Os deputados recomendam ao Governo a criação da ULS do Alto Tâmega "na qual estejam integrados os diferentes estabelecimentos e serviços locais de saúde do Alto Tâmega possuindo como área territorial de influência a área do antigo Hospital Distrital de Chaves".

Além disso, propõe a criação de uma comissão "no período máximo de 30 dias", sob a coordenação do ministério da Saúde e com representantes do conselho de administração do CHTMAD, do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Alto Tâmega e Barroso e das câmaras locais.

A criação de uma comissão tem por objetivo estudar, "no prazo máximo de 90 dias", a natureza administrativa e financeira da unidade e "acompanhar a gestão da ULS durante o período de transição".

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Uma das maiores taxas de AVC

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Abr 02, 2011 8:55 am

.
Uma das maiores taxas de AVC

Em 2010 Centro Hospitalar recebeu 528 vítimas de Acidente Vascular Cerebral

Com 430 casos por 100.000 habitantes/ano, o distrito de Bragança tem uma das maiores taxas de incidência de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).

De acordo com uma nota do Centro Hospitalar do Nordeste, em 2010, foram admitidos no Centro Hospitalar do Nordeste 528 doentes com AVC agudo. Através da Via Verde do AVC chegaram ao Centro Hospitalar 103 doentes, e foram admitidos 202 na Unidade de AVC, sedeada na UH de Macedo de Cavaleiros.

De resto, foi por causa desta dura realidade que, ontem, Dia Nacional do Doente com AVC, os profissionais do CHNE e do Centro de Saúde de Miranda do Douro se aliaram à sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) para a realização de uma campanha de sensibilização gratuita à população.

Uma iniciativa que, segundo estava previsto, contou com a presença de cerca de duas dezenas e meia de profissionais de saúde e que incluiu acções para avaliação da tensão arterial, colesterol, glicemia, índice de massa corporal (IMC) e ainda a realização de palestras sobre aquela que continua a ser a maior causa de morte em Portugal, o AVC.

ST, 2011-04-01
In DTM

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Unidade Local de Saúde aprovada por unanimidade no Parlamento

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 04, 2011 8:02 am

.
Decisão no próximo Governo

Saúde regional - Página 3 7330_st

Unidade Local de Saúde aprovada por unanimidade no Parlamento

O projecto de resolução que recomenda ao Governo a criação a Unidade Local de Saúde do Alto Tâmega foi aprovado por unanimidade na Assembleia da República. Mas agora, com o Governo em gestão, o mais certo é que só o próximo executivo decida sobre o cumprimento, ou não, da recomendação do parlamento.

A totalidade dos deputados da Assembleia da República aprovou, na sexta-feira da semana passada, o projecto de resolução que recomenda ao Governo a criação da ULS do Alto Tâmega. O texto final resultou da fusão das propostas de quatro partidos: PSD, PS, PCP e Os Verdes, na sequência de uma petição subscrita por cerca de seis mil pessoas.

O projecto de resolução agora aprovado solicita ao Governo a criação, no prazo de 30 dias, de uma comissão que, no prazo máximo de 90 dias, estude e proponha os moldes de funcionamento da ULS, nomeadamente a nível administrativo e financeiro. De acordo com o texto aprovado, a ULS funcionará, como defendia o PCP, durante um período de transição de dois anos, em termos clínicos, técnicos e logísticos, em articulação com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Além disso, o projecto de resolução recomenda ainda, como constava da proposta do PS, que sejam implementadas, no prazo de 60 dias, medidas que dêem “resposta imediata às carências de recursos humanos e à ausência de investimentos” no hospital de Chaves.

Em conferência de imprensa, na segunda-feira passada, o deputado à Assembleia da República e um dos subscritores do projecto de resolução aprovado, o social-democrata António Cabeleira, defendeu que esta aprovação unânime é “uma coisa muito boa para as população do Alto Tâmega”. Isto porque, justificou, “o que se espera de um Estado de direito é que cumpra as resoluções da Assembleia da República”. Por outro lado, Cabeleira lembra que, se a recomendação for “ignorada”, as populações terão “margem de manobra” para se manifestar a favor da sua implementação.

Na opinião do deputado, que mantém também o cargo de verea-dor na autarquia flaviense, a ac-tual ministra da Saúde tem “legitimidade” de fazer cumprir o projecto de resolução, nomeadamente para despachar a favor da criação do grupo de trabalho que vai definir os moldes da estrutura. “Isso é uma acto de gestão, se entender a senhora ministra pode muito bem fazê-lo”, defende Cabeleira.

Se o próximo Governo eleito for do PSD, Cabeleira acredita que a ULS venha mesmo a ser criada. “A actual direcção do PSD defende a estruturação do território em unidades locais de saúde e de hospitais centrais”, concluiu.

Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2011-04-04

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Utentes encontraram as portas dos centros de saúde de Bragança fechadas

Mensagem por Joao Ruiz Sex Abr 08, 2011 10:29 am

.
A confusão está instalada

Saúde regional - Página 3 Centrosaudestamaria

Utentes encontraram as portas dos centros de saúde de Bragança fechadas

Confusão nos centros de saúde da cidade de Bragança. Os três seguranças que prestavam ali serviço queixam-se de terem sido despedidos na última quarta-feira à tarde, por telefone, sem mais explicações.

Enquanto não receberem uma comunicação oficial, por carta, garantem que se vão continuar a apresentar ao serviço, apesar de não cumprirem funções.

Esta manhã, o centro de saúde da Sé, funcionários e utentes depararam-se com as portas fechadas.
Esta manhã, o repórter Paulo Afonso relatava assim o cenário ali vivido.

“A confusão está instalada, embora nesta altura (8h50m) o centro já tenha as portas abertas, mas porque uma funcionária, casualmente, passou por aqui e viu cerca de uma dezena de pessoas à espera que as portas abrissem. Na origem disto estará o despedimento, feito, segundo um dos funcionários da Comansegur, de Oliveira de Azeméis, que foram os três seguranças dos dois centros de saúde da cidade despedidos por telefone.”

Hugo Bragança foi um dos seguranças alegadamente despedidos.
Garante que toda a gente foi apanhada de surpresa.

“Pelos vistos. As auxiliares chegaram, as administrativas chegaram, a telefonista chegou e ninguém sabia de nada. Também os médicos. Foi exactamente igual com os três”, garante.
Mas também os utentes estranharam as portas fechadas.

“Não sabia de nada. Só agora ouvi falar. Foi uma senhora que abriu as portas”, diz uma utente de Valverde. “Sim, estavam as portas fechadas e só dali a um bocado é que uma senhora as abriu”, conta outra utente.
A situação é assim nos dois centros de saúde da cidade.

Tentámos já obter uma reacção de Vítor Alves, o director do Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste, mas que até ao momento não respondeu aos nossos contactos.

Vamos continuar a tentar obter uma reacção a esta situação.Recorde-se que alguns funcionários de empresas sub-contratadas pelos ACES estão sem receber há três meses.
Uma situação que ainda se mantém


Brigantia, 2011-04-08
In DTM

Saúde regional - Página 3 Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Duas doentes infetadas com legionella no hospital de Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Sáb maio 14, 2011 10:20 am

.
Legionella na água do hospital

Saúde regional - Página 3 Hdb_2010_urgencia

Duas doentes infetadas com legionella no hospital de Bragança

Duas doentes foram infetadas no hospital de Bragança pela bactéria da legionella presente na água de um dos pisos da unidade hospitalar que já procedeu à desinfeção das canalizações, confirmou hoje à Lusa o gabinete de comunicação.

De acordo com a fonte, uma das mulheres, com 42 anos, está internada nos cuidados intermédios com «prognóstico reservado» e a outra, com mais de 60 anos, já teve alta.

Foi esta última mulher que levou ao diagnóstico e à confirmação da presença da bateria da legionella na água do hospital, segundo o gabinete de Comunicação do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE), de que faz parte a unidade de Bragança.

Lusa, 2011-05-14

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Avaliação do Risco Cardiovascular Global

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 16, 2011 8:35 am

.
Rastreio à população

Saúde regional - Página 3 Mes_coracao


Avaliação do Risco Cardiovascular Global

O aumento da esperança média de vida em associação com as alterações económicas, sociais e culturais e, em particular, o aumento recente e rápido da obesidade e diabetes, fazem da doença cardiovascular a principal causa mundial de mortalidade e a principal causa global de incapacidade.

A identificação precoce dos indivíduos em risco associada a cuidados de saúde adequados para minimização do risco, assume vital importância para diminuir o risco de morbilidade e mortalidade e parar a evolução da doença.

Neste sentido, aproveitando o mês de Maio “Mês do Coração”, a UCC de Santa Marta de Penaguião, em parceria com a autarquia e Rede Social local, irá proceder à Avaliação do Risco Cardiovascular Global dirigido à população adulta do concelho.

A actividade decorrerá de 16 a 27 de Maio, das 16 às 20 horas, nas diferentes freguesias, (conforme calendário) proporcionando desta forma maior proximidade com a população.

Freguesia da Cumieira – 16 de Maio – EB1 do Assento
Freguesia de Louredo – 17 de Maio – Sede da Junta de Freguesia
Freguesia de Fornelos – 18 de Maio – Extensão de Saúde
Freguesia de Medrões – 19 de Maio – Sede da Junta de Freguesia
Freguesia de Sanhoane – 20 de Maio – Sede da Junta de Freguesia
Freguesia de Fontes – 23 de Maio – Extensão de Saúde
Freguesia de São João de Lobrigos – 24 de Maio – Extensão de Saúde
Freguesia de Alvações do Corgo – 25 de Maio – Extensão de Saúde
Freguesia de São Miguel de Lobrigos – 26 de Maio – Auditório Municipal
Freguesia de Sever – 27 de Maio – Sede da Junta de Freguesia


, 2011-05-16
In DTM

Saúde regional - Página 3 00021722

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty UCC vai criar 40 postos de trabalho

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 30, 2011 7:16 am

.
Cuidados Continuados

Saúde regional - Página 3 Ucc_montalegre

UCC vai criar 40 postos de trabalho

A Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Montalegre, um investimento de 3,6 milhões de euros, vai criar 40 postos de trabalho diretos e deverá começar a acolher utentes no início de 2012.

Para o presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues, esta infraestrutura é um «imperativo moral» para a região porque cria 40 postos de trabalho diretos e melhora «significativamente» a prestação de cuidados de saúde à população.

A futura UCC de Montalegre terá capacidade para acolher 40 utentes, entre os quais 30 de longa duração e 10 de média duração.

Além disso, irá criar 40 postos de trabalho diretos divididos entre enfermeiros, técnicos superiores e auxiliares de ação médica.

De forma indireta, esta estrutura de saúde vai ainda criar \"alguns\" postos de trabalho relacionados com o fornecimento de refeições, lavagem de roupa e terapia da fala.

\"Esta é uma forma de fixar as pessoas no concelho e evitar a emigração ou a fuga para o litoral\", frisou o autarca.

Esta região, acrescentou, não tem \"grandes oportunidades\" profissionais, pelo que as pessoas saem do concelho e com esta obra estamos a \"ajudar\" a fixar 40 famílias.

Situada nas imediações do centro escolar, num terreno da Misericórdia, a Unidade de Cuidados Continuados irá servir, no futuro, o novo lar da terceira idade, projeto integrado na regeneração urbana da vila.

Dos 3,6 milhões de euros, valor da infraestrutura, o Governo irá comparticipar 750 mil euros.

Fernando Rodrigues salientou que, além deste valor, o Governo garantiu um acordo de cooperação que assegura o funcionamento com financiamento de \"cerca de 87 euros\" por utente de média duração e \"cerca de 58 euros\" por doente de longa duração por dia.

O investimento nesta estrutura é, segundo o edil, um \"enorme esforço\" financeiro, mas \"não afeta as contas da autarquia\".

Ressalvando que as rendas provenientes do parque eólico, 40 mil euros/mês, vão \"saldar\" todas as despesas da construção da UCC e permitir outros encargos nesta área.

Apesar do \"grande\" encargo financeiro, o autarca adiantou que investir nesta obra é uma forma de \"libertar\" camas nos hospitais e prestar um serviço \"necessário\" a uma população envelhecida.

Lusa, 2011-05-29
In DN

Saúde regional - Página 3 Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Legionella volta a matar no hospital de Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jun 21, 2011 8:46 am

.
Foco de infecção no quarto piso

Saúde regional - Página 3 Hdb_obras3

Legionella volta a matar no hospital de Bragança

Já são duas vítimas mortais registadas no hospital de Bragança devido a pneumonia provocada pela bactéria legionella.A última foi um homem de 87 anos, que morreu no passado sábado. Tinha 87 anos e morreu depois de ter estado internado duas vezes no hospital de Bragança.

Em Maio, pouco depois de ter sido público que havia um foco de infecção no quarto piso da unidade hospitalar de Bragança, o homem deu entrada no hospital com queixas que nada tinham a ver com problemas respiratórios.

Teve alta três semanas depois, mas acabaria por regressar ao hospital já com sintomas de pneumonia apenas quatro dias depois. Fragilizado, com problemas de imunidade, acabaria por falecer menos de 48 horas depois, no último sábado, vítima de pneumonia provocada pela bactéria legionella.

É a segunda vítima mortal desde o final de Abril, altura em que se registou o primeiro caso naquela unidade de saúde.Para já, a administração do Centro Hospitalar do Nordeste mantém-se em silêncio, remetendo mais esclarecimentos para um comunicado a divulgar esta terça-feira.

Ainda não são conhecidas as análises feitas ao sistema de canalização do quarto piso, que se provou estar infectado com a bactéria, depois das duas operações de desinfecção levadas a cabo após o aparecimento dos dois primeiros casos, sendo que um deles se revelou mortal.

No entanto, o quarto piso deverá ser evacuado já nos próximos dias.

Brigantia, 2011-06-21
In DTM

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty CHNE implementa terapias não convencionais em doentes psiquiátricos

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jul 04, 2011 6:15 am

.
Doentes de evolução prolongada


Saúde regional - Página 3 Hdb_obras3

CHNE implementa terapias não convencionais em doentes psiquiátricos

As terapias não convencionais têm estado a ter resultados positivos em doentes psiquiátricos do Centro Hospitalar do Nordeste.Os 40 utentes da Unidade de Doentes de Evolução Prolongada estão a ser alvo de um plano terapêutico que recorre a este tipo de terapias.

Os jogos tradicionais são uma forma de promover a socialização, integração e desenvolvimento físico e emocional, valorizando as relações interpessoais, os desafios em grupo e a auto-estima.

Os benefícios são comprovados pelos técnicos que acompanham diariamente estes doentes.“Ao nível do comportamento eles ficam mais calmos e conseguem interagir melhor. Não estão tão sujeitos à monotonia e ao sedentarismo de estarem sempre sentados a ver televisão ou a dormir” refere Sérgio Barrios, técnico de desporto, que falava à margem de uma jornada de jogos tradicionais organizada em parceria com outras instituições sociais da cidade de Bragança.

Já a enfermeira responsável pela unidade, diz que estas terapias promovem um estilo de vida mais saudável contribuindo até para a redução do tratamento com recurso a fármacos.“Desta forma eles gastam as energias cumuladas que estas doenças lhes causam.

Notamos que há uma melhor absorção da terapêutica que lhes está prescrita clinicamente” afirma Fátima Geraldes.O director clinico do CHNE salienta as mais-valias deste plano terapêutico.“Quando as pessoas estão um pouco afastadas da vida real, não tendo capacidade para se autonomizarem, entendemos que era importante desenvolver estas actividades dentro do artesanato e desporto para os tirar deste ambiente fechado onde têm de estar para que eles tenham uma vida o mais normal possível dentro das suas próprias incapacidades” refere Sampaio da Veiga.

A Unidade de Doentes de Evolução Prolongada do CHNE acolhe actualmente 40 doentes psiquiátricos.


Brigantia, 2011-07-04
In DTM

Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Maternidade de Bragança entre as melhores do país

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jul 19, 2011 11:05 am

.
Entre os 9 melhores classificados

Saúde regional - Página 3 Hdb_me

Maternidade de Bragança entre as melhores do país

O serviço de ginecologia, obstetrícia e pediatria do Centro Hospitalar do Nordeste é um dos melhores do país.

A Entidade Reguladora da Saúde analisou 53 serviços públicos e privados e este ficou entre os nove melhores classificados juntamente com os centros hospitalares de Lisboa Central, Vila Nova de Gaia, Entre Douro e Vouga, Universitário de Coimbra, S. João e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

“Há uma série de parâmetros de avaliação que tem a ver com exames, acompanhamento, complicações, avaliação. As informações são recolhidas e enviadas para a entidade e nós cumprimos rigorosamente todos os parâmetros” refere o director clínico, salientando que “nós já estávamos a cumpri-los mas introduzimos algumas melhorias que levaram a este resultado”.

Sampaio da Veiga realça que este desempenho só prova que a centralização do bloco de partos em Bragança foi uma medida acertada.“Não quero abrir feridas do passado mas nós tivemos alguma dificuldade em gerir este serviço de modo que desse segurança, confiança e qualidade a todas as grávidas” afirma.

“Com este resultado significa que estamos no bom caminho pois ao fim de algum tempo tivemos a prova que nós estávamos certos em centralizar em Bragança o bloco de partos” acrescenta.

O responsável espera que com a criação da Unidade Local de Saúde haja uma maior referenciação de grávidas dos centros de saúde para o hospital de Bragança.“Esperemos que as pessoas se preocupem em encaminhar as grávidas para a própria terra porque neste momento nós temos todo o apoio indispensável que qualquer grávida precisa e por isso não faz sentido que as pessoas se desloquem” considera.

Abaixo da média, nesta classificação, mesmo tendo nota positiva, ficaram os Centros Hospitalares de Setúbal, de Lisboa Ocidental, Médio Tejo e do Porto.

Brigantia, 2011-07-19
In DTM

Saúde regional - Página 3 00020398

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Cateter esquecido no braço de criança

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jul 29, 2011 3:32 am

.
Familiares suspeitam de negligência

Saúde regional - Página 3 Hdb_me

Cateter esquecido no braço de criança

Uma criança de dois anos ficou com um cateter alojado no antebraço, alegadamente por ter sido mal retirado, depois de ter estado internada no Hospital de Bragança. A família já apresentou queixa no Gabinete de Utente do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE) e pondera avançar com uma acção judicial.

Na noite de quarta para quinta-feira, a menina, com dois anos e 10 meses, chegou ao serviço de urgência apresentando febre, tosse e expectoração. Ficou em observação durante a noite e acabou por ser internada no serviço de pediatria onde teve necessidade de receber antipiréticos por via venosa, através do uso de um cateter.
Sexta-feira teve alta de manhã e antes de sair, o pai, Paulo Peres, acompanhou a filha à sala de tratamentos para retirar o cateter do pulso esquerdo. Conta que viu “só uma pontinha cortada e a gaze estava manchada com sangue. Ou seja a parte de dentro não saiu, faltava ali qualquer coisa”.
Pediu explicações à enfermeira que lhe terá respondido que teria “caído para o chão”, mas Paulo Peres garante que não viu nada. Por isso exigiu que fosse feita uma radiografia.

A criança acabou por ser transferida para o Hospital de S. João no Porto. A intervenção teve de ser feita noutra unidade porque os cirurgiões no Hospital de Bragança informaram que “a cirurgia teria de ser feita com recurso a anestesia geral e que se surgissem complicações não havia cirurgião vascular”.

No Porto, os cirurgiões também não conseguiram retirar o cateter porque segundo explicaram aos pais seria “demasiado fino e estava difundido com os tecidos”. No entanto, esclareceram que não causaria grandes problemas e que poderiam ocorrer duas situações: “ficar lá para sempre e ser absorvido pelo organismo ou manifestar-se mais tarde através de um calo e aí regressar à cirurgia para ser removido”.
Director clínico do CHNE
anuncia abertura de processo de averiguações

Segundo Paulo Peres, os profissionais terão dito ainda que este problema poderia ter resultado de um defeito do material, situação que os pais da criança querem ver agora esclarecido. Por isso, já apresentaram uma queixa no Gabinete do Utente do CHNE porque querem apurar os responsáveis pelo sucedido. Mas ponderam também avançar com uma acção judicial. “Estou a organizar-me psicologicamente para fazer as coisas da melhor maneira” refere Paulo Peres.

Contactado pelo Jornal NORDESTE, o director clínico do CHNE não quis fazer comentários até haver conclusões de um inquérito que vai mandar instaurar. Sampaio da Veiga garante que a situação vai ser esclarecida. “O processo de averiguações deverá estar concluído dentro de 10 dias e os pais da criança serão os primeiros a ter conhecimento dos resultados”, assegura o responsável.

Sandra Bento, Jornal Nordeste, 2011-07-29
In DTM

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Cuidados continuados avançam em Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Ter Ago 16, 2011 5:17 pm

.
«Temos previstas 30 camas»

Cuidados continuados avançam em Bragança

5,4 milhões de euros do FEDER foram ontem atribuídos a dois projectos que vão ser levados a cabo na cidade de Bragança. A maior fatia, cerca de 2,8 milhões, são direccionados para a reconversão urbanística do Forte S. João de Deus e onde ficará instalado o novo edifício da câmara municipal.

Vai ser feita em duas fases. “A primeira fase engloba a modernização dos edifícios do município no sentido de assegurar uma resposta mais célere, com mais quantidade e dignidade aos cidadãos” refere o presidente da câmara.

“O projecto é diferenciador porque aposta na sustentabilidade em termos da edificação e pretende ser um edifício demonstrativo de boas práticas” acrescenta Jorge Nunes.

A reconversão urbanística do Forte S. João de Deus está orçada em 10,36 milhões de euros para os quais há mais uma candidatura a financiamento que ainda aguarda resposta.

Esta primeira fase, que já está a concurso, deve estar concluída em 2013.A segunda fatia, de 2,6 milhões de euros, é para financiar a construção de uma unidade de cuidados continuados.

Um projecto da Santa Casa da Misericórdia de Bragança que para o provedor vem colmatar uma lacuna do concelho.“Há muitas carências a este nível pois Bragança não tem uma unidade de cuidados continuados.

Todos os doentes de Bragança que têm alta hospitalar têm de se deslocar para fora do concelho” afirma Eleutério Alves que está ainda a ponderar disponibilizar algumas camas para cuidados paliativos.

“Neste momento nós temos previstas 30 camas para cuidados de longa duração, 15 para média duração e outras 15 para convalescença, mas destas 15 para convalescença pode ser que oito ou nove passassem para cuidados paliativos pois também é uma necessidade e uma oferta que o distrito tem pouco”.

Este projecto, que vai criar 80 postos de trabalho, representa um investimento de 4,7 milhões de euros.A assinatura destes contratos de financiamento foi feita pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Carlos Lage salienta que a câmara de Bragança teve acesso a este financiamento através da Bolsa de Mérito.
“Estes projectos evidenciam bem a qualidade das intervenções que vão ser feitas e Bragança é manifestamente um dos casos de sucesso no que diz respeito à captação dos fundos e à sua boa utilização” afirma.

Brigantia, 2011-08-15
In DTM


Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Investimento de 42 milhões de euros

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 17, 2011 6:08 am

.
Investimento de 42 milhões de euros

Novo hospital de Lamego deverá entrar em funcionamento em janeiro de 2012

O Hospital de Lamego, um projeto «inovador» que assenta nos serviços de ambulatório e representa um investimento de 42 milhões de euros, deverá entrar em funcionamento em janeiro de 2012, disse hoje fonte hospitalar.

O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), Carlos Vaz, afirmou à Agência Lusa que a obra de construção civil está praticamente concluída e que já foram abertos os concursos públicos internacionais para a aquisição dos equipamentos.

Este hospital, que fica situado junto ao nó da autoestrada A24, vai dispor de cirurgia de ambulatório (três salas operatórias), além de consulta externa (14 gabinetes), urgência básica, hospital de dia e visitas domiciliárias.

Lusa, 2011-08-16

Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Saúde regional - Página 3 Empty Re: Saúde regional

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos