Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"A situação da Grécia não pode ser comparada de todo com nenhum outro país"

Ir para baixo

"A situação da Grécia não pode ser comparada de todo com nenhum outro país" Empty "A situação da Grécia não pode ser comparada de todo com nenhum outro país"

Mensagem por Vitor mango Ter Abr 20, 2010 1:00 pm

"A situação da Grécia não pode ser comparada de todo com nenhum outro país"
O ministro alemão das Finanças rejeita frontalmente as comparações que diversos economistas têm feito entre a Grécia e Portugal ou Espanha. Em entrevista à revista "Der Spiegel", Wolfgang Schaeuble diz que essas comparações não são fundadas e correm o risco de apenas servirem os interesses de especuladores menos escrupulosos.
Eva Gaspar
egaspar@negocios.pt

O ministro alemão das Finanças rejeita frontalmente as comparações que diversos economistas têm feito entre a Grécia e Portugal ou Espanha. Em entrevista à revista “Der Spiegel”, Wolfgang Schaeuble diz que essas comparações não são fundadas e correm o risco de apenas servirem os interesses de especuladores menos escrupulosos.

“Creio que esses economistas ainda não perceberam que estão a alimentar os negócios de especuladores com intenções duvidosas”, afirma o ministro, para logo sublinhar que “a situação da Grécia não pode ser comparada de todo com nenhum outro país”.

Em Atenas, explica, “há problemas recorrentes com os números (relativos ao endividamento) e devíamos questionar-nos se as autoridades estatísticas europeias não deveriam ter reparado neles antes”.

Questionado sobre se, depois da Grécia, a Alemanha estará disposta a ajudar outros países, designadamente Portugal, o ministro alemão diz que não vai alimentar especulações. “Não há qualquer indicação de que isso venha a acontecer, e essa é a razão por que nenhum ministro das Finanças responsável se disporá a responder a essa pergunta especulativa. Se o fizesse, não estaria a fazer bem o seu trabalho”.

Ainda assim, reconhece que a Europa tem de saber prevenir “riscos sistémicos”, e que o quadro legal para o fazer existe – é o Pacto de Estabilidade e Crescimento, que prevê sanções pesadas para quem se endivide em demasiada – que tem, no entanto, de ser afinado e agilizado.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117542

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos