Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

25 de Abril: A revolução vista por uma espanhola

2 participantes

Ir para baixo

25 de Abril: A revolução vista por uma espanhola Empty 25 de Abril: A revolução vista por uma espanhola

Mensagem por Vitor mango Sáb maio 01, 2010 12:30 am

25 de Abril: A revolução vista por uma espanhola
Elvira Martín Isabel, Madrid

A 25 de Abril de 1974, eu estava em França e estava a estudar no Ensino Medio num “Lycée”. Morava en Grenoble com a minha familia porque o meu pai era um exilado politico e fazia uns anos que estavámos todos lá.

O meu pai também era um activista politico activo em França porque em Espanha ainda governava Franco. Mas nessa altura estava muito doente e os espanhois esperavam com muita impaciência o desenvolvimento dos acontecimentos.

A comunidade espanhola activa politicamente viveu a “Revolução dos cravos” em Portugal como uma revolução própria, como se nós fossemos portugueses e estivessemos em Lisboa no meio de toda aquela efeverscência histórica, social, humana...

Em Grenoble, muitas comunidades estrangeiras de emigrantes, filhos de emigrantes, espanhóis exilados no tempo da guerra civil (1936-1939), os seus filhos, outros exilados mais novos, a minha famlia, eu própria, estudantes de todas as nacionalidades, e também muitos franceses, vivemos dias imensamente activos a fazer manifestações, encontros politicos, reuniões de amigos e muitas actividades culturales (música, dança, cinema...)

Para nós, espanhóis, isto era a premonição que também a situação iria a mudar em breve em Espanha e a nossa impaciência era enorme.

Mas não precisámos de esperar muito tempo já que a 20 Novembro 1975, Franco delega o poder e o processo democrático começou em Espanha.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117542

Ir para o topo Ir para baixo

25 de Abril: A revolução vista por uma espanhola Empty Re: 25 de Abril: A revolução vista por uma espanhola

Mensagem por Vitor mango Sáb maio 01, 2010 12:31 am


A comunidade espanhola activa politicamente viveu a “Revolução dos cravos” em Portugal como uma revolução própria, como se nós fossemos portugueses e estivessemos em Lisboa no meio de toda aquela efeverscência histórica, social, humana...
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117542

Ir para o topo Ir para baixo

25 de Abril: A revolução vista por uma espanhola Empty Re: 25 de Abril: A revolução vista por uma espanhola

Mensagem por Joao Ruiz Sáb maio 01, 2010 8:27 am

Talvez que agora não tenham essa visão contagiante do que pareceu ser... mas não foi...

No No

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

25 de Abril: A revolução vista por uma espanhola Empty Re: 25 de Abril: A revolução vista por uma espanhola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos