Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Assinalar o aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974

2 participantes

Ir para baixo

Assinalar o aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 Empty Assinalar o aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974

Mensagem por Kllüx Ter Abr 21, 2009 9:09 am

25 de Abril: Câmara de famalicão assinala data com "Galeria dos Presidentes"



O município de Famalicão assinala o aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 com a criação da "Galeria dos Presidentes", no átrio dos Paços do Concelho, revelou hoje o presidente da autarquia.

Armindo Costa adiantou à Lusa que a galeria "presta homenagem e reconhecimento histórico aos cinco presidentes da câmara do regime democrático que lideraram a autarquia até hoje".

Cada quadro, com uma dimensão de 43 centímetros de largura por 58 de altura, reproduz a imagem dos presidentes indicando o seu nome e o período de tempo em que exerceram funções.

No caso do actual presidente social-democrata, indica o ano da primeira eleição, ficando um espaço aberto para a inclusão do ano em que deixar o cargo.

A Galeria fica patente ao público no vitral que circunda a escada, que dá acesso ao gabinete do presidente, ao salão nobre e a outros serviços municipais, que ocupam o primeiro andar do edifício desenhado pelo arquitecto Januário Godinho, em meados do século 20.

Os cinco presidentes da câmara que exerceram funções depois de 1974 são Pinheiro Braga (do MDP/CDE, que presidiu à comissão administrativa entre 1974 e as primeiras eleições autárquicas, em 1976), José Carlos Marinho (do PSD, que presidiu à autarquia entre 1976 e 1979), Antero Martins (da Aliança Democrática, uma coligação entre PSD, CDS e PPM, no período 1980-1982), Agostinho Fernandes (do PS, que presidiu à autarquia entre 1983 e 2001) e Armindo Costa (eleito pela coligação PSD-CDS, que lidera o município desde 2002, estando, agora, a concluir o seu segundo mandato).

De todos os autarcas que integram a galeria, só Pinheiro Braga faleceu.

Armindo Costa destaca ainda o facto de, em 25 anos de democracia, a Câmara Municipal de Famalicão ter sido governada por representantes de diferentes quadrantes políticos e ideológicos.



O POLVO UNIDO JÁ MAIS SERÁ PHUDIDI!!!
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Assinalar o aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 Empty Re: Assinalar o aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Ter Abr 21, 2009 9:43 am

O Povo ficou CONGELADO NO TEMPO!!!! Levou uma LAVAGEM AO CEREBRO!!! ACHAR que PSD E CDS sao a DIREITA e PS e BE , a ESQUERDA..........................e UM povo MUITO PASSIVO e que se deixa levar. e que esta FECHADO no RECTANGULO!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Assinalar o aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 Empty Re: Assinalar o aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974

Mensagem por Kllüx Qua Abr 22, 2009 7:48 pm

25 de Abril/Exposição: Jerónimo de Sousa fala de ""uma revolução inacabada"



Seixal, 22 Abr 2009

O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, inaugurou hoje uma exposição evocativa sobre o falecido dirigente comunista Álvaro Cunhal, no Seixal, defendendo que "vale a pena pensar em Abril de novo" e considerando que o 25 de Abril foi "uma revolução inacabada".

“Perante um País de desemprego, de desigualdades, de injustiças e um País menos independente, então vale a pena pensar em Abril de novo, não para fazer outro 25 de Abril - que consideramos que foi uma revolução inacabada - mas, com base na Constituição que ainda temos, era uma condição fundamental para o povo e para o País retomarem esses caminhos”, declarou à agência Lusa Jerónimo de Sousa.

Na exposição evocativa da vida e acção de Álvaro Cunhal, inaugurada hoje na galeria de exposições Augusto Cabrita (Seixal), estão expostas pela primeiras vez algumas obras do autor, nomeadamente, pinturas.

Para o secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) a exposição mostra o “contributo” de Álvaro Cunhal para a luta pelo “derrube do fascismo” e pela “conquista da democracia e da liberdade”.

Jerónimo de Sousa sublinhou o contributo teórico e militante de Álvaro Cunhal e relembrou que este “nasceu, cresceu, desenvolveu-se e concretizou-se” incorporando “sempre” a opinião e a experiência do colectivo partidário comunista.

Em declarações à Lusa, o dirigente do PCP relembrou o estado “lamentável” do País e garantiu que perante “33 anos de política de direita” que “destruiu” grande parte das conquistas de Abril é “imperiosa” a leitura e a reflexão em torno da obra e da luta à qual Álvaro Cunhal “dedicou toda a sua vida”.

Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Assinalar o aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 Empty Re: Assinalar o aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos