Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A ilusão ou 'ilusión'de Sócrates

Ir para baixo

A ilusão ou 'ilusión'de Sócrates Empty A ilusão ou 'ilusión'de Sócrates

Mensagem por Joao Ruiz Dom maio 23, 2010 9:22 am



por MARIA DE LURDES VALE
Hoje

A ilusão ou 'ilusión'de Sócrates Mariadelurdesvale

Ao contrário do que muitos portugueses pensam, falar castelhano é difícil. E, ao contrário do que muitos portugueses pensam, os espanhóis não conseguem aprender com facilidade o português... nem qualquer outro idioma. E, ao contrário do que muitos pensam, o portunhol (que é acrescentar uns is em algumas palavras em português e toca a andiar) não é um instrumento eficaz para uma correcta comunicação entre os dois povos, mas ajuda. Funciona como um adaptador, algo em que os portugueses que não temem o ridículo são exímios.

Vem esta conversa a propósito do discurso que o primeiro-ministro português fez na segunda-feira passada, em Madrid, no fórum promovido pelo diário ABC. José Sócrates falou de improviso e em "portunhol" para uma audiência maioritariamente espanhola, que en- tendeu quase tudo aquilo que este disse. Mas, mais do que a miscelânia de palavras que utilizou, interessa o que disse e como o disse.

Já defendi aqui várias vezes que o principal problema que Portugal tem em Espanha é o da imagem. Continuamos a ser uns ilustres desconhecidos e, em Madrid, existem muito poucas coisas a nosso favor.

A imprensa raramente fala do nosso país. Os principais diários olham para os portugueses com paternalismo e, exceptuando alguns suplementos esporádicos sobre viagens e o bairro alto da moda, não há nada que lhes suscite o mínimo de interesse. Também é verdade que a cultura de comunicação que existe em Portugal não é propícia a que os espanhóis falem mais e melhor de nós. Somos reservados, não gostamos de dar nas vistas, e é muito raro ver um artigo de opinião, uma entrevista ou até o contraditório por parte de um português numa qualquer notícia em que sejamos visados. É natural que Espanha, um país orgulhoso de si mesmo e com 45 milhões de pessoas, prefira olhar para si próprio ou para vizinhos mais exigentes e ricos, como por exemplo a França. Por isso, há um trabalho de afirmação em território castelhano que é preciso cultivar e desenvolver para que se saiba mais e melhor sobre os "lusos".

Estive no almoço em que José Sócrates falou sobre Portugal. Vi, como a maioria dos espanhóis que ali estavam, um primeiro-ministro orgulhoso do seu país. Firme, convincente, com bom ar. O mesmo que no dia seguinte participou num programa da manhã da TVE e que disse que estávamos na senda do progresso e do crescimento. De tal forma assim foi que houve vários jornalistas que conheço a quererem fazer reportagens sobre Portugal e a entrevistar Sócrates. A imagem passou, a mensagem também. Sócrates causou ilusión (entusiasmo) aos espanhóis, o que não é o mesmo que uma ilusão em português.

In DN

Embarassed Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos