Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Flores Comestíveis

Ir para baixo

Flores Comestíveis Empty Flores Comestíveis

Mensagem por Viriato Dom Jun 06, 2010 3:52 pm

Flores Comestíveis

Flores Comestíveis FloresComesMaio-10-.jpg+069

Salada de Alface com Capuchinhas

Como prometi, depois de falar da borragem, refiro hoje outras flores comestíveis.

O número de flores comestíveis é imenso mas menciono apenas algumas.
São comestíveis as capuchinhas, as rosas, as begónias, as calêndulas, os amores-perfeitos e as violetas (mas não as violetas africanas), os crisântemos, as flores de alfazema, as cravinas, as flores do alho e alhinho, da abóbora e da aboborinha, da rúcula, do funcho, do sabugueiro e da laranjeira.

Flores Comestíveis FloresComes-10-.jpg+031

Flores de Laranjeira


De um modo geral os vinagres e os azeites podem ser aromatizados com flores. Adicionadas às saladas torna-as mais bonitas e saborosas.
Algumas servem para cristalizar e com já disse anteriormente, aquelas que beneficiam o gosto das bebidas, podem ser introduzidas em cubos de gelo.

Comecemos pelas capuchinhas de que apresento aqui uma salada de alface com capuchinhas, uma boa utilização pelo contraste na cor e no sabor, o que se aplica a qualquer tipo de salada verde.

Flores Comestíveis FloresComesMaio-10-.jpg+040

A rosa, com as suas pétalas inteiras ou picadas, pode ser usada em saladas de frutas ou de verduras, ou em geleias. Lembro-me de há muitos anos ter feito uma geleia de pétalas de rosa que foi um sucesso. Utilize-as sobretudo nas sobremesas. Os botões de rosa podem ser conservados em vinagre como pickles ou adicionados ao chá depois de secos.
Consideram-se as variedades com flores mais escuras como tendo um gosto mais intenso.

Flores Comestíveis FlorsComes

Botões de Rosa

A calêndula (Calendula officinalis) pode dar uma cor viva e um gosto diferente às saladas. As pétalas de cor laranja podem ser metidas em leite quente, transmitindo-lhe a sua cor e sabor, sendo depois ser utilizadas em arroz, bolos, pães, quiches, omeletes, etc. São também usadas para intensificar a cor da manteiga e dos queijos. Podem apenas ser salpicadas sobre a sopa, as massas ou saladas.

As flores do alho, de todas as suas variedades (há cerca de 400 espécies) utilizam-se sobretudo em saladas, mas têm também utilização em sopas.

A lavanda (Lavandula officinalis) tem pequenas flores que servem para aromatizar pão e bolos.

As flores da abóbora e da aboborinha são muito utilizadas na cozinha italiana, sendo consumidas passadas por polme e fritas ou recheadas com queijo. Também é boa adicionada a risotos e saladas. Quem já experimentou não pode deixar de apreciar.

As pétalas do cravo e cravina são usadas em saladas de fruta ou em tartes de fruta. Servem também para aromatizar vinagres, açúcar e bebidas açucaradas. Podem igualmente ser usadas para decorar bolos, se forem pinceladas com clara de ovo e cobertas de açúcar, tal como as pétalas de rosa. O corante que se extrai delas é usado em confeitaria.

O amor-perfeito e a violeta (mas não a violeta-africana) saõ bons para adicionara a saladas, fazendo um bonito contraste ou para ser cristalizada e usada em pastelaria.

As flores de aneto ou funcho são utilizadas para pickles de vegetais.

Flores Comestíveis FloresComesMaio-10-.jpg+031

Funcho em flor

Por fim alguns conselhos. Embora pareça tudo fácil é necessário tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar nunca se devem usar flores compradas em floristas ou de proveniência desconhecida porque têm normalmente produtos químicos.

É aconselhável ter a certeza que são as flores certas e não são tóxicas.
Se puder colha-as antes de as utilizar e lave-as sempre.
Retire-lhes os estames e aproveite apenas a folha. No caso da rosa retire também a parte branca.

Não se entusiasme e consuma-as em pequena quantidade, em especial nas primeiras vezes que as experimentar.
Bom apetite!.

Publicada por Ana Marques Pereira
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos