Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise

2 participantes

Ir para baixo

in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise  Empty in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise

Mensagem por Vitor mango Sex Ago 13, 2010 1:55 am

Como muitos leitores, eu apreciei a ironia delicada, humor afiado e inteligente contos árabes destaque no editorial de Salman Masalha ("Um restaurante judeu e democrático", 09 de agosto). Mas essas virtudes não podem compensar o mal-entendido fundamental que subjaz à sua conclusão declaração: "Não existe tal coisa como um estado judeu e democrático, assim como não existe um estado muçulmano democrático". É aí que o cachorro está enterrado, para continuar as metáforas animal.
Um menino olhando sob uma bandeira de Israel

Um garoto espiando sob uma bandeira de Israel, em abril de 2010.
Foto: Reuters

Na origem desta frase encontra-se um profundo equívoco trágico que caracteriza muitas posições árabes sobre a identidade de Israel. Na exibição padrão árabe, "judeus" são comparáveis aos "cristãos" ou "muçulmanos". Em outras palavras, eles são um grupo religioso, não uma nação. E não é só os árabes que pensam desta maneira: Não há dúvida de que há centenas de anos, a identidade judaica foi percebida por judeus e não judeus primeiramente como uma identidade religiosa, e alguns ainda pensam assim.

Mas a essência da revolução sionista é a visão de que os judeus são uma nação e, como tal, têm o direito à autodeterminação nacional, num quadro político. Este princípio foi aceite pelas Nações Unidas em 29 de novembro de 1947, na sua decisão de partição Mandato Britânico da Palestina em dois estados - judeus e árabes (não judeus e muçulmanos e cristãos).

Israel se define como um Estado-nação judeu, exatamente como a Polónia se vê como uma polaca Estado-nação ea Grécia como um Estado-nação grega, ou como o Estado Palestino, quando se levanta, vai ver-se como um Estado nacional palestino.

Para ter certeza da identidade, judaica tem um componente religioso, tanto historicamente quanto em nossa realidade contemporânea - assim como há uma dimensão religiosa da identidade nacional polonesa e uma dimensão muçulmano na identidade nacional árabe (Mohammed não é percebido apenas como o profeta do Islã; Os árabes cristãos também vê-lo como um herói da nação árabe).

Um dos problemas que dificulta as tentativas de resolver o conflito israelo-palestiniano é esta questão - o fato de que o lado árabe tem dificuldade em reconhecer que os judeus, o Estado de Israel vêem como uma nação. A identidade é uma questão de auto-definição, não definição externa. Assim como os judeus não são os únicos que irão determinar se os palestinos são um povo ou não (há mais do que alguns de nós que ainda têm de ser conciliado com a existência do povo palestino), Salman Masalha não pode determinar se os judeus são um povo ou não. É uma questão de auto-determinação.

Qualquer pessoa que rejeita os judeus o direito de definir-se como uma nação lhes nega um direito humano fundamental, para que os judeus, assim como os palestinos têm direito. recusa árabe a aceitar Israel como um estado judeu atesta a algo muito profundo e preocupante: falta de vontade de aceitar o direito do povo judeu à autodeterminação.

Porque o que está em causa a identidade nacional, não a identidade religiosa, não pode certamente ser um Estado judeu democrático, assim como pode haver um Estado árabe democrático. Que, aliás, é o que está escrito na Constituição do Líbano, um Estado árabe que, para todos os seus problemas, mantém um sistema político baseado em eleições e dos princípios democráticos.

Cláusula B do Preâmbulo da Constituição libanesa declara: "O Líbano é árabe em sua identidade e suas associações." D cláusula estipula: "As pessoas são a fonte de autoridade e soberania". Em outras palavras, o Líbano se vê como um estado, árabe democrático.

As constituições da Síria e do Egito também definem a identidade de seus países ", como árabes e seus sistemas de governo mais democrático. Embora haja, no mínimo, os problemas com o aspecto democrático dos regimes destes países, é no entanto claro que os redatores das constituições sírios e egípcios acreditavam que, em princípio, não há contradição em ser um estado árabe e democrático.

E assim, árabes e democrático é bom, mas judeu e democrático, não é? No meu dicionário, há um cheiro de racismo nesta distinção.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117551

Ir para o topo Ir para baixo

in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise  Empty Re: in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise

Mensagem por Vitor mango Sex Ago 13, 2010 1:58 am

só tenho uma duvida ou certeza
É que os arabes nao aceitam um estado Judaico por segurança já que os Judeus ate agora só aceitam no seu " estado naçao " Judeus com estatuto de judeus os naos judeus nao teem a plenitude de cidadãos
Esse é o ponto na ferida
Em Portugal Um preto amarelo pandeleiro machaop machsita ou arabe tem o estatuto unico de
Cidadao Portuguez
Em Israel nem pensar



Um arabe nascido em Israel jamais sera cidadao Israelita mas um judeu nascido em NY tem uma cidadania em 5 minutos
Porra pah é isto que os arabes contestam
esse o nervo do assunto
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117551

Ir para o topo Ir para baixo

in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise  Empty Re: in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise

Mensagem por Joao Ruiz Sex Ago 13, 2010 4:50 am

Vitor mango escreveu:só tenho uma duvida ou certeza
É que os arabes nao aceitam um estado Judaico por segurança já que os Judeus ate agora só aceitam no seu " estado naçao " Judeus com estatuto de judeus os naos judeus nao teem a plenitude de cidadãos
Esse é o ponto na ferida
Em Portugal Um preto amarelo pandeleiro machaop machsita ou arabe tem o estatuto unico de
Cidadao Portuguez
Em Israel nem pensar



Um arabe nascido em Israel jamais sera cidadao Israelita mas um judeu nascido em NY tem uma cidadania em 5 minutos
Porra pah é isto que os arabes contestam
esse o nervo do assunto

Acho que não percebeu nada de nada do texto!

Para ter certeza da identidade, judaica tem um componente religioso, tanto historicamente quanto em nossa realidade contemporânea - assim como há uma dimensão religiosa da identidade nacional polonesa e uma dimensão muçulmano na identidade nacional árabe (Mohammed não é percebido apenas como o profeta do Islã; Os árabes cristãos também vê-lo como um herói da nação árabe).

O que é dito aí, de maneira bem clara, é que qualquer povo tem direito a definir a sua identidade nacional como bem entenda, incluindo a componente religiosa e que, dentro da sua área, agirá de acordo com essa mesma identidade.

Israel não concede cidadania a determinadas origens, do mesmo modo que a judeus, muitos são os que fazem o mesmo.

Amor com amor se paga, não é assim que reza o ditado?!?!


Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise  Empty Re: in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise

Mensagem por Vitor mango Sex Ago 13, 2010 5:59 am


Israel não concede cidadania a determinadas origens, do mesmo modo que a judeus, muitos são os que fazem o mesmo.

Elites e getos ja nao sao aceites no mundo moderno e percorrido por avioes a jacto
Alias foi o JR que nao percebeu nada do que la esta escrito
Ou seja
Quem nasce num pais nada tem a prestar contas ás divindades


Num mundo globalizado nenhum povo tem o direito por exemplo de poluir o ar que é de outros ou o mar ou as aguas ou ..ou..ou..
A apartahid
Racismo
Coloniasmo
Muros
campos de concentração
Matança sem julgamentos sao próprios de países selvagens e meu caro JR o Bush invadiu o Iraque porque diz<ia que o Saddan era um assassino quando foi ele o mais fascinora moderno


Repito ate á exaustão

jamais viu o mango a bater palamas a fascinop
ras ou a Mistico com o livro sagrado alto e a na matança
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117551

Ir para o topo Ir para baixo

in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise  Empty Re: in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise

Mensagem por Joao Ruiz Sex Ago 13, 2010 8:48 am

Alias foi o JR que nao percebeu nada do que la esta escrito
Ou seja
Quem nasce num pais nada tem a prestar contas ás divindades

Eu sei, eu sei, que essa é a interpretação que faz sempre, de qualquer coisa escrita sobre judeus, ainda que feito um paralelismo com outras situações idênticas.

Quem nasce num país de direito, é o único a ter o privilégio da respectiva cidadania, dê as voltas que der ao assunto.

As divindades mais não são que algo, idealizado muito acima da imperfeição humana, a que humanos se agarram, em horas aflitivas e que são cultuados como uma referência toda poderosa. Mal não viria ao mundo, se o homem não exacerbasse tal poder e influência, nem dela usasse e abusasse desenfreadamente.

Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise  Empty Re: in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise

Mensagem por Vitor mango Sex Ago 13, 2010 9:01 am

João Ruiz escreveu:
Alias foi o JR que nao percebeu nada do que la esta escrito
Ou seja
Quem nasce num pais nada tem a prestar contas ás divindades

Eu sei, eu sei, que essa é a interpretação que faz sempre, de qualquer coisa escrita sobre judeus, ainda que feito um paralelismo com outras situações idênticas.

Quem nasce num país de direito, é o único a ter o privilégio da respectiva cidadania, dê as voltas que der ao assunto.

As divindades mais não são que algo, idealizado muito acima da imperfeição humana, a que humanos se agarram, em horas aflitivas e que são cultuados como uma referência toda poderosa. Mal não viria ao mundo, se o homem não exacerbasse tal poder e influência, nem dela usasse e abusasse desenfreadamente.

Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

passando por cima do p'assaporte gostaria de cointar esta historia que ja conte para ai umas 300 vezes

A minha padeira roba-me no peso
mas um dia eu apareci la com ar de...
e vomitei
Oh dona nJulia sabe que tive u8m SONHO?
e ela ?
teve um Sonho ?
DSim tinha morrido !
Credo !v - e pensou isso ?
Ena pah cheguei ao ceu e quem vinha a correr para me dar um abraço
O S. Pedro D. Julia

e o S. Pierre volta-se para mim e dispara
Oh mango ainda berm que apARECES ...SABIAS QUE a D. Julia nte andava a roubar no peso do pão
????????????????????????

ena pah a gaja ficou azul e verde
Depois eram so mimos
OH xou mango hoje vai um pao a mais
Hoje vai um bolinho da festa gratis
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117551

Ir para o topo Ir para baixo

in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise  Empty Re: in haaretz e a discussao sobre estados religiosos ...o titulo é meu VM e achei deveras interessante a analise

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos