Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ciganos romenos: um problema pan-europeu

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Ciganos romenos: um problema pan-europeu - Página 2 Empty Ciganos romenos: um problema pan-europeu

Mensagem por Vitor mango Sáb Ago 28, 2010 1:31 am

Relembrando a primeira mensagem :

Ciganos romenos: um problema pan-europeu

por Corneliu Popa, correspondente da Rádio Roménia
Ciganos romenos: um problema pan-europeu

Os repatriamentos, em curso, dos ciganos romenos e búlgaros de França fizeram correr rios de tinta e levantaram questões jurídicas e morais que prometem dominar o debate europeu nos próximos meses.

Até final de Agosto, cerca de 950 ciganos romenos terão sido recambiados para o país de origem, mas sem proibição de viajar ou de regressar a França. Sem empregos, sem recursos próprios e sem apoios da segurança social romena, muitos dos ciganos repatriados decidirão que não compensa ficar na Roménia, um dos países mais afectados pela crise económica que abala o mundo. À saída de França receberam 300 euros por adulto e 100 euros por menor, que alguns consideraram como um subsídio de férias para visitar a família enquanto preparam o regresso ao Ocidente.

Durante décadas de ditadura comunista, os ciganos foram marginalizados e quase apagados do mapa demográfico da Roménia. O Estado comunista, opressor, obrigou-os a uma integração social forçada, que lhes serviu de argumento para exigirem, depois da Revolução de 1989, direitos suplementares. A própria França liderou, nos anos 90, as vozes que defendiam com veemência os direitos dos ciganos romenos.

No meio da euforia democrática e no estilo próprio da sua cultura, os ciganos romenos designaram o seu rei, o seu imperador, fundaram um partido político e até acederam ao Parlamento, onde ainda ocupam um lugar cativo, como acontece, aliás, com todas as minorias étnicas da Roménia. Com a abertura das fronteiras e a adesão da Roménia à UE, depressa descobriram, como declarava um dos repatriados da semana passada, que "mais vale ser mendigo no estrangeiro do que trabalhar na Roménia". Às dificuldades económicas e de integração da comunidade cigana, acrescenta-se o estigma social que associa a palavra "cigano" a "mendigo" e/ou a "ladrão". Um estudo de 2009 revela que sete em dez romenos não gostariam de ter ciganos na família.

Perante um desafio tão complexo, as autoridades romenas encolhem os ombros, impotentes, e apelam a uma solução mais ampla, europeia. O certo é que a França já está a condicionar a eventual adesão da Roménia ao Espaço Schengen à resolução da questão cigana.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo


Ciganos romenos: um problema pan-europeu - Página 2 Empty Re: Ciganos romenos: um problema pan-europeu

Mensagem por Vitor mango Seg Ago 30, 2010 12:12 pm

Vagueante escreveu:Acabo de enviar um comentário que me demorou cerca de uma hora a escrever no tópico sobre os ciganos.
como esse comentário não ficou visível, acrescentei outro comentário a informar da situação.
Também não ficou visível.
O que estará a acontecer?

caro vaguieante ando ja de lampiao na cata do artigo
calma
ele vai aparecer
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Ciganos romenos: um problema pan-europeu - Página 2 Empty Re: Ciganos romenos: um problema pan-europeu

Mensagem por Vitor mango Seg Ago 30, 2010 12:20 pm

Vitor mango escreveu:
Vagueante escreveu:Acabo de enviar um comentário que me demorou cerca de uma hora a escrever no tópico sobre os ciganos.
como esse comentário não ficou visível, acrescentei outro comentário a informar da situação.
Também não ficou visível.
O que estará a acontecer?

caro vaguieante ando ja de lampiao na cata do artigo
calma
ele vai aparecer
o problema é que nao sei qual é mas
mas faça o seguinte
Clique la em cima
Membros
Depois em cima do seu avatar
depois no lado direito
Todas as mensagens do vagueante

Estao la todas as que meteu no vaguaendo só tem que fazer copy e traze-la para aqui ou para onde desejar

-------------------------------------------------------------------------------

https://vagueando.forumeiros.com/search.forum?search_author=Vagueante&show_results=posts
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Ciganos romenos: um problema pan-europeu - Página 2 Empty Re: Ciganos romenos: um problema pan-europeu

Mensagem por Vagueante Seg Ago 30, 2010 3:16 pm

Vitor mango escreveu:
Vitor mango escreveu:
Vagueante escreveu:Acabo de enviar um comentário que me demorou cerca de uma hora a escrever no tópico sobre os ciganos.
como esse comentário não ficou visível, acrescentei outro comentário a informar da situação.
Também não ficou visível.
O que estará a acontecer?

caro vaguieante ando ja de lampiao na cata do artigo
calma
ele vai aparecer
o problema é que nao sei qual é mas
mas faça o seguinte
Clique la em cima
Membros
Depois em cima do seu avatar
depois no lado direito
Todas as mensagens do vagueante

Estao la todas as que meteu no vaguaendo só tem que fazer copy e traze-la para aqui ou para onde desejar

-------------------------------------------------------------------------------

https://vagueando.forumeiros.com/search.forum?search_author=Vagueante&show_results=posts

Já tinha feito aquilo que aqui me diz sem encontrar as mensagens.
Voltei lá agora e continuam a não aparecer.
Aproveito para informar que já não é a primeira vez e que eu não tenho cura. É que em qualquer dos casos em que as mensagens não apareceram, não tive o cuidado necessário de as salvaguardar antes de as submeter.
Vou ver se da próxima vez não me esqueço.
Um abraço

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Ciganos romenos: um problema pan-europeu - Página 2 Empty Re: Ciganos romenos: um problema pan-europeu

Mensagem por Vitor mango Seg Ago 30, 2010 3:34 pm

mano vagueante comungo do mesmo mal e as vezes nem uns palavroezitos me salva da furia desse descuido
e claro que estamos satisfeitos a ve-los meter posts de granda valia para os nosso leitores que no Brasil america ja sao nosso "viciados "
um abraçao
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117520

Ir para o topo Ir para baixo

Ciganos romenos: um problema pan-europeu - Página 2 Empty Re: Ciganos romenos: um problema pan-europeu

Mensagem por Joao Ruiz Seg Ago 30, 2010 3:57 pm

Já tinha feito aquilo que aqui me diz sem encontrar as mensagens.
Voltei lá agora e continuam a não aparecer.
Aproveito para informar que já não é a primeira vez e que eu não tenho cura. É que em qualquer dos casos em que as mensagens não apareceram, não tive o cuidado necessário de as salvaguardar antes de as submeter.
Vou ver se da próxima vez não me esqueço.
Um abraço

O melhor é mesmo salvar sempre o post, antes de o enviar.

Deve ter carregado nalgum botão inadvertidamente e o dito sumiu.

Quando voltar a acontecer, clique em actualizar (o quadradinho com duas setas invertidas,que aparece em cima, do lado esquerdo do ecran) e siga as instruções.
Se nada acontecer, é porque o post foi mesmo à vida e o remédio é reescrevê-lo.

queen

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ciganos romenos: um problema pan-europeu - Página 2 Empty Re: Ciganos romenos: um problema pan-europeu

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos