Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Irlanda. Salvar a banca vai custar 44 mil milhões aos contribuintes

2 participantes

Ir para baixo

Irlanda. Salvar a banca vai custar 44 mil milhões aos contribuintes Empty Irlanda. Salvar a banca vai custar 44 mil milhões aos contribuintes

Mensagem por Vitor mango Sex Out 01, 2010 12:57 am

Irlanda. Salvar a banca vai custar 44 mil milhões aos contribuintes
por Filipe Paiva Cardoso , Publicado em 01 de Outubro de 2010 | Actualizado há 8 horas
O país já teve três orçamentos de austeridade desde 2008, cortou salários e apoios sociais, mas tem um défice de 32%


Governo irlandês quer evitar mais contestação social no país. Não vai ser fácil

Foi ontem finalmente conhecida a factura que a Irlanda vai ter de pagar para salvar o Anglo Irish Bank: cerca de 34,3 mil milhões de euros. A este valor acrescem 2,7 mil milhões para o já nacionalizado Irish Nationwide e outros 3 mil milhões para o Allied Irish Banks.

Contas feitas, são 44 mil milhões de euros - valor que inclui injecções anteriores. Além disso, o país alcança um novo recorde: vai terminar o ano com um défice de 32% do produto interno bruto (PIB) - seria 12% sem a banca -, o maior registo desde que foi criada a zona euro, em 1999. A não serem salvos estes bancos, assegurou ontem o governo local, o país virava "uma nova Islândia". Apesar da pesada factura, os mercados até reagiram positivamente. A confiança numa recuperação rápida da Irlanda, aliada ao facto de a dívida, mesmo depois deste anno horribilis, ficar em 115% do PIB e de ter finalmente acabado a incerteza sobre quanto iria custar a salvação da banca, permitiram algum alívio, ainda que meramente temporário.

Mas há mais factores a jogarem a favor da Irlanda. Ciaram O''Hagan, do Société Génerale, lembrou que do bolo total que irá para a banca "10 mil milhões podem sair de um fundo de pensões públicos de 24 mil milhões e o país tem reservas totais de 20 mil milhões de euros em dinheiro". Além disso, O''Hagan explica que "o FMI ia desatar a rir na cara do governo irlandês se pedissem ajuda. Diziam-lhes ''gastem primeiro o que têm em reservas e depois falamos''. O fundo europeu é para países sem dinheiro, a Irlanda tem toneladas dele".

Todos estes factores deram alguma margem de manobra ao governo local. Agora, e até Novembro, Brian Lenihan, ministro das Finanças, terá de preparar um plano credível de recuperação das contas públicas e que permita trazer o défice para os 3% em 2014. "Os irlandeses têm direito a estar zangados com o sector bancário, que emprestou dinheiro sem qualquer cuidado durante anos a fio", admitiu mesmo o responsável. O primeiro-ministro, Brian Cowen, por seu turno, assegurou que ninguém decidirá o futuro irlandês a não ser os próprios: "Não vai ser fácil [recuperar contas], mas tem de ser feito. Nós, enquanto país, queremos controlar o nosso próprio destino."

Lá como cá Agora, com um ligeiro alívio ao nível do juro pago pela Irlanda, Cowen terá de procurar junto da oposição um vasto apoio para mostrar em 2011 uma forte determinação de dar a volta ao caos em que o país caiu.

Para o ano o objectivo é garantir um ganho de 3 mil milhões de euros - em corte de despesa e aumento de impostos. Até pode parecer pouco face à violência orçamental que outros governos estão a propor - o governo de Sócrates quer cortar 4,5 mil milhões ao défice só em 2011. Mas é preciso lembrar que tal meta surge mesmo depois de a Irlanda já ter avançado com três orçamentos de austeridade desde 2008 - que arrastaram a economia de novo para a recessão -, orçamentos onde a maior parte das medidas do "menu do costume de corte de défice" - mais impostos, corte de salários, etc. - já foram tomadas. Além disso, e para evitar o caos social, o governo já acordou com os sindicatos que a função pública não será mais afectada. Sobram os apoios sociais, o serviço nacional de saúde e alargar o IRS aos mais mal pagos. E a dieta ainda agora começou.

Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117604

Ir para o topo Ir para baixo

Irlanda. Salvar a banca vai custar 44 mil milhões aos contribuintes Empty Re: Irlanda. Salvar a banca vai custar 44 mil milhões aos contribuintes

Mensagem por Vitor mango Sex Out 01, 2010 1:00 am

Além disso, o país alcança um novo recorde: vai terminar o ano com um défice de 32% do produto interno bruto (PIB) - seria 12% sem a banca -, o maior registo desde que foi criada a zona euro, em 1999.

sokas anima-te pah so tens 7 % pah e a Irlanda era apontada como o modelo a copiar pah
Por isso o mango afirma
Nao percebo e nunca percebi a economia e tenho a certeza que os especialistas tambem de pescar nem com minhoca la vão
Porque
Um p+ais nao é uma conta bancaria
Depois quem estourou foi a america com a D Branca do imobiliario e loa na america estao os saboes todos ( incluindo os sabonetes e sabao macaco)
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117604

Ir para o topo Ir para baixo

Irlanda. Salvar a banca vai custar 44 mil milhões aos contribuintes Empty Re: Irlanda. Salvar a banca vai custar 44 mil milhões aos contribuintes

Mensagem por Joao Ruiz Sex Out 01, 2010 3:00 am

É no que dá, querer passar a vida a imitar os outros e desvalorizar o que é nosso, mormente quando as carpideiras se juntam e mais não sabem fazer, que fingir grande mágoa...

Ídolos com pés de barro não aguentam muito os temporais...


No No No

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Irlanda. Salvar a banca vai custar 44 mil milhões aos contribuintes Empty Re: Irlanda. Salvar a banca vai custar 44 mil milhões aos contribuintes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos