Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um manjar dos deuses

Ir para baixo

Um manjar dos deuses  Empty Um manjar dos deuses

Mensagem por Joao Ruiz Sex Out 29, 2010 3:15 pm

.
Um manjar dos deuses

Um manjar dos deuses  10829_jn

Como complemento ou prato principal, os cogumelos são sempre apetecíveis

A mãe natureza oferece, por esta altura do ano, uma variedade única de cogumelos, com os quais se podem preparar verdadeiros manjares.

Seja nas casas mais modestas ou nos restaurantes de maior gabarito, os cogumelos são um importante complemento no acompanhamento de pratos de carne, peixe, marisco ou caça. Porém, há apreciadores que preferem degustá-los somente confeccionados com algumas ervas aromáticas, um recurso que também é abundante na região trasmontana, o que confere a este prato simples um sabor único e inigualável.

Os profissionais da restauração garantem que o uso dos cogumelos é um complemento aromático para qualquer prato da cozinha tradicional ou da mais elaborada.
Por isso, no Outono, cozinheira ou cozinheiro que preze não dispensa levar à mesa um bom guisado de sanchas ou uma sopa de cogumelos. E também há quem os utilize em elaboradas entradas, nomeadamente em rissóis ou em folhado de cogumelos misturado com ovos.

Os míscaros têm a particularidade de serem muito saborosos e nutritivos e, por vezes, complementos medicinais que ajudam no combate e prevenção de algumas doenças. Se na cozinha “os olhos também comem”, o palato é que dita a regras, já que aqui fica retido todos sabor destes fungos.

Oito restaurantes participam no Festival Sabores de Mogadouro

Um pouco por toda trasmontana há restaurantes, unidades de turismo rural ou de habitação que, com alguma frequência, promovem almoços ou jantares micológicos, fruto de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos 12 anos, por um grupo de micólogos que tem conseguido pôr este produto natural em destaque.

Em todo o caso, a manipulação de cogumelos requer conhecimentos e, por esse motivo, os pratos devem ser degustados em locais que se dediquem à elaboração de ementas micológicas com toda a segurança alimentar.
Mogadouro é uma das localidades onde a micologia tem um papel de relevo, não fosse a vila conhecida como a “Capital dos Cogumelos”.

Neste sentido, até ao próximo dia 31 de Outubro, são oito os restaurantes do concelho que se encontram de portas abertas para acolher os comensais, durante o Festival Sabores de Mogadouro, enquadrado no XII Encontro Micológico. Fica o convite e verá que não se arrepende de visitar a vila por este dias.


Jornal Nordeste, 2010-10-28
In DTM

Um manjar dos deuses  00020082

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Um manjar dos deuses  Empty Cogumelos atraem restaurantes

Mensagem por Joao Ruiz Dom Nov 07, 2010 5:43 am

.
Cogumelos atraem restaurantes

por PAULO SILVA REIS
Hoje

Um manjar dos deuses  Ng1368034

Comerciantes de restauração participam em apanhas de cogumelos para conhecerem melhor frutificações

Os cogumelos do Alto Tâmega estão cada vez mais a ser presença regular nas ementas de restaurantes. Nem todos são comestíveis e todos os anos existem casos de envenenamentos. Foi com base nisso que em Vila Pouca de Aguiar se realizou, com especialistas na matéria, uma apanha de cogumelos. Empresários da restauração vindos do Porto, Braga e Vila Real participaram na apanha em Souto, freguesia de Telões, promovida pela Aguiarfloresta para aprofundar as relações comerciais.

Os preços chegam a ser assustadores, e, só para que se tenha um exemplo, em Chaves, na feira semanal, uma malga de tortulhos, ou níscaros (noutras zonas do País conhecidos como míscaros) custa dez euros. Na restauração, a acompanhar coelho, frango, ou qualquer outra peça de caça, os cogumelos do monte são muito procurados, e existem até restaurantes que têm funcionários todo o dia a apanhar cogumelos.

A acção de charme e pedagogia permitiu que se realizasse uma aula ao ar livre com as pessoas a procurarem cogumelos para depois serem classificados e, mais tarde, saboreados. Nesta actividade, foi possível ver, apalpar e conhecer diferentes tipos de cogumelos comestíveis e não comestíveis, sustentados nos livros de campo e nos pareces de especialistas presentes.

O cenário de proximidade à Feira Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar, que se realiza a 13 e 14 deste mês, foi ali bem visível, dado que, além dos cogumelos, que são cabeças de cartaz, se viram soutos recheados e cabritos de um extenso rebanho em que o próprio pastor também vai aos níscaros.

Amorim Caracol é um dos locais que passam muitos dias a apanhar cogumelos e conhece na perfeição todas as espécies comestíveis. Garante que este é um ano em grande. "Depois de um Verão tão seco, as primeiras chuvas fazem sair os cogumelos, mas é preciso ter muito cuidado com o que se apanha. Os mais fáceis e que não tem de enganar são os tortulhos, tem uma cor amarelada e um chapéu ondulado e como esses não existem outros", adiantou ao DN enquanto se debruçava para apanhar mais uma sancha. "Estes são mais complicados é tem de se ser conhecedor, pois existem uns muito parecidos mas que são venenosos."

"Ainda existe por aí muita gente que os arranca com a sachola, mas isso não se faz. Devem ser cortados e limpos no próprio local", explicou enquanto mostrava um níscaro com mais de um quilo, exactamente 1280 gramas. "Por este não falta quem dê bom dinheiro", explica.

In DN

Um manjar dos deuses  00020092

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Um manjar dos deuses  Empty Apanhar cogumelos pode dar multa de 20 mil €

Mensagem por Joao Ruiz Ter Nov 09, 2010 6:18 am

.
Proibida a comercialização,

Um manjar dos deuses  Cogumelos_miscaros

Apanhar cogumelos pode dar multa de 20 mil €

A apanha de cogumelos silvestres pode dar uma «indigesta» multa de 20 mil euros no Parque Natural de Montesinho, o primeiro no país a regulamentar e a equiparar ao mais grave crime ambiental a devassa deste recurso natural pela cobiça do negócio.

A colheita de «míscaros», de «rapazinhos», «sanchas» ou outros cogumelos é permitida em toda a área do parque mas com regras ditadas há já dois anos pelo Plano de Ordenamento desta área protegida, que se estende pelos concelhos e Bragança e Vinhais.

O que é expressamente proibida dentro do parque é a colheita para comercialização, realçou à Lusa Fátima Ferreira da EPNAZE, a equipa do SEPNA da GNR especificamente direcionada para o parque.

Os anos de experiência do cabo chefe Alcino Morais ditam que “nunca ninguém diz que é para negócio”, embora nas últimas décadas o outono seja, no Nordeste Transmontano sinónimo do esventrar das florestas.

Estima-se que saem de toda a região entre 30 a 40 toneladas de cogumelos por ano colhidos por grupos de pessoas que vendem a intermediários espanhóis.

A regulamentação da apanha visa proteger este recurso natural da ambição do negócio e equipara as infrações a contra ordenações ambientais muito grave a que correspondem coimas com o valor mínimo de 20 mil euros, sendo uma pessoa singular, mas pode chegar a 2,5 milhões, se praticadas por pessoas coletivas e com dolo.

O trabalho dos “Verdes”, como é conhecida a equipa que a Lusa acompanhou, tem sido sobretudo de informar e sensibilizar, como explicou à Lusa o sargento Moisés Santos, até porque muitas pessoas toda a vida apanharam para consumo.

E embora a equipa ainda encontre no terreno exemplos de más práticas, há também quem já cumpra as regras como Amândio Nascimento, que a Lusa encontrou numa zona florestal próximo de Bragança.

Em duas horas, apanhou “aí dois ou três quilos” de “sanchas” ou “setas” as mais conhecidas, embora não soubesse que cada pessoa só pode levar um limite de cinco quilos.

O transporte do que apanhou foi feito numa caixa com aberturas pois é proibido em baldes ou sacos plásticos por impedirem a dispersão dos esporos.

O regulamento proíbe também remexer os solos com ancinhos, enxadas e ferramentas desse tipo e destruir deliberadamente exemplares velhos ou colher os que ainda não atingiram determinado crescimento.

Ás quartas feiras é proibido apanhar cogumelos em Montesinho, assim como todos os dias desde o pôr do sol até ao amanhecer”.

Este ano, a produção está atrasada, talvez à espera que acabe a apanha da castanha e dentro de quinze dias não faltará gente, garante a equipa de três elementos para 75 mil hectares e toda a actividade da área protegida.

Deixam um alerta aos mais incautos para os cuidados a ter em terrenos desconhecidos onde podem ficar presos nua das armadilhas ou laços que caçadores furtivos montam para apanharem javalis ou caça grossa.

O PNM vai continuar a ter as suas próprias regras, mas a partir do final do ano, a apanha do cogumelo deverá passar a ser também regulamentada em todo o país, com a entrada em vigor do Código Florestal.

E há já interessados a perguntar às autoridades: «quando é que entra aquela lei que temos de tirar o cartão (licença)?»

Lusa, 2010-11-08

Um manjar dos deuses  0002008E

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Um manjar dos deuses  Empty Re: Um manjar dos deuses

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos