Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dedico ao mano vagueante este post que fui colher ao haaretz ..de uma serenidade apreciavel

2 participantes

Ir para baixo

Dedico ao mano vagueante este post que fui colher ao haaretz ..de uma serenidade apreciavel  Empty Dedico ao mano vagueante este post que fui colher ao haaretz ..de uma serenidade apreciavel

Mensagem por Vitor mango Qua Fev 23, 2011 11:15 am

Eis a Obra

Em Israel, a revolução já começou
Esta nova revolução não visa apenas o fim da ocupação, mas no início de um novo Israel. Não para os colonos, desta vez, mas para os israelenses.
Por Bradley Burston Tags: noticias Israel EUA Israel assentamentos Sheikh Jarrah

As pessoas muitas vezes perguntam por que, num momento em que o fervor revolucionário apreendeu nação após nação aqui no Oriente Médio, nenhuma revolta começou ainda no meu país.

Na verdade, ele tem. Bem debaixo do nariz do governo.

Do lado de fora, ele pode muito bem parece que nada mudou: um pequeno principado, mas estratégica, que tem sido governado há décadas por uma aristocracia auto-declarada, em número limitado, feroz em influência, fundamentalista em perspectiva, cada vez mais não-democráticos na governança.

Embora tecnicamente e por um dos príncipes de sangue, o ministro nominal principal é, em essência, uma figura. Sob pressão do Ocidente para alargar a autodeterminação para as regiões das minorias, ele sabe que se ele concordar em renunciar à soberania sobre essas áreas, ele estaria arriscando uma bala em suas costas.

Por enquanto, o primeiro-ministro fala de reformas, de uma visão apoiada pelos EUA de independência para as regiões das minorias. Mas só por um tempo. Consciente do bem-armados 4 por cento da população que muitas vezes chama os tiros para as 96 outras, ele mesmo os riscos da relação estreita com os Estados Unidos por causa da aristocracia, que vive no exército propriedades guardado longe da vista, além das fronteiras da população em geral.

As reformas desaparecer à medida que ele fala dos projetos escuro de inimigos regionais, enquanto seu parceiro de coalizão pérfido chefe, o vizir corpulento, corrupção sombra grande, um rival para o carinho político da aristocracia, explora ódios longo chiar para pressionar por uma ampla série de restrições às liberdades democráticas.

Sim, para o mundo exterior, a fachada button-down de estabilidade parece estar assegurado. população geral do país suporta grandes reformas, mas tem sido traumatizado em paralisia por anos de derramamento de sangue e um sistema esclerosado político dominado por grupos de interesses corruptos, teocrático e rigidamente conservadora.

Fora dos mecanismos estabelecidos no político, no entanto, uma revolução está em andamento. Aqui, todos os lugares. No principado moderno do povo judeu. Em Israel.

Ao longo dos anos, a aristocracia de liquidação - o poder de flanela xadrez, atrás do trono - envelheceu, perdendo fôlego político ea direcção interna, como a sua própria juventude começaram a questionar a sua ideologia de direito divino à terra e à regra.

Aqui, agora, deste lado da fronteira reconhecida, uma oposição forte é emergente, jovem, em grande parte desconhecida, a rede social mais experiente.

Esta revolução, como a dos colonos décadas atrás, tem o potencial de transformar Israel e judaísmo como um todo.

É por isso que o anti-acordo, o direito de resolução de pro-vê corretamente as ONGs, organizações de direitos humanos, justiça e os seus apoiantes pró-social no exterior, como a mais urgente e imediata de ameaças. Este é o lugar onde o direito está a investir a sua energia legislativo. Mas não é o futuro de um Israel democrático e judeu que estes activistas ameaça. É o domínio do arquipélago emirado dos assentamentos que verdadeiramente em perigo.

Os ativistas têm um segredo que o governo tem sido até agora incapaz de combater. Eles descobriram uma maneira de trazer os gigantes inchado que funcionam as instituições governamentais, de joelhos:

Escondido da vista por «maioria, localizam feridas e joanetes e gota na gigantes gigantes stomp pés sobrecarregado e, em seguida, simplesmente.

Eles acham específicos, mais vulneráveis, as lesões potencialmente dolorosas, e pressione para baixo. E isso funciona. O gigante encontra-se incapacitado.

Os alvos: alguns dos gigantes mais poderosos do país. Dois exemplos entre muitos:

1. Sheikh Jarrah, o dinky, demonstração improvisada brilhante que materializa todas as tardes de sexta-feira em Jerusalém Oriental, e que tem prejudicado o movimento de liquidação, desafiadoramente pro Jerusalém liquidação-prefeito Nir Barkat, e ainda mais desafiante, ainda mais resolução pró-Jerusalém Regional da Comissão de Planejamento .

2. El Araqib, a pequena aldeia beduína Negev que o Fundo Nacional Judaico, auxiliado por Terras de Israel Autoridade e mais de mil policiais, têm repetidamente demolida - 18 vezes na última contagem -, a fim de limpar o caminho para uma generoso (a JNF ) grupo cristão evangélico Deus TV Forest. Os moradores beduínos, apoiados por ativistas de direitos humanos e outras ONGs, retornaram para reconstruir toda vez que o ILA JNF e maquinaria pesada rolou para aplainar a sua aldeia.

Isto é o que soa como uma revolução: Os príncipes estão em desordem. Alguns dos príncipes e princesas de sangue, como Tzipi Livni e Dan Meridor, herdeiros de comandantes da milícia Irgun pré-estatal, agora abertamente acreditam e estão trabalhando para uma solução de dois Estados, um palestino independente ao lado de Israel, uma grande retirada de Israel a partir da Cisjordânia.

Onde quer que você olhe, se você olhar de perto, a mudança está no vento.


Os mesmos ativistas pró-ocupação que Israel vê como seu pior inimigo - Peace Now, os beneficiários das subvenções muitos Fundo Nova Israel, como a Associação pelos Direitos Civis em Israel, bem como uma série de grupos independentes, resinagem são as obras de ocupação simplesmente brilhante luz sobre ela.

romancista britânico Ian McEwan, aceitando, no domingo o Prémio Jerusalém de Literatura, falou sobre "os despejos e as demolições continuou, implacável e compras de casas palestinas em Jerusalém Oriental, o processo de direito de regresso concedido aos judeus, mas não os árabes."

Ele também marcou a ocasião com a doação de US $ 10.000 para uma importante ONG, Combatentes pela Paz, uma organização, o seu site notado ", que reúne israelenses ex-soldados e palestinos ex-combatentes. Estes ex-combatentes vão aos pares, de falar em público para fazer o caso que não pode haver solução militar para o conflito. "

Assim como a revolução de liquidação há muito energizado e foi apoiado por grupos judaicos no exterior, esta nova revolução para uma mudança socialmente justo Israel já trouxe e uma nova energia para a maior das comunidades da diáspora.

Embora efetivamente boicotado pelo embaixador americano nascido em Israel em Washington, Michael Oren, e pela recente Assembléia Geral das Federações judaica da América do Norte, Conferência J Street 2011 (fevereiro 26 - março 1) parece estar a viver de acordo com seu faturamento do seu " maior de sempre de encontro pró-Israel ativistas pró-paz ".

Em 14 de março, em todos os Estados, em Berkeley, Tikkun Magazine, que não hesita em descrever-se como "fortemente pró-Israel", junto com uma perspectiva progressista crítico, é marcar seu 25 º aniversário. Entre os homenageados que a noite será o juiz Richard Goldstone.

Essa revolução está apenas começando, mas está ganhando força a cada dia. Nos últimos dias sozinho, ela foi reforçada com a nomeação do primeiro juiz de Israel abertamente gay, um retrocesso desastroso para colono-driven legislação macarthista, e moer a um impasse para a construção no assentamento de Har Homa ponto de inflamação.

Essa revolução só agora começou. Ela será travada no ciberespaço e nas ruas da cidade, em áreas ocupadas e dentro de Israel, em sinagogas americanas e, no final, o mundo inteiro judaica. Essa revolução não visa apenas o fim da ocupação, mas no início de um novo Israel. Não para os colonos, desta vez. Para os israelenses
.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Dedico ao mano vagueante este post que fui colher ao haaretz ..de uma serenidade apreciavel  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Dedico ao mano vagueante este post que fui colher ao haaretz ..de uma serenidade apreciavel  Empty Re: Dedico ao mano vagueante este post que fui colher ao haaretz ..de uma serenidade apreciavel

Mensagem por Vagueante Dom Fev 27, 2011 8:58 am

Já há alguns dias que vi que o Mango me tinha dedicado esta obra prima do haaretz. Todavia, só hoje me decidi a responder em virtude de ter grande dificuldade em ler e extrair dessa leitura, qualquer coisa que tenha significado em português. Após várias tentativas, finalmente parece que consegui perceber qualquer coisa do que se diz no artigo do jornal.

Começo por dizer que não entendo porque é que o Mango me dedicou o artigo.
Segundo aquilo que me parece ser a ideia de fundo, nada contraria as opiniões que aqui tenho emitido e que, só aparentemente, poderão ser diferentes.

Vejamos se percebi bem o conteúdo do artigo:

1- O jornal afirma que Israel terá que sair dos territórios ocupados em 1967.
2- Que os colonatos deixarão de existir porque deixará de haver colonos.
3- Que se nota um movimento em Israel, especialmente da parte da juventude que utiliza mais os meios modernos de comunicação para espalhar as suas ideias, tendente a acabar com um governo teocrático a favor de um governo laico.

Ao primeiro ponto, respondo que, sempre aqui disse que a paz entre Israel e os países muçulmanos passa pela desocupação dos territórios ocupados na guerra dos seis dias.

Ao segundo ponto respondo que, pelo simples facto da desocupação dos territórios ocupados, deixaria de haver colonatos e portanto, colonos.

Quanto aos movimentos de juventude em Israel, tendentes a acabar com um governo teocrático, direi que tenho dificuldade em perceber qual a razão porque só agora surgem, tendo em vista que é a juventude que arca com a parte mais difícil da manutenção de tal Estado. Efectivamente, é a juventude que suporta a guerra e os seus efeitos, sendo razoável que, mantendo embora a sua orientação religiosa, não esteja na disposição de não só sofrer, como fazer sofrer aqueles que têm orientação religiosa diferente.

Quanto à evolução do Estado de Israel para um Estado secular, será de todo desejável que tal aconteça e que, a exemplo do que se passa nos países europeus, se caminhe para um sistema político de "uma cabeça um voto". A minha dúvida é se os muçulmanos que cercam Israel, que até agora têm vivido em regimes teocráticos estarão com o mesmo tipo de abertura. Já aqui disse noutra ocasião que, se os muçulmanos deixassem de ter nos seus estatutos a destruíção de Israel, já se poderia ter chegado a um entendimento propiciador de igualdade de cidadãos quer em termos políticos quer económicos e que, tendo em conta o maior crescimento demográfico dos muçulmanos, se poderia vir a ter em Israel um governo maioritariamente muçulmano.
Estamos a viver uma época de convulsão nos países muçulmanos, aparentemente comandada pela juventude, que não sabemos aonde nos levará em virtude de não vermos até agora uma tendência definida. Não sabemos se iremos cair em regimes teocráticos com todos os problemas que isso acarreta em termos de liberdade e de igauldade de direitos nomeadamente em relação às mulheres ou se serão instalados governos seculares aonde, por princípio serão mais respeitados essas liberdades e esses direitos. De uma coisa estou certo: Quanto mais teocráticos forem os regimes saídos desta convulsão mais se acentuará a falta de liberdade e de igualdade de direitos e mais Israel será cercado, podendo gerar-se um conflito de grandes proporções. E não tenhamos ilusões de que assim será porque Israel não estará na disposição de se deixar apagar do mapa e embora o número dos seus habitantes, seja uma percentagem mínima quando comparada com os muçulmanos, o seu poderio militar é imenso e não deixará de ser usado se se sentir apertado. Pelo contrário, se os novos regimes forem democráticos, maiores probabilidades haverá de se chegar a uma solução razoável para o conflito que opõe os israelitas e os palestinos.
É aí que eu jogo pois penso que daí advirão muito melhores condições para uma paz duradoura e que a Europa não se verá em poucos anos na eminência de uma guerra religiosa.
Entretanto, e contrariamente àquilo que o Mango aqui faz, não se devem dar armas a nenhum dos lados.
Os nossos desejos não devem ser decisivos na solução de problemas que não são os nossos. Esse foi o maior erro de Bush.

Um abraço.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos