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Alertas
.
Alerta para mensagens fraudulentas sobre dívida a liquidar
por Lusa
Hoje
O Ministério das Finanças (MF) alertou hoje para uma mensagem de correio eletrónico sobre uma dívida a liquidar, recebida recentemente por um número significativo de contribuintes, sublinhando tratar-se de um "e-mail falso e fradulento".
Segundo um comunicado do MF, trata-se de um caso de "phishing", através do qual os respectivos autores, de forma criminosa, tentam aceder a elementos de informação relativos aos contribuintes visados, estando a situação a ser alvo de investigação pelas entidades competentes.
O MF esclarece que todas as mensagens de correio eletrónico que a Direção Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) envia aos contribuintes identificam sempre o nome completo e o número de contribuinte dos destinatários.
"A DGCI não envia nunca mensagens de correio eletrónico genéricas e sem aquela identificação. O nome e o NIF que são enviados nas mensagens mail são sempre exactamente iguais aos que constam do cartão do contribuinte (ou do cartão do cidadão)", refere a nota do MF.
Por outro lado, a DGCI só envia mensagens mail aos contribuintes que tenham senha de acesso ao Portal das Finanças e que tenham autorizado a DCGI a enviar-lhe essas mensagens.
As mensagens são sempre enviadas para o endereço eletrónico que os contribuintes indicaram no Portal das Finanças e nunca para qualquer outro, sendo que todas as caixas de correio da DGCI têm o formato xxx@dgci.min-financas.pt.
Quando a DGCI envia mensagens a contribuintes com dívidas, estes podem sempre conferir no Portal das Finanças, na opção "Consultar/Dívidas Fiscais", as suas dívidas, mediante autenticação com o número de contribuinte e a senha individual de acesso, explica o MF.
Caso nessa consulta conste que a mensagem de que "não foi encontrada informação processual", isso significa que as pessoas não têm dívidas fiscais.
In DN
Alerta para mensagens fraudulentas sobre dívida a liquidar
por Lusa
Hoje
O Ministério das Finanças (MF) alertou hoje para uma mensagem de correio eletrónico sobre uma dívida a liquidar, recebida recentemente por um número significativo de contribuintes, sublinhando tratar-se de um "e-mail falso e fradulento".
Segundo um comunicado do MF, trata-se de um caso de "phishing", através do qual os respectivos autores, de forma criminosa, tentam aceder a elementos de informação relativos aos contribuintes visados, estando a situação a ser alvo de investigação pelas entidades competentes.
O MF esclarece que todas as mensagens de correio eletrónico que a Direção Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) envia aos contribuintes identificam sempre o nome completo e o número de contribuinte dos destinatários.
"A DGCI não envia nunca mensagens de correio eletrónico genéricas e sem aquela identificação. O nome e o NIF que são enviados nas mensagens mail são sempre exactamente iguais aos que constam do cartão do contribuinte (ou do cartão do cidadão)", refere a nota do MF.
Por outro lado, a DGCI só envia mensagens mail aos contribuintes que tenham senha de acesso ao Portal das Finanças e que tenham autorizado a DCGI a enviar-lhe essas mensagens.
As mensagens são sempre enviadas para o endereço eletrónico que os contribuintes indicaram no Portal das Finanças e nunca para qualquer outro, sendo que todas as caixas de correio da DGCI têm o formato xxx@dgci.min-financas.pt.
Quando a DGCI envia mensagens a contribuintes com dívidas, estes podem sempre conferir no Portal das Finanças, na opção "Consultar/Dívidas Fiscais", as suas dívidas, mediante autenticação com o número de contribuinte e a senha individual de acesso, explica o MF.
Caso nessa consulta conste que a mensagem de que "não foi encontrada informação processual", isso significa que as pessoas não têm dívidas fiscais.
In DN
_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz- Pontos : 32035
Re: Alertas
.
Jorge Monteiro
(Inspector)
Área Técnica Profisional
Instituto superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais
Quinta do Bom Sucesso, Barro - 2670 - 354 LOURES
Telf: 219844265 E-mail: jorge.monteiro@pj.pt
COMO FUNCIONA O GOLPE DO TELEFONE...
Ligam para a sua casa, empresa ou telemóvel, dizendo que é do
Departamento Técnico da empresa telefónica local, ou da empresa que
trabalha para a mesma.
Perguntam se o seu telefone dispõe de marcação por 'tons'.
A marcação de um telefone pode ser por impulsos (pulse), ou por tons (tone).
Hoje em dia, todos os telemóveis dispõem da marcação por tons, o mesmo
acontecendo com a maioria dos telefones fixos.
Com o pretexto de que estão a testar o seu telefone, pedem-lhe para discar
90#.
Uma vez executada esta operação, a pessoa informa que não há nenhum
problema com o seu telefone, agradece a colaboração e desliga.
Terminado este procedimento, você acaba de habilitar sua linha telefónica
como receptora a quem lhe acabou de lhe telefonar; isto chama-se
'CLONAGEM', ou seja, uma copia fiel da sua linha telefónica.
Daí em diante, todas as ligações feitas por aquela pessoa que lhe telefonou
inicialmente, serão DEBITADAS NA SUA CONTA DE TELEFONE.
ATENÇÃO
:
Isto está a ocorrer com telefones fixos e com telemóveis.
Nunca digite 90 # no seu telefone.
Até agora as companhias telefónicas não sabem como parar, detectar ou evitar
esta fraude.
Por isso, é importante que essa informação SEJA PASSADA AO MAIOR
NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS
*************
Conforme se verifica, trata-se de um mail com expedidor devidamente identificado.
Jorge Monteiro
(Inspector)
Área Técnica Profisional
Instituto superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais
Quinta do Bom Sucesso, Barro - 2670 - 354 LOURES
Telf: 219844265 E-mail: jorge.monteiro@pj.pt
COMO FUNCIONA O GOLPE DO TELEFONE...
Ligam para a sua casa, empresa ou telemóvel, dizendo que é do
Departamento Técnico da empresa telefónica local, ou da empresa que
trabalha para a mesma.
Perguntam se o seu telefone dispõe de marcação por 'tons'.
A marcação de um telefone pode ser por impulsos (pulse), ou por tons (tone).
Hoje em dia, todos os telemóveis dispõem da marcação por tons, o mesmo
acontecendo com a maioria dos telefones fixos.
Com o pretexto de que estão a testar o seu telefone, pedem-lhe para discar
90#.
Uma vez executada esta operação, a pessoa informa que não há nenhum
problema com o seu telefone, agradece a colaboração e desliga.
Terminado este procedimento, você acaba de habilitar sua linha telefónica
como receptora a quem lhe acabou de lhe telefonar; isto chama-se
'CLONAGEM', ou seja, uma copia fiel da sua linha telefónica.
Daí em diante, todas as ligações feitas por aquela pessoa que lhe telefonou
inicialmente, serão DEBITADAS NA SUA CONTA DE TELEFONE.
ATENÇÃO
:
Isto está a ocorrer com telefones fixos e com telemóveis.
Nunca digite 90 # no seu telefone.
Até agora as companhias telefónicas não sabem como parar, detectar ou evitar
esta fraude.
Por isso, é importante que essa informação SEJA PASSADA AO MAIOR
NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS
*************
Conforme se verifica, trata-se de um mail com expedidor devidamente identificado.
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Joao Ruiz- Pontos : 32035
Re: Alertas
.
Atenção
“ Várias pessoas têm estado a receber chamadas de +375602605281, +37127913091 ou qualquer número começando com um número 375 ou 371.
Fazem uma chamada e desligam, deixando uma mensagem de chamada perdida.
Se ligares de volta a um desses números, são cobrados $ 15 a $ 30 e podem copiar a tua lista de contactos em 3 seg.
Se tiveres informações bancárias ou de cartões de crédito no teu telefone, eles podem copiar também esses dados.
O 375 é de Belarus e Afeganistão.
O 371 é o código do país para a Letónia!
Não respondas ou ligues de volta.
Envia e compartilha esta informação com os teus amigos e familiares.
(recebido por mail)
Atenção
“ Várias pessoas têm estado a receber chamadas de +375602605281, +37127913091 ou qualquer número começando com um número 375 ou 371.
Fazem uma chamada e desligam, deixando uma mensagem de chamada perdida.
Se ligares de volta a um desses números, são cobrados $ 15 a $ 30 e podem copiar a tua lista de contactos em 3 seg.
Se tiveres informações bancárias ou de cartões de crédito no teu telefone, eles podem copiar também esses dados.
O 375 é de Belarus e Afeganistão.
O 371 é o código do país para a Letónia!
Não respondas ou ligues de volta.
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