Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cruzando os EUA: O hambúrguer e outros símbolos americanos em Ohio Jon Kelly* Da BBC

3 participantes

Ir para baixo

Cruzando os EUA: O hambúrguer e outros símbolos americanos em Ohio   Jon Kelly* Da BBC Empty Cruzando os EUA: O hambúrguer e outros símbolos americanos em Ohio Jon Kelly* Da BBC

Mensagem por Vitor mango Seg Out 13, 2008 11:48 am

Cruzando os EUA: O hambúrguer e outros símbolos americanos em Ohio

Jon Kelly*
Da BBC


Ônibus da BBC

Akron, Ohio- Existe algum símbolo mais americano do que o hambúrguer? Eu não acho que caubóis, a Estátua da Liberdade ou até as listras e estrelas da bandeira cheguem perto.

Se você está pensando em um ícone de grande demanda e que dá margem a negócios extravagantes, coloque um disco de carne entre dois pães e tempere com maionese.

Não quero soar como se eu fosse contra os hambúrgueres. Pelo contrário, estou aproveitando bastante a culinária americana durante minha viagem pelo país. É fácil ficar fazendo campanha contra a obesidade e a necessidade de dietas, mas mais fácil ainda é sucumbir à tentação gordurosa, salgada e alta em colesterol.

Quando os estrangeiros querem expressar o seu desgosto pelo American Way, tendem atacar as cadeias de hambúrguer – seja pelo ativista francês José Bové, que destruiu um dos restaurantes da rede McDonalds, ou pelo sucesso do filme Super Size Me, de Morgan Spurlock.

No entanto, apesar das reclamações sobre o fast food americano, parece que o resto do mundo não consegue ficar sem ele. Lucros gerados pela rede McDonalds acumulam US$1,2 bilhões apenas na Europa.


Jon e os adolescentes em Ohio
Jon se encontrou com adolescentes em Ohio

O hambúrguer é o símbolo que melhor resume a natureza contraditória do sentimento anti-americano.

Eu já estou neste país tempo o suficiente para perceber que há mais por aqui do qualquer estereótipo jamais poderá sugerir. Mas o que os americanos pensam sobre o modo como são vistos fora dos Estados Unidos?

Para descobrir isso, eu visitei o restaurante Menches Brothers, em Akron. O proprietário, John Menches, insiste que seu bisavô, Charles, co-inventou o hambúrguer, em 1885 – uma afirmação que causa polêmica.

Eu organizei um encontro com um grupo de cinco adolescentes que fazem parte do programa PeaceMakers (Pacifistas, em tradução livre) – um grupo comunitário que visa afastar os jovens do crime.

Eles eram adolescentes inteligentes e engajados que estão interessados na opinião das pessoas além das fronteiras de seu país. Cada um deles imediatamente descartou qualquer sugestão de que os americanos não estariam interessados no resto do mundo.

Ariel Davis, de 17 anos, pediu um hambúrguer de frango e disse que não tem problema nenhum com fast food. No entanto, ela acha que é uma pena que esse tipo de comida seja usada como símbolo de seu país.

“Parece que a gente só quer se divertir”, disse. “E a gente não é assim”.

Ela percebe que a mídia estrangeira usa três temas recorrentes para caracterizar os Estados Unidos.

“Uma delas é o hambúrguer, a segunda é que é a terra das oportunidades, e a terceira é a guerra”, disse.

“Queria que não fosse nem tanto o hambúrguer, nem tanto a guerra. Somos um monte de gente que quer a paz”, afirmou.

A amiga dela, Dominique Council, de 16 anos, concorda que os conflitos no Iraque e no Afeganistão distorceram a opinião de muitos estrangeiros sobre os Estados Unidos.

A família dela abrigou uma estudante de intercâmbio espanhol que, segundo ela, já não gostava do país antes mesmo de chegar.

“Ela estava muito nervosa com a guerra e pensou que todo mundo concordava com o presidente”, disse.

“Ela não conseguia ver que algumas pessoas aqui podem até achar que a guerra é errada, mas respeitam as tropas”, afirmou a adolescente.

Cory Jarvis, de 15 anos, tem uma opinião diferente sobre o papel do Exército americano.

Ele se diz frustrado porque as tentativas de espalhar a democracia foram interpretadas como um leilão para tentar obter mais poder.

“Eles pensam que somos todos violentos, mas estamos lá para ajudá-los”, disse.

Para Dao Letdara, a opinião de fora é a mais próxima de casa. Os pais dela se mudaram para os EUA quando ainda eram adolescentes, vindos de Laos, país destruído pela guerra.

Ela explica que a entrada de estrangeiros no país é uma prova de que os Estados Unidos são vistos como um local cheio de possibilidades.

“Os imigrantes estão vindo para cá porque querem um trabalho melhor, uma vida melhor e obviamente pensam que podem conseguir tudo isso aqui”, afirmou.

Eu agradeço a todos eles. Como um estrangeiro tentando entender esse país, a conversa foi muito instrutiva e encorajadora também, já que todos demonstraram estar interessados sobre o que o mundo pensa dos americanos.

*Jon Kelly é jornalista da BBC e está cruzando os Estados Unidos em um ônibus. Por onde passa, ele entrevista americanos sobre qual é o melhor rumo para o país.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzando os EUA: O hambúrguer e outros símbolos americanos em Ohio   Jon Kelly* Da BBC Empty Re: Cruzando os EUA: O hambúrguer e outros símbolos americanos em Ohio Jon Kelly* Da BBC

Mensagem por O dedo na ferida Seg Out 13, 2008 11:50 am

Nos States comi os piores hamburger's da minha vida. Raríssimamente os como. Mas lá quiz provar o prato nacional. Uma merda....
O dedo na ferida
O dedo na ferida

Pontos : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzando os EUA: O hambúrguer e outros símbolos americanos em Ohio   Jon Kelly* Da BBC Empty Re: Cruzando os EUA: O hambúrguer e outros símbolos americanos em Ohio Jon Kelly* Da BBC

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Seg Out 13, 2008 11:43 pm

ACHAR que um HANBURGER do MACDONALDS E BOM demonstra uma IGNORANCIA TAL, dos bons HANBURGERS AMERICANOS!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzando os EUA: O hambúrguer e outros símbolos americanos em Ohio   Jon Kelly* Da BBC Empty Re: Cruzando os EUA: O hambúrguer e outros símbolos americanos em Ohio Jon Kelly* Da BBC

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Seg Out 13, 2008 11:45 pm

O dedo na ferida escreveu:Nos States comi os piores hamburger's da minha vida. Raríssimamente os como. Mas lá quiz provar o prato nacional. Uma merda....

adoro ESTES PERITOS DA CULINARIA aMERICANA. tipico ESTE IGNORANTE COMENTARIO!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzando os EUA: O hambúrguer e outros símbolos americanos em Ohio   Jon Kelly* Da BBC Empty Re: Cruzando os EUA: O hambúrguer e outros símbolos americanos em Ohio Jon Kelly* Da BBC

Mensagem por O dedo na ferida Ter Out 14, 2008 2:09 am

RONALDO ALMEIDA escreveu:ACHAR que um HANBURGER do MACDONALDS E BOM demonstra uma IGNORANCIA TAL, dos bons HANBURGERS AMERICANOS!!!

Aonde é que me refiro a MACDONALDS?? Podia-me explicar? Penso que perdeu uma boa ocasião de estar calado, aliás como quase sempre. Além disso nunca me referi a hanburger. Falei foi em hamburger. É que há uma diferença.
O dedo na ferida
O dedo na ferida

Pontos : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Cruzando os EUA: O hambúrguer e outros símbolos americanos em Ohio   Jon Kelly* Da BBC Empty Re: Cruzando os EUA: O hambúrguer e outros símbolos americanos em Ohio Jon Kelly* Da BBC

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos