Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Miguel Sousa Tavares

2 participantes

Ir para baixo

Miguel Sousa Tavares  Empty Miguel Sousa Tavares

Mensagem por Vitor mango Ter Fev 21, 2012 12:28 am

Miguel Sousa Tavares
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Miguel Sousa Tavares

Miguel Andresen de Sousa Tavares (Porto, 25 de Junho de 1950) é um jornalista e escritor português.
Índice
[esconder]

1 Biografia
2 Direitos dos fumadores
3 Acusado de plágio
4 Outras opiniões
5 Boatos
6 Obras
7 Prémios
8 Referências
9 Ligações externas

[editar] Biografia

Filho do advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares e da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Sousa Tavares é natural do Porto. Licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa, e foi na capital que passou a infância e a juventude. Durante mais de uma década foi advogado em Lisboa.

Estreou-se no jornalismo em 1978, ano em que iniciou a sua colaboração na Radiotelevisão Portuguesa. Em 1989 participou na fundação da revista Grande Reportagem, que dirigiu entre 1990 e 1999. Ainda em 1989 foi também director da Sábado, fundada por Pedro Santana Lopes, mas manteve-se pouco tempo no cargo, devido à instabilidade interna da revista. Em 1990 começou a colaborar no Público, onde publicaria uma crónica semanal até 2002. Ao mesmo tempo, estendeu a sua colaboração ao desportivo A Bola, à revista Máxima e ao informativo online Diário Digital.

Voltou à televisão como apresentador de Crossfire, na SIC, com Margarida Marante. Em 1998 recusou o cargo de director-geral da RTP. Em 1999 partilhou o debate Em Legítima Defesa, com Paula Teixeira da Cruz e moderação de Pedro Rolo Duarte, na TVI. A partir de 2000, na mesma estação, viria a marcar presença assídua às terças-feiras no Jornal Nacional, na análise à actualidade nacional e internacional.

Das suas incursões literárias resultaram compilações de crónicas, vários romances, livros de contos e uma história infantil. Equador, de 2004, foi um best-seller, estando traduzido em mais de uma dezena de línguas estrangeiras. Rio das Flores, em 2007, teve uma primeira tiragem de 100 mil exemplares. Recebeu o Prémio de Jornalismo e Comunicação Victor Cunha Rego, em 2007.

Da sua actividade cívica, integrou a Direcção do Movimento Portugal Único, em 1998, defensor do «não» num referendo sobre a regionalização administrativa. Em 2009 contestou publicamente o prolongamento do terminal de Alcântara, numa concessão polémica à construtora Mota Engil. Actualmente é colunista semanal do jornal Expresso e conduz entrevistas em Sinais de Fogo, na SIC. Mantém ainda a crónica n' A Bola, onde se evidencia como adepto do Futebol Clube do Porto.

Casou pela primeira vez a 7 de Abril de 1973, no Estoril, com Mariana Espírito Santo Bustorff Silva (Lisboa, São Sebastião da Pedreira, 9 de Dezembro de 1951 — 1 de Janeiro de 2001), de quem se divorciou e de quem teve um filho e uma filha:

Pedro Bustorff de Sousa Tavares (17 de Abril de 1975), tem dois filhos de Sofia Barciela Borges:
Miguel Barciela de Sousa Tavares (Lisboa, 10 de Dezembro de 2007)
João Sousa Tavares (17 de fevereiro de 2012)

Rita Bustorff de Sousa Tavares (Lisboa, 19 de Maio de 1978), casada em 2002 com Ricardo Espírito Santo Bastos Salgado, filho do banqueiro Ricardo Espírito Santo Silva Salgado e de sua mulher Maria João Leal Calçada Bastos, com geração
Ricardo de Sousa Tavares Salgado, nascido a 26 de Março de 2003
Maria Ana de Sousa Tavares Salgado, nascida a 16 de Janeiro de 2006
Sofia de Sousa Tavares Salgado, nascida a 19 de Junho de 2009

Casou segunda vez com a jornalista Laurinda Alves, de quem se divorciou e de quem tem um filho:

Martim Alves Andresen de Sousa Tavares (Lisboa, 1989)

Casou terceira vez com Cristina Pinto Basto Avides Moreira, de quem se divorciou em 2009, sem geração.

Casou pela quarta vez com a deputada centrista Teresa Caeiro em Pavia, Mora, a 25 de Junho de 2011[1].

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Miguel Sousa Tavares  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Miguel Sousa Tavares  Empty Re: Miguel Sousa Tavares

Mensagem por Vitor mango Ter Fev 21, 2012 12:30 am

Tirando a ridícula defesa de quem fuma ...quando toda a gente sabe que...e alguns excessos opinativo é um interessante opinativo ...CREDÍVEL e não amarrado a partido como o é o Marcelo Rebelo de Sousa

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Miguel Sousa Tavares  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Miguel Sousa Tavares  Empty Re: Miguel Sousa Tavares

Mensagem por Vagueante Ter Fev 21, 2012 5:41 am

Vitor mango escreveu:Tirando a ridícula defesa de quem fuma ...quando toda a gente sabe que...e alguns excessos opinativo é um interessante opinativo ...CREDÍVEL e não amarrado a partido como o é o Marcelo Rebelo de Sousa

Demasiado portuense/portista, chegando a atingir laivos de sectarismo.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Miguel Sousa Tavares  Empty Re: Miguel Sousa Tavares

Mensagem por Vitor mango Ter Fev 21, 2012 7:46 am

Vagueante escreveu:
Vitor mango escreveu:Tirando a ridícula defesa de quem fuma ...quando toda a gente sabe que...e alguns excessos opinativo é um interessante opinativo ...CREDÍVEL e não amarrado a partido como o é o Marcelo Rebelo de Sousa

Demasiado portuense/portista, chegando a atingir laivos de sectarismo.

Tambem tem isso mas ...a gente desculpa

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Miguel Sousa Tavares  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Miguel Sousa Tavares  Empty Re: Miguel Sousa Tavares

Mensagem por Vitor mango Seg Set 10, 2012 1:41 am

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Miguel Sousa Tavares  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Miguel Sousa Tavares  Empty Re: Miguel Sousa Tavares

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos