Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Strauss-Kahn é um "predador patológico"

Ir para baixo

Strauss-Kahn é um "predador patológico" Empty Strauss-Kahn é um "predador patológico"

Mensagem por Vitor mango Qua Mar 21, 2012 1:59 am

Strauss-Kahn é um "predador patológico"
Ana Gomes é uma das eurodeputadas que está contra a ida do ex-director-geral do FMI a uma conferência no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Mas tudo indica que não será preciso alargar mais a contestação, soube-se esta noite que DSK não irá.
Daniel do Rosário, correspondente em Bruxelas (www.expresso.pt)
20:31 Terça feira, 20 de março de 2012


Entre uma "forma de reabilitação" e uma ocasião "interessante" para perceber a origem da crise financeira, Ana Gomes e Diogo Feio divergem radicalmente na avaliação da oportunidade da presença de Dominique Strauss-Kahn num debate que vai ter lugar no Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas, na próxima semana.

Ao fim da noite, porém, na sequência da contestação de vários eurodeputados, Dominique Strauss-khan terá posto um ponto final no assunto e cancelado a sua participação no Parlamento.

Um dos organizadores da conferência, o eurodeputado liberal alemão e vice-presidente do PE, Alexander Alvaro, na sua conta de twitter, em inglês: "#DSK anunciou que tem que declinar vir ao evento #EU40 a 27 de Março. Juncker e Trichet ainda estarão no painel".

A mensagem de Alvaro foi entretanto reproduzida pelo porta-voz do PE, Jaume Duch, também na sua conta do twitter.
Um convite recusado por ser mal recebido

O ex-director-geral do FMI era, juntamente com o ex-presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, e o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, um dos convidados para participar num debate sobre a crise financeira, marcado para a próxima terça-feira.

Vários parlamentares socialistas, verdes e conservadores de países como a Bélgica, a Holanda ou a Hungria, endereçaram cartas ao presidente do PE para que este inviabilize a realização do evento.

Para a socialista portuguesa "não estão em causa as competências" de Strauss-Kahn, mas sim "a personalidade que é e o objectivo de propaganda pessoal" do antigo responsável do FMI, que tenta assim "contrariar o isolamento que merece pelos seus comportamentos pessoais inaceitáveis".

Para Ana Gomes, a presença de Strauss-Kahn no PE é "uma forma de reabilitação inaceitável", de alguém que, segundo a parlamentar socialista, é um "predador patológico" que "devia estar na prisão ou num hospital a ser tratado". "Não queremos cá esse individuo", remata.

Perante as responsabilidades actuais e passadas dos participantes no debate, Diogo Feio considera que "poderá ser interessante o que têm a dizer neste momento". O eurodeputado do CDS advoga uma "distinção de base" entre as áreas política e judicial para constatar que o PE "não serve nem para condenar, nem para branquear quem quer que seja", cabendo esse papel aos tribunais. Caso contrário, acrescenta, "perde qualquer interesse ouvir qualquer pessoa, por muito competente que seja, que tenha problemas de natureza judicial".

Por isso, para Feio, "quem entender que no plano político é interessante estar a ouvir uma conferência sobre a crise e os ensinamentos a tirar deve vê-lo assim e, naturalmente, poderá participar de acordo com a sua consciência". O parlamentar do CDS acrescenta que, "por motivos de agenda" ainda não sabe se poderá assistir ao encontro da próxima semana.

O debate está a ser organizado pela EU40, em conjunto com o thinktankDebatingEurope. No seu site, a EU40 apresenta-se como uma "network" de eurodeputados "que se dirigem àqueles com menos de 40 anos". No mesmo site estão as fotografias e nomes de todos os eurodeputados que encaixam nesta faixa etária, entre os quais os portugueses Nuno Teixeira (PSD), Marisa Matias (BE), Diogo Feio (CDS), João Ferreira e Inês Zuber (PCP) e Rui Tavares (Verdes).

Na sequência desta polémica, vários eurodeputados escreveram aos responsáveis da EU40 a solicitar formalmente a sua desvinculação da organização.

Em declarações ao Expresso, João Ferreira fez questão de sublinhar que os eurodeputados do PCP "nunca aderiram formalmente" à EU40, admitindo que "provavelmente" irão igualmente demarcar-se da mesma.

O parlamentar comunista recusa comentar a polémica em torno do convite a Strauss-Kahn, mas critica o formato do debate: "é no mínimo extemporâneo querer tirar lições da crise com os responsáveis de três instituições que estiveram profundamente envolvidos na sua origem".


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/strauss-kahn-e-um-predador-patologico=f713244#ixzz1pjhSap68

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Strauss-Kahn é um "predador patológico" Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117551

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos