Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Proibida apanha e comercialização de bivalves na Figueira da Foz

Ir para baixo

Proibida apanha e comercialização de bivalves na Figueira da Foz Empty Proibida apanha e comercialização de bivalves na Figueira da Foz

Mensagem por Vitor mango Qua Abr 11, 2012 1:23 am

Proibida apanha e comercialização de bivalves na Figueira da Foz
inShare

10 de Abril, 2012
A apanha e comercialização de bivalves foi hoje proibida no estuário do rio Mondego e no litoral da Figueira da Foz, informou a Capitania do Porto da cidade.

A interdição, pelo facto de «existir perigo para a saúde pública», abrange todos os bivalves dos diferentes locais de apanha da zona, nos quais foi detectada a dioxina ‘DSP’, refere um edital assinado pelo capitão do Porto da Figueira da Foz, Rui Filipe Amado.

«Determina-se a todos os armadores e apanhadores licenciados para o exercício da pesca alvo que mantenham a suspensão de capturas e de comercialização da espécie interdita, alertando-se também os consumidores para a referida proibição», lê-se ainda no edital.

A decisão baseia-se numa informação hoje comunicada pelo Instituto Nacional dos Recursos Biológicos.

Nos últimos dias, três dezenas de pessoas, incluindo cinco crianças, sofreram intoxicações devido ao consumo de mexilhões apanhados na zona rochosa de Buarcos, concelho da Figueira da Foz, tendo sido assistidas no hospital da cidade.

O Instituto Nacional de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR) interditou também hoje a apanha de bivalves na zona entre Peniche e Lisboa, na sequência de 40 casos de intoxicações alimentares ocorridos em Mafra nos últimos cinco dias.

Um comunicado divulgado hoje na página da Internet do IPIMAR revela que «devido à presença de níveis de toxinas acima dos valores regulamentares, estão interditas temporariamente a apanha e captura de espécies de bivalves, com vista à comercialização e consumo».

A interdição abrange a região entre Peniche e Lisboa, na sequência de 40 casos de intoxicações alimentares ocorridos no concelho de Mafra, mas também as zonas de Viana do Castelo, Matosinhos, Aveiro, Nazaré - Figueira da Foz, Sines - Setúbal e na ria de Aveiro, Lagoas de Óbidos e de Albufeira e estuários do Mondego, do Tejo, do Sado e do Mira.

Segundo o documento, as toxinas provocam sobretudo diarreias.


Lusa / SOL

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Proibida apanha e comercialização de bivalves na Figueira da Foz Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117548

Ir para o topo Ir para baixo

Proibida apanha e comercialização de bivalves na Figueira da Foz Empty Re: Proibida apanha e comercialização de bivalves na Figueira da Foz

Mensagem por Vitor mango Qua Abr 11, 2012 1:24 am

inda ontem comi com muito coentro e umas bekas
diarreiua ? ...so no dia seguinte mas isso deve ter sido da auga

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Proibida apanha e comercialização de bivalves na Figueira da Foz Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117548

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos