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Tendo em vista a ausência de machos funcionando apropriadamente entre os israelitas, o papel das mulheres israelita é amplificado.

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Mensagem por Vitor mango Sáb Jan 05, 2013 1:00 am

Mulheres no mundo dos homens / Shemot Parashat
Tendo
em vista a ausência de machos funcionando apropriadamente entre os
israelitas, o papel das mulheres israelita é amplificado.
Por Yakov Meir | Jan.04, 2013 | 09:03


Yakov Meir

"E
Faraó a todo o seu povo, dizendo:" todos os filhos que nascerem
lançareis no rio, e todas as filhas guardareis com vida '"(Êxodo 1:22). Rashi
explica o significado desta distinção: "Ele queria matar apenas os
machos, porque seus astrólogos lhe disse que uma criança do sexo
masculino [dentre os filhos de Israel] seria um dia nasceu e iria
resgatá-los do seu sofrimento" (comentário sobre Êxodo. 1:16).

Na
verdade, Faraó não quer matar todos os recém-nascidos do sexo
masculino; ele procura a única morte de quem vai resgatar Israel. Mas
os decretos contra os homens nascidos atrapalhar o relacionamento
normal entre os sexos, e liberar as outras forças que acabará por ter um
impacto sobre o indivíduo que vai ser o redentor.

De
acordo com o Talmude Babilônico:.? "Está escrito:" E lá se foi um homem
da casa de Levi "(Êx 02:01) onde ele foi rabino Judá, filho de Zabina,
disse: Ele seguiu o conselho de sua filha .
Aprendemos que Amram foi o maior indivíduo em sua geração. Quando o
Faraó decretou mal ", todos os filhos que nascerem lançareis no rio",
disse Amram todos israelitas esforços para trazer as crianças para o
mundo foram em vão, e
se divorciou de sua própria esposa. Seguindo o seu exemplo, os outros
homens de Israel se divorciou dele. Sua filha [Miriam] disse-lhe: 'Pai, o
decreto é mais dura do Faraó. Considerando Faraó decretou que apenas os
recém-nascidos do sexo masculino devem ser condenados à morte, você
ter decretado que todas as crianças - masculino e feminino - deveria
ser condenado à morte, enquanto o decreto de Faraó aplica-se apenas a
esta existência terrena, a sua aplica-se tanto a isso e ao mundo para
vir Considerando que é incerto se o decreto do Faraó do mal será.. totalmente
realizado, o seu decreto, já que você é uma pessoa justa, certamente
vai ser realizada, como está escrito: "Tu também um decreto coisa, e ela
deve ser estabelecida a ti '" (Jó 22:28). E Anrão
tomou sua esposa de volta [casou-la]. E todos os outros homens
israelitas tomaram suas esposas de volta também "(Tratado Sota, p. 12a).

Faraó,
o novo governante do Egito "que não conhecia José" (Êxodo 01:08) - o
homem mais perfeito judeu, segundo a tradição - procura destruir a
população judaica do sexo masculino e aparentemente está tendo sucesso. Amram,
que é o "indivíduo maior de sua geração", e também representa um modelo
judaico ideal masculino, opta por uma resposta auto-destrutivo anormal,
como pode acontecer com um animal que, de repente se encontra em
cativeiro. A
pessoa que coloca um espelho diante dele e compara seu decreto com
Faraó é uma mulher, Miriam, seu pensamento claro resgata Amram deste
círculo vicioso de auto-destruição. Sua
comparação entre Anrão e ações de Faraó é lógico, porque Anrão
representa uma masculinidade derrotado judaica que internaliza o
pensamento do agressor e cria uma técnica de aniquilação que é ainda
mais eficiente.

Tendo
em vista a ausência de machos funcionando apropriadamente entre os
israelitas, o papel das mulheres israelita é amplificado aqui. O
midrash seguir oferece uma parábola sobre o papel da mulher aqui, e
sobre como as funções clássicas do homem - como chefe de família e
protetor - são negados ele. (Por causa da complexidade do midrash, ela é apresentada aqui em breve). "Rabi
Avira comentou:. Graças às mulheres justas daquela geração, Israel foi
libertado da escravidão no Egito Quando eles foram para tirar água do
poço, Deus colocou peixe pequeno em seus baldes, eles estavam cheios de
peixes e meia metade com água .
As mulheres definir duas panelas no fogo -. uma cheia de água, que eles
aquecida, e outra com peixe, tendo a água quente e peixe para os seus
maridos nos campos, as mulheres lavam seus maridos e esfregue-as com
óleo. Eles
alimentaram .. e deu-lhes água para beber, e teve relações com seus
maridos ... Depois que ficou grávida, eles voltaram para casa. Quando
chegou a hora, eles entraram em campo para dar à luz sob as árvores de
maçã. Do céu Deus enviou-lhes anjos que arranjados e limpos os corpos de recém-nascido, assim como os animais fazem.

"Quando
os soldados egípcios descobriram as novas mães, eles partiram para
matá-los. Mas um milagre aconteceu e as mulheres foram engolidos pela
terra, e Deus trouxe bois que lavraram a terra acima deles, como está
escrito:" Os lavradores arado
em minhas costas "(Salmos 129:3). Depois de os soldados egípcios
deixaram, as mulheres cresceram, surgindo como a erva dos campos, como
está escrito:" Eu te causar a aumentar, assim como o crescimento do
campo "(Ezequiel
16:07). Quando os filhos cresceram, voltaram como rebanhos de carneiros
para suas casas ... Quando Deus apareceu aos israelitas no Mar Vermelho
[depois de suas águas se separaram], o primeiro a reconhecê-lo foram as crianças nascidas nos campos, como está escrito: 'Este é o meu Deus, e glorificarei ele "(Êxodo 15:2)".

Neste
midrash, os homens israelitas estão presos em seu trabalho nos campos, e
não pode nem ganhar a vida, nem proteger seus filhos recém-nascidos. Deus compromete-se o papel dos homens, oferecendo às famílias com alimentos e proteger as crianças, de forma milagrosa. O
cuidado das mulheres para os homens como as mães cuidam de seus filhos,
alimentando-se e lavar-los, e ter relações com eles apenas para trazer
as crianças para o mundo. Elas dão à luz nos campos, e Deus envia anjos para cuidar, proteger e alimentar seus filhotes. Quando
os soldados vêm para matar a mulher israelita, Deus protege-los, eles
são engolidos e depois emergir da terra, como uma planta brotando do
solo, como se renascido. Eles, então, voltar para casa. Este
processo permite que os indivíduos nascidos nos campos no Egito para
conhecer a Deus tão intimamente que, na época do Êxodo, quando ele
finalmente se revela, eles são capazes de identificá-lo e proclamar:
"Este é o meu Deus, e eu vou glorificá-lo. "

O midrash cria a imagem de um tecido da vida, que é ao mesmo tempo harmonioso e anarquista. Que
os resultados de tecido da cooperação entre a mulher e Deus, em uma
situação em que os homens são necessários apenas para o seu esperma. A
terra do Egito sob Faraó decretos é retratado no midrash como uma arena
em que as mulheres mais esperto Faraó, graças ao seu poder fértil
feminina. E esta imagem mitológica tem raízes substantivos na interpretação literal do texto bíblico.

Quando
Faraó primeiro decide matar os recém-nascidos, ele convoca Sifrá e Puá,
as parteiras hebréias, e lhes ordena que ajudá-lo. Em
desobedecer, eles oferecem uma explicação: "Porque as mulheres hebréias
não são como as egípcias, pois são Hayot [animado, literalmente,
animais], e são entregues antes que a parteira venha para eles" (Êxodo
01:19). As parteiras são os mediadores entre o indivíduo eo regime; Faraó quer usá-los para supervisionar o parto no Egito. No entanto, eles relatam que eles são incapazes de que, para as mulheres israelitas não necessitam de seus serviços. A
fertilidade das mulheres hebraico é retratado como característico da
sociedade civilizada: É animalesco - segundo a interpretação dos sábios
de "Hayot" como animais selvagens e, assim, anarquista.

Será que as mulheres israelitas ser capaz de remodelar a realidade sem a ajuda de homens israelitas? Não
neste caso: Para salvar Israel há necessidade de um homem - ainda de
acordo com o pensamento de Faraó - cujo nascimento vai parar o idílio
anarquista as duas parteiras retratar, e que o midrash amplifica.

Para
salvar o jovem do destino castradora decretou ele, e transformá-lo em
redentor de sua nação, há uma necessidade de uma solução narrativa
original. Essa
solução tem a forma de o interruptor fascinante entre as duas figuras
femininas responsáveis ​​pela upraising Moisés: sua mãe biológica, um
hebreu, que o coloca na margem do rio Nilo, e sua mãe adotiva, filha do
faraó, que o puxa para fora da água. Os
papéis estão trocados: a mãe adotiva contrata os serviços da mãe
biológica para amamentar seu filho, e quando ele cresce, sua mãe
biológica retorna à sua mãe adotiva, que denomina a ele, agindo assim
como se ela fosse a mãe biológica.

Esta situação anormal mostra maternidade mudança de um fenômeno biológico em um produto comercial. Através
de sua fertilidade, a mulher hebraica supera Faraó decretos, no
entanto, ela deve "alugar" a maternidade para amamentar seu filho e deve
pagar pelo privilégio de cuidar dele, dando-lhe a outra mulher. Suas ações Moisés salvar da morte - mas como eles vão influenciar seu personagem como um líder?

Talvez
este fato sobre Moisés infância ajuda a preparar o leitor para Moisés
posterior separação de sua esposa e até mesmo para sua devoção futuro
para a "noiva" dada a ele por Deus no Monte Sinai: uma noiva a quem ele
está envolvido, uma fêmea grande descobrir, em termos textuais, que continuarão a moldar a vida dos filhos de Israel para os dias de hoje: a Torá.

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