Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NAZISMO E SOCIALISMO ; OS OPOSTOS QUE SE ATRAEM!!

Ir para baixo

NAZISMO E SOCIALISMO ; OS OPOSTOS QUE SE ATRAEM!! Empty NAZISMO E SOCIALISMO ; OS OPOSTOS QUE SE ATRAEM!!

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sáb Out 25, 2008 11:07 am

Nazismo e Socialismo: os “opostos” que se atraem
Insano Alemos
28/08/2007
Durante toda minha vida escolar a matéria por qual mais me apaixonei foi História. Despertava-me um ávido interesse analisar a cronologia das épocas, os povos antigos, o desenvolvimento das ciências humanas, os acontecimentos decisivos e as personalidades singulares de cada período histórico. Não é de espantar que eu obtivesse boas notas nessa disciplina. O que é de espantar é eu achar que a escola me ensinou tudo isso de maneira limpa e imparcial. Se qualquer cidadão mais esclarecido me indagasse naquela época sobre as mais básicas visões históricas e recebesse as respostas que eu possuía, iria cassar o meu diploma e processar a Instituição de Ensino.

Um desses equívocos históricos mais gritantes é a relação entre o Nazismo e o Socialismo. Quem dera isso se restringisse a uma distorção meramente histórica. O problema é que isso influenciou toda uma concepção político-ideológica no século XX. E pelo visto, parece que veio pra ficar.

É bastante comum escutar pessoas associarem a expressão “de extrema direita” a um ideal nazista ou fascista. Sujeito com esse raciocínio é forte candidato a uma bolsa de pesquisa em qualquer Universidade Pública no Brasil. Mas se entrarmos na brincadeira e fizermos um pequeno jogo de lógica veremos que as coisas não são bem assim. Se ser de “extrema esquerda” corresponde a possuir uma ideologia baseada numa forma mais pura e radical do Comunismo, ser de “extrema direita” corresponderia a um ideal puro e radical do Capitalismo. Essa idéia é forçada, mas serve para explicitar uma coisa: A Alemanha Nazista não era capitalista, muito menos de direita. Explico melhor.

Entre 1922 e 1933, a Alemanha contou com amplo apoio soviético para quebrar o Pacto de Versalhes e se militarizar. O objetivo dos comunistas era se valer dessa cooperação e usar a Alemanha como plataforma de expansão. Mas a situação mudou com a ascensão do Nazismo (ou Nacional Socialismo) ao poder, o que se deu, diga-se de passagem, por conta dessa “estratégia” socialista. Essas informações, desconhecidas por completo por aqui, constam no livro The Red Army and the Wehrmacht: how the soviets militarized Germany, 1922-33, and paved the way for fascism (New York: Prometheus Books, 1995), de autoria de Yuri Dyakov e Tatyana Bushuyeva.

Livros à parte, uma comparação entre as políticas socialistas e nazistas revelam semelhanças mais óbvias ainda. Hitler chegou ao poder enquanto líder de um partido, o Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei ou Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Sua filosofia de governo era focada numa estatização da economia com o Governo dando as cartas, além de uma completa supressão da individualidade. Esse ideal coletivista e esse controle economico estatal são emblemas classicos de qual ideologia politica? Socialismo, claro.

Em quais outros dois paises, além da Alemanha Nazista, procurou-se tanto utilizar a propaganda para cultuar a imagem de um regime ou de seu líder? Na China, de Mao Tse Tung, e na União Sovietica, de Stálin.

É claro que existem as diferenças entre o Nazismo alemão e o Socialimo sovietico. Na Alemanha, a propriedade privada era tolerada pelo Estado. Mas isso comportava diversas exceções. Uma das primeiras perseguições explícitas aos judeus se deu através da supressão de seus bens. Depois viram outros direitos individuais. Por último, uma câmara de gás num campo de concentração. Falando em campos de concentração, vocês sabiam que essa é uma invenção soviética? Os chamados Gulags foram amplamente utilizados na União Soviética desde o advento da Revolução Russa, em 1.919. Eram usados para aprisionar, torturar e matar os dissidentes politicos e opositores do regime, além de criminosos comuns. Com o tempo, eles “democratizaram” o acesso aos Gulags e mandaram, pelo menos, 18 milhões de russos para passar férias na Sibéria. Todos, claro, “elementos indignos de confiaça” do regime Stalinista.

Apesar desses fatos serem facilmente diagnosticados por qualquer pessoa que não possua um Q.I. abaixo de 12, a esquerda mundial (comunistas, socialistas e tutti quanti), indignados com a possibilidade de terem sua nobre ideologia associada a praticamente todos os genocídios da história recente, inventaram essa falácia de o Nazismo e o Fascismo como regimes capitalistas e de “extrema direita”.

Para a turminha da esquerda o oposto do Socialismo é a ditadura, a tirania, o Nazi-fascismo. A intenção deles é só uma: imputar a todo individuo contrário às suas ideias a qualidade de nazista. Pura empulhação! O Sistema Nazi-facista nada mais é do que uma variante ultranacionalista do Socialismo.

O verdadeiro opositor do Socialismo é a democracia liberal. Todo individuo que luta para nao ser coletivizado numa redoma de alienação e intolerância é defensor de uma democracia liberal.

Portanto, toda vez que você se deparar em uma dicussão com um esquerdista usando a palavra “nazista” para definir o indivíduo de direita, não perca seu tempo tentando explicar o uso indevido do termo. Ele não vai querer entender. Limite-se a erguer o dedo médio e mandá-lo para a Cuba que o pariu.
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos