Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É a espera ultra- ortodoxos em Israel escorregar ?

Ir para baixo

É a espera ultra- ortodoxos em Israel escorregar ? Empty É a espera ultra- ortodoxos em Israel escorregar ?

Mensagem por Vitor mango Qui Nov 14, 2013 12:09 pm

Emergências de rotina
por Allison Kaplan Sommer
É a espera ultra- ortodoxos em Israel escorregar ?
Liderando EUA Reforma rabino Rick Jacobs no religioso " ponto de inflexão " de Israel e se manter em sintonia com os ultra-ortodoxos .
Por Allison Kaplan Sommer | 14 de novembro de 2013 | 03:16

Presidente da Agência Judaica : Não Women das prisões de parede no próximo mês
Por Ilene Prusher | 11 de novembro de 2013 | 19:31

Um pouco de respeito vai um longo caminho quando se trata do movimento da Reforma e do estado de Israel.

Estes dias, afirma o rabino Rick Jacobs , presidente da União para a Reforma do Judaísmo , há mais sinais de maior aceitação do que nunca. Ele diz que tudo é parte de um "renascimento " do interesse na prática judaica e de estudo fora da ortodoxia tradicional entre os israelenses seculares , que também estão cada vez mais insatisfeitos com a instituição religiosa eo Rabinato Chefe .

" Há muitas indicações diferentes que nós estamos em um ponto de inflexão em Israel. ", Diz Jacobs. "Dizer que o espera ultra- ortodoxa sobre a vida Rabinato e religiosa está desmoronando pode estar exagerando . Mas é certamente rachaduras. "

"Reforma " costumava ser uma palavra tão suja na sociedade israelense - demonizado e deturpado entre religiosos e seculares - que a decisão foi tomada pelo movimento para chamar a sua presença no local do Movimento de Israel para o Judaísmo Progressista , quando foi criada em 1971. Isso mudou no ano passado sob vigilância Jacobs , quando foi renomeado o Movimento Israel para a Reforma eo Progressive Judaism .

Mudanças de atitude também são aparentes nos níveis mais altos da liderança israelense. Na próxima semana, serviços religiosos ministro Naftali Bennett está programada para pagar Jacobs uma visita na sede movimento de reforma em Nova York , algo que dificilmente se pode imaginar ministros serviços religiosos ortodoxos anteriores fazendo. Depois, em dezembro, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu irá abordar conferência bienal do movimento em San Diego - a primeira de um primeiro-ministro israelense sentado .

Um homem kipá vestindo carismático alto com um brilho nos olhos , Jacobs assumiu o comando do maior movimento judaico nos Estados Unidos há dois anos. Ele conversou com o Haaretz nesta semana no refeitório Knesset , pouco antes de falar na frente de uma Knesset caucus especial sobre Israel - Diáspora assuntos com outros visitantes líderes judeus americanos (todos na cidade para a Assembléia Geral das federações judaicas da América do Norte ) . Um sinal de que o diálogo com o movimento ainda é um tabu em alguns círculos : Nada menos do que 15 rabinos ortodoxos foram convidados para aparecer ao lado dele para discutir questões Israel - Diáspora , mas apenas o rabino David Stav da organização Tzohar apareceu.

Isso não faze Jacobs, que geralmente parece ser um " copo meio cheio " tipo de cara alegre . Ele está sentado ao lado de rabinos ultra- ortodoxos , onde realmente importa , diz ele - em torno de uma mesa de trabalho para elaborar uma solução mutuamente aceitável para as diversas crises no Muro das Lamentações , uma situação que tem sido trazido para a cabeça pelas mulheres o grupo de parede ( que exigem o direito de usar xales de oração , orar e ler a Torá coletivamente e em voz alta no Kotel ) . O painel é liderado pelo secretário do Gabinete Avichai Mendelblit , com base numa proposta do presidente da Agência Judaica, Natan Sharansky , sob os auspícios do próprio primeiro-ministro Netanyahu.

O próprio fato de que a Reforma e líderes judeus conservadores , junto com as mulheres da organização parede em si , foram convidados para o processo de "trabalhar juntos em discussões respeitosas ", lançada pelo governo para resolver os problemas, parece quase tão significativa quanto qualquer solução que iria conseguir , diz ele.

Foi o rabino do Muro das Lamentações , Shmuel Rabinowitz , presente nessas reuniões ? Tem Jacobs conheceu? " Ainda não, mas estou disponível ", diz ele com um sorriso.

Com a sugestão de que a abertura recente de líderes israelenses para associar publicamente com o movimento da Reforma deriva do fato de que , pela primeira vez em muitos anos , não há partidos haredim no governo para tentar pressioná-los contra a fazê-lo, Jacobs sorri novamente . "Você disse isso, eu não ", diz ele diplomaticamente .

O Jacobs vai dizer é que acalmar as águas com os movimentos não-ortodoxos nos Estados Unidos sobre questões " kishke " da religião e do Estado (como o Muro das Lamentações ) é "claramente uma questão estratégica " para a liderança de Israel.

Ele dirigiu esse ponto para casa em seu discurso Knesset . " Esmagadoramente , os membros, os doadores e os líderes da AIPAC e Federações são judeus Reforma e conservador ", disse ele . " Com a aposentadoria do senador Lieberman, cada membro judeu do Senado e da Câmara é uma reforma ou judeu conservador ... o fato de que Israel continua a ser a única democracia no mundo que legalmente discrimina as correntes do judaísmo, que representam a maioria dos judeus no mundo, a esmagadora maioria dos judeus nos Estados Unidos aliena judeus e puzzles muitos norte-americanos , a imagem de Israel corroendo como um lar à democracia e à liberdade religiosa " .

Como o dançarino moderno profissional treinado que ele era antes de se tornar um rabino , Jacobs graciosamente consegue retirar um ato de equilíbrio delicado de misturar uma posição firme contra a hegemonia ortodoxa em Israel com palavras calorosas e afetuoso para o judaísmo ortodoxo em si . Seu mentor era ortodoxo rabino David Hartman , a quem ele credita com incutindo- lhe uma apreciação do compromisso da Ortodoxia "prática rigorosa e estudo da vida ", e para quem ele entregou um elogio comovente .

Embora em muitas comunidades americanas congregações Reforma e casas Chabad travar chifres , ele é amigo de rabino Yehuda Krinsky , o chefe da ala de conscientização do movimento. Recentemente, sua aparição altamente divulgado em grande banquete anual do movimento Chabad chamou a atenção . Jacobs chamou de " inspirar -se com um grupo de líderes judeus que se sentem tão apaixonadamente sobre trazer o amor de Yiddishkeit [ judaísmo ] ea vida de compromisso com o círculo mais amplo possível ".

Otimista como ele é, Jacobs sabe que vai demorar mais do que a pressão dos judeus americanos , não importa quão poderoso, para afetar a mudança real de Israel. É por isso que ele aplaude a mudança radical que ele percebe na atitude dos israelenses em direção ao estabelecimento. Ele tem o prazer de ter parceiros israelenses que compartilham sua visão de que "a idéia de rabinos chefes é um conceito que já não serve o Estado de Israel ou o povo judeu ", e é " uma receita para a corrupção e é corrosivo ao judaísmo e da democracia , " apontando para os recentes esforços em direção ao estabelecimento do casamento civil. O Movimento de Reforma , com certeza, é investido em empurrar esses esforços para a frente através do Centro de Ação Religiosa de Israel , que Anat Hoffman cabeças - a "outra mulher" que ela usa , além de mulheres líderes da parede.

Enquanto ele participou da marcha festiva para a parede e uma sessão de oração na nova plataforma temporária erguido por Bennett para o culto igualitária que fechou a GA, que apóia a recusa do Movimento de Reforma para abraçar o local alternativo como uma solução até que a visão completa do cuidado negociado plano Sharansky é realizado. " Para celebrar é prematuro ", alerta .

A plataforma atual é " um pequeno passo para uma viagem muito longa ", e critica -lo como sendo de difícil acesso , quase escondido , com guardas de entrada que são menos do que acolhedor. Ele não ficou satisfeito quando um guarda lhe disse que ele não poderia apenas " visitar" a plataforma , ele " deve orar" e não podia comer nem tirar fotografias no local . Embora se possa acessá-lo de graça a qualquer hora do dia, ele ainda se sente , diz ele, como se está invadindo um parque arqueológico .

Nesse espírito, Jacobs disse que apóia as Mulheres da decisão do Muro de continuar a rezar na praça principal até que o plano Sharansky está totalmente negociado e no lugar. Ao mesmo tempo , ele elogia o que chama de " decisão corajosa " da organização para levar a placa para as Mulheres do Muro de entrar nas negociações , apesar da discordância de uma seção vocal do grupo, que estão empenhados em continuar a rezar no cada mês a seção das mulheres existentes .

Não se pode deixar de pensar que, com Hoffman do título de Centro de Ação Religiosa do Movimento de Reforma , além de estar no comando de Mulheres do Muro , teria sido muito difícil para ela continuar a opor-se vocalmente um processo que o Movimento da Reforma teve assinado em - por Jacobs eo rabino Gilad Kariv , chefe do movimento israelense , para estar dentro da sala de negociação , e Hoffman fora protestando .

Jacobs, para o registro, diz que não vê um conflito de interesses entre o duplo papel de Hoffman . Acredita um aumenta do outro.

Jacobs deixa claro que enquanto ele aprovou o plano de Sharansky cedo, está longe de ser a sua solução ideal. Ele teria fortemente preferido que a praça existente ser dividido em três seções: homens , mulheres, e na oração igualitária. Mas a preservação do espaço de oração existente exclusivamente para a prática ortodoxa é uma linha vermelha para o Rabino do Muro e, para muitos judeus ortodoxos : daí a inclusão do espaço Arco do Robinson.

"O que foi brilhante sobre o plano de Sharansky é que ele fez todos infelizes ", brinca Jacobs .

Ele vê sua concessão como um preço justo a pagar para ver e Reforma Conservador costumes oração apoiada - e respeitado - pelo governo de Israel , e para os ortodoxos e não-ortodoxos para ser capaz de rezar perto um do outro , se não nas imediações de local mais sagrado do judaísmo. Tudo o que acontece no Kotel tem um significado simbólico, diz Jacobs . Assim, " deixar a parede simbolizar há um lugar para todos nós . "

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
É a espera ultra- ortodoxos em Israel escorregar ? Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos