Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O verdadeiro ponto de não retorno no conflito árabe-judaica

Ir para baixo

O verdadeiro ponto de não retorno no conflito árabe-judaica Empty O verdadeiro ponto de não retorno no conflito árabe-judaica

Mensagem por Vitor mango Sáb Jan 04, 2014 6:33 am

O verdadeiro ponto de não retorno no conflito árabe-judaica
Ao narrar os acontecimentos dramáticos de 1929, Hillel Cohen não se esqueça de que ele é um judeu israelense . Mas ele também coloca a importância de como cada lado percebe as ações do outro .
Por Moshe Sakal 04 de janeiro de 2014 | 11:21




Adolescentes participantes em uma recente quiz show de televisão foram feitas as seguintes perguntas trivia : Quando os motins de Tarpat ( hebraico acrônimo para o ano de 1929) ocorre? A resposta das adolescentes - os motins de Tarpat ocorreu em Tashah (1948) - atesta a sua ignorância , é claro, mas que parece cada vez menos estranho o mais profundo de nos aprofundarmos novo e fascinante livro de Hillel Cohen. O livro " Tarpat " ( " 1929 : Ano Zero do Conflito árabe-judaica " ) reforça nossa impressão de que as revoltas de 1929 marcam um lugar nada menos do que uma vez.

Mil novecentos e cento e vinte e nove é o ponto de ruptura , o divisor de águas . É o corte que torceu o corpo e deixou-o com uma cicatriz quase invisível , no racha nas relações judeu -árabe.

Mas a afirmação de Cohen é muito mais abrangente - as revoltas de 1929 foram também o ponto de não retorno nas relações entre as várias comunidades judaicas na Palestina entre si . Nas palavras de Cohen : " Nenhum fator contribuiu mais para a reunião sob um telhado de política conjunta de [ tanto ] as comunidades judaicas veteranos e sionista Yishuv [ a comunidade judaica pré- estado na Palestina ], que foi, então, se renova , do que os tumultos de 1929 . Os ataques árabes forçou os orientais e magrebinos judeus que viviam no país, incluindo aqueles que já havia recuado de fazê-lo, para se juntar aos sionistas , se abrigar debaixo de suas asas e pedir sua proteção. Ou , dito de forma mais acentuada : . Os árabes criaram em 1929 o Yishuv judeu na Palestina "

Cohen, um professor de estudos do Oriente Médio na Universidade Hebraica de Jerusalém, cita SY Linha famosa de Agnon a respeito de sua própria atitude mudou , para os árabes , na esteira das revoltas de 1929 : "Agora a minha atitude é esta. Eu não os odeio e eu não amá-los , eu não gostaria de ver seus rostos. Na minha humilde opinião , vamos agora construir uma grande gueto de meio milhão de judeus na Palestina , porque se não o fizermos, vamos , Deus me perdoe, se perder ". Cohen observa que estes são os primeiros sinais da separação mente -set, que se tornou a política oficial de Israel no início do século 21 . No entanto, é duvidoso que , após esses tumultos , ainda era possível perceber que o que Agnon aspirava .

" Tarpat " é um guisado espetacular, com todos os ingredientes atiradas na mistura , para a discussão. O triângulo de Mizrahim - ashkenazim -árabes ( Yosef Haim Brenner : ? ? "O bom é que a uma língua fazer um idioma para quem Para mim e sefarditas E estamos realmente uma nação com eles Diga o que quiser : Na minha opinião, que é um outro povo inteiramente "); objecto de sionismo como colonialismo , a conexão direta entre 1929 e 1948 , ano da independência; Uri Zvi Greenberg, Jacob de Haan Israël , Albert Einstein e Yeshayahu Leibowitz , Gershom Scholem e Brit Shalom ; profanação das mesquitas ; Suha Arafat e Thelma Yellin , ea realidade dos árabes prostrando-se à porta de lares judaicos , a fim de preservar as vidas dos moradores dentro , e de judeus spiriting famílias árabes longe e salvando -os de serem linchados .

Cohen cita as palavras espirituoso dos juízes britânicos nos julgamentos seguindo os 1.929 eventos , que tentam com todas as suas forças para entender quem foi o responsável pelo primeiro assassinato ( Spoiler : todos os lados eram ) . Ele escreve sobre a disputa antiga sobre o Muro Ocidental , cerca de Chabad na vanguarda da luta contra o sionismo , sobre os muçulmanos pró- sionistas em Hebron e sobre o Túmulo dos Patriarcas lá, sobre a questão da compra de terras dos árabes , sobre a moralidade e superioridade moral , sobre massacres de todos os tipos - e, especificamente, sobre o massacre horrível em Hebron - sobre as verdades e mentiras , sobre a imprensa ("No entendimento entre você e nós é possível a menos que a Declaração de Balfour é anulada ", o jornal Falastin escreveu em setembro de 1929. " não deverá haver entendimento antes de você perceber que Falastin não faz parte da África selvagem , e assassinar pessoas não é tão fácil como na Rodésia e no resto dos países se estabeleceram por negros, que não coloque qualquer resistência " ) , sobre o Corão e sobre vitimização e tapeçarias .

O livro está organizado de acordo com os principais locais onde o levante ocorrido : Jaffa e Tel Aviv, Jerusalém, Hebron , Motza e Safed . Mas sua estrutura narrativa é na verdade uma história desconhecida : O assassinato da família Awan em Jaffa por Simcha Hinkis , um " oficial de polícia judaica ", como o caso é descrito no livro " Biladuna Filastin " ( " Nossa Terra Palestina "), uma enciclopédia geográfica por Mustafa Murad al- Dabbagh .

Cohen traçou a história da vida do homem que assassinou a família Awan , Hinkis ( que foi condenado à morte, mas viu a sua sentença comutada ) . Este incidente trouxe à sua mente várias questões candentes . Cohen conta de que a partir de uma perspectiva palestina , a história de Tarpat é diferente do que ele conhecia. E é isso que lhe interessava : Como foi que aconteceu que os árabes perceberam a realidade de modo diferente dos judeus?

O livro também faz saltos suaves para a frente - até a vitória de 1967 e , por vezes, quase aos nossos dias - mas sempre de uma forma quase silenciosa , como se fosse muito cedo e ainda não podemos julgar o presente ou até mesmo entendê-lo. Após as revoltas de 1929 , Cohen descreve Yaakov Pat, um membro sênior da Haganah ( milícia pré- estado de Israel) , que estava viajando de trem de Haifa para o Egito, quando ele encontrou Mufti Haj Amin al- Husseini . "Eu voltei e estava na janela eo cara feia presunçoso do mufti olhou para mim . Aqui , vem um passo mais perto de mim, e esticar sua mão e agir ( para este tempo que você tem uma arma !) " , Ele imaginou para si mesmo.

Pat debatido se para tomar posse da arma e tirar a vida do mufti , até que de repente o seu " pensamento apagada. Ficou claro para mim que eu não estava autorizado a fazer a escritura , não enquanto eu estou de plantão e cumprindo uma missão. Ao contrário . É claro para mim que seria um ato de traição . "

A alma de Haganah soldado Efraim Tzur , também, desejava assassinar o mufti , como Cohen refere. Tzur enviou uma carta a Rachel Yanait : "Eu escrevi que eu posso e quero acabar com o mufti . " Mas sua resposta foi firme : " Pelo amor de Deus , não faça isso. " Mesmo em tempos insanos como os que poderiam " alvo assassinato " foram considerados , uma ação imoral tolo. Mesmo traição.

A terra é um

Haverá leitores que irá fidget desconfortavelmente em suas cadeiras enquanto lêem sobre os judeus que perpetraram represálias contra os árabes , e até linchados eles, e sobre os árabes que salvaram judeus (e vice versa). A história de Cohen não é tendencioso em relação à verdade de qualquer lado particular, talvez porque não há realmente dois Não fronteira pode realmente passar entre esses dois povos , porque a terra é um só, ea história "lados ". - Complicada e complexa como pode ser - é compartilhada por ambos.

Leitores de Cohen certamente já ouviram falar sobre o massacre dos judeus de Hebron em 1929. Quem visita o museu em Hebron , hoje, que está alojado em Beit Hadassah , será capaz de ver fotografias de mortos e feridos judeus , pessoas sem pernas , e até mesmo obter um olhar mais atento sobre os próprios eixos que foram utilizados , segundo os organizadores do museu , pelos assaltantes árabes. Em minha visita a Hebron , no mês passado , eu vi em uma das placas de rua que se relacionam com a história da cidade para pedestres sobre um marcador de 1929, intitulada " Destruição ", com o seguinte texto: " manifestantes árabes massacre de judeus. A comunidade é expulso e destruído. "

" Tarpat " faz uso de trabalhos acadêmicos israelenses , testemunhos de arquivos do Haganah , a minutos de tribunais obrigatória da época , recortes dos arquivos desses jornais como Haaretz e Doar Hayom , os arquivos médicos e muito mais. Cohen justapõe os relatórios escritos por judeus contra uma série de fontes palestinas do período e do nosso próprio tempo, e mostra - de tempos em tempos - o quão frequentemente a história, como as pessoas envolvidas contá-la para si, é parcial na melhor das hipóteses , e mesmo enganosa. Por meio da escrita, que , por vezes, executar uma ação que é ostensivamente o oposto da escrita e, se ele parece às vezes que o silêncio é a ocultação , então esses livros " estão envolvidos principalmente em esconder por meio da escrita . "

Então , Hillel Cohen partiu em busca de respostas e veio com uma pergunta importante . E talvez isso é o que distingue o seu livro a partir de muitos outros escritos sobre o conflito ao longo dos anos . Ele usa alguns mapas e diagramas , oferecendo pequeno conselho prescritiva. Ele também se abstém de expressar remorso, palestras ou tornar-se atolada em desespero. Cohen não se esqueça que, como um judeu israelense , ele não pode escrever a partir de um ponto de vista "neutro" ou até mesmo - por causa do jogo intelectual - cruzar as linhas. Ele não quer , quer. Mas ele entende algo básico , que muitas pessoas optam por ignorar sistematicamente : A fim de planejar suas ações ( como pessoa, como um povo ), é preciso entender o outro lado - seus desejos, suas frustrações, seus sentimentos secretos e sua raiva. Ele entende que , mais do que é importante entender o que realmente aconteceu e que sofreu a primeira fatalidade , é preciso entender como cada lado percebe as ações realizadas com as exercidas por outro lado.

" Acima de tudo, pairava um fato inequívoco ", escreve ele . " Os sábios do Oriente, os imigrantes do Magrebe , ' pioneiros ' sionistas membros dos tribunais hassídicos , os intelectuais da Europa de Leste , os pescadores magrebinos e ativistas lituanos , todos como um trabalhou para expandir a comunidade judaica no país e transformá-lo para a terra dos judeus. E, mesmo que nem todos os judeus eram necessariamente com o objetivo de fundar um Estado judeu , e nem todos viram os árabes como inimigos , esta atividade como um todo criado em os árabes da Palestina uma terrível sensação de intimidação , que cresceram cada vez mais mais dura após a Balfour Declaração ea ocupação britânica . "

A imagem de Israel de realityis excessivamente simples : Tem bons e maus , e mesmo que transgrediram aqui e ali, "eles" estavam errados ao recusar o Plano de Partilha da ONU , "eles" não foram sábios o suficiente para aceitar tudo de bom coisas que foram oferecidas , em Camp David , "eles" têm-se revelado uma e outra vez que não temos nenhum parceiro.

Jules Michelet , o historiador francês do século 19 , escreveu: " É um fato que a história, no curso do tempo, faz com que o historiador muito mais do que ele é feito por ele. Meu livro me criou . Eu é que tornou-se sua obra. O filho tem produzido o pai ... Se meu trabalho me lembra , o que é bom . Os traços que partilha comigo são em grande parte aqueles que eu devo a ele, que eu tirei com ele. "

O livro " Tarpat ", com suas idéias , seus contos e da humanidade que é revelado através deles , pode ter "criado" o historiador que escreveu, mas também conseguiu fazer mais do que isso : Ele eleva o leitor para a posição do um segurando as pontas dos fios , transformando-o em quem tece história e traz de volta à vida. Tem , assim, transformou-o , o leitor , para o criador de sua própria história, ou em seu próprio criador ( como israelense , como leitor, como uma pessoa ) em uma pequena escala .

Novo romance de Moshe Sakal ", Hayahalom " (The Diamond) , está próxima , em hebraico de Keter Publishing.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O verdadeiro ponto de não retorno no conflito árabe-judaica Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117533

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos