Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

governo esconde as contas da saude

Ir para baixo

governo esconde as contas da saude Empty governo esconde as contas da saude

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Ter Jun 24, 2008 12:09 pm

TIPICO!!

Governo esconde contas da saúde ao Parlamento


EVA CABRAL
Orçamento. A falta de informação, pelo Governo, em vários sectores, designadamente no da saúde, continua a dificultar a análise pela Assembleia da República das contas públicas. O Relatório de Orientação da Política Orçamental e as Grandes Opções do Plano serão debatidas pelos deputados sexta- -feira e não fogem

à regra da falta

de dados

Números díspares em relatório do Governo

O Governo não disponibilizou informação "sobre a série de despesas com pessoal expurgada dos efeitos da transformação dos hospitais em hospitais-empresa".

A informação consta do relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) da Assembleia da República, na sua análise ao Relatório de Orientação de Política Orçamental(ROPO) de Maio 2008 e das Grandes Opções do Plano de 2009.

O parecer - elaborado pelos consultores técnicos Carlos Marinheiro e Graciosa Neves e que se destina a dar um apoio técnico independente aos deputados - assume que "não houve correcção de quebras nas séries estatísticas das despesas com o pessoal do número de funcionários públicos resultantes da transformação sucessiva de hospitais do SNS em hospitais EPE".

A análise da UTAO diz ter ficado "prejudicada pelas deficiências que a informação disponibilizada pelo governo apresenta", dizendo que para além da área da Saúde, faltam dados em matérias como o PIB e as contas das administrações públicas para 2008-2011, em valores nominais, "bem como sobre a componente cíclica das receitas e das despesas públicas ou mesmo o montante das medidas temporárias consideradas no cálculo do saldo estrutural".

Mas, para além de falta de informação, os técnicos referem a existência de "incongruências internas" no que respeita à informação prestada no próprio ROPO.

A título de exemplo destas incongruências, sublinha-se que "a parte da redução das despesas com pessoal em 2007 não explicada pela transformação de hospitais do Serviço Nacional de Saúde em hospitais -empresa" num lado é estimada em 0,5 pontos percentuais do PIB, enquanto noutra página do mesmo relatório se refere ser de 0,4 pontos percentuais do PIB.

Da análise ao enquadramento macro-económico, a UTAO conclui que "para a melhoria verificada no saldo orçamental de 2007 contribuíram um acréscimo da receita da ordem dos 0,7 pontos percentuais do PIB e uma diminuição da despesa corrente da mesma ordem de grandeza e um aumento de capital de 0,1 pontos percentuais do PIB".

O documento refere ainda a existência de o,1 pontos percentuais do PIB conseguidos "com medidas temporárias correspondentes à concessão da barragem do Alqueva".

Os consultores destacam, ainda, o facto de se ter alcançado um défice inferior a 3 por cento em 2007 e das previsões da Primavera da Comissão Europeia anteverem para 2008 e 2009 um défice público inferior ao limite de 3 por cento do PIB, situação que permitiu que Bruxelas tenha encerrado o procedimento por défice excessivo instaurado a Portugal. Bruxelas considerou que Portugal "reconduziu" o défice do sector público administrativo" de forma credível e sustentada".

Quer o relatório de política orçamental quer as GOP para 2009 serão debatidas na Assembleia da República na próxima sexta-feira.
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos