Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esquerda, direita, um, dois....

Ir para baixo

Esquerda, direita, um, dois.... Empty Esquerda, direita, um, dois....

Mensagem por O dedo na ferida Seg Jan 12, 2009 7:19 am

Era assim no meu tempo de tropa. Ordem unida. Mal sabiam que estavam a forjar, ao recrutarem todo o pessoal que vinha das universidades para futuros oficiais milicianos, com grande influência nos homens que comandavam, a semente do 25 de Abril. Mas isso é outra conversa para outra altura. O post que vou editar põe o dedo na ferida. O que é a direita e esquerda hoje. Se é que alguém sabe. Leiam e arrotem. Para isso serve este forum.


Os tabus da esquerda

Na esquerda que gosta de se afirmar como esquerda, usando mesmo o termo política de esquerda para se demarcar da direita e dos que à esquerda são menos ortodoxos, só o PCP tem um programa coerente. Todavia o PCP ainda foi incapaz de encontrar soluções para os problemas que conduziram à queda do regime socialista nos países do Leste da Europa onde os mecanismos do planeamento se revelaram incapazes de se mostrar superiores ao mercado das economias capitalistas para regular a economia. As economias socialistas nuca resolveram, a título de exemplo, o problema dos sistemas de preços.

Todavia o PCP mantém-se firme nas suas convicções ideológicas defendendo um modelo de sociedade e de economia, já não sendo muito claro à forma como se processaria a passagem da democracia parlamentar para o modelo político preconizado pelo marxismo-leninismo. A única pista para a posição do PCP sobre esta questão resulta do apoio ao referendo com que Hugo Chavez pretendia manter-se no poder.

Percebendo as dificuldades em responder às dúvidas suscitadas por uma economia socialista e sem respostas para essas mesmas dúvidas os bloquistas optam por um programa soft, diria mesmo a uma versão light mais adequada à sua base social de apoio. São contra o mercado mas não são explícitos em relação ao que defendem e quanto ao modelo político nem se pronunciam. Ora, os seus fundadores, sejam os da versão m-l, sejamos trotsquistas, sempre defenderam posições mais duras e ortodoxas do que o PCP, que sempre designaram por revisionistas.

Sem um modelo político definido e politicamente assumido as nossas esquerdas acabam por não ter um projecto político coerente, ser de esquerda não é mais do que não ser de direita. Se a direita defende um determinado modelo para o ensino então ser de esquerda é defender o modelo oposto, o que no nosso caso é defender o que está. O mesmo sucede com a saúde e com muitos outros sectores, como a saúde, a segurança, a legislação laboral, a emigração, etc..

Se considerarmos que o nosso modelo económico e social ainda é marcado pelo pós 25 de Abril, compreende-se que para as esquerdas tudo o que signifique mudar este modelo é uma política de direita. Para a nossa esquerda o socialismo fica no fim de uma estrada em linha recta, onde não são admitidas paragens nem se aceitam curvas e contra-curvas. É como se caminhássemos em direcção ao paraíso.

Daí a que os projectos políticos da esquerda sejam tabus inquestionáveis, a “escola pública” ou o Sistema Nacional de Saúde, une todas as esquerdas sem que se ouse ou admite questionar, até os membros das corporações que sempre foram contra o modelo mas cujo estatuto económico depende da sua manutenção dão os braços ao PCP e ao BE para o defender. No caso das esquerdas do PS, que mais do que discordarem das políticas governamentais sofrem de um complexo de esquerda, a posição é ainda mais curiosa, tudo está bem se o “povo” não se opuser, só quando surgem as manifestações contra o encerramento da maternidade ou contra a avaliação dos professores percebem que as políticas seguidas são de direita, onde o povo está é necessariamente a esquerda, pouco importando que o povo tenha sido mobilizado pelo autarca caceteiro ou pela defesa de pequenos privilégios corporativos.

Desta forma as esquerdas não têm projecto político, limitam-se a defender este “capitalismo de esquerda”, até porque é o que mais se adequa à fixação do seu eleitorado. O PCP tem mais sucesso com as suas organizações sindicais com um modelo económico assente em sectores de mão de obra intensiva do que em empresas que dependem de profissionais qualificados, a todo os dias vemos o Bernardino Soares ou o Louçã a manifestar solidariedade à porta de fábricas têxteis, mas nunca os vimos à porta de um banco ou de uma tecnológica.

Mais do que servir o interesse dos trabalhadores o actual modelo laboral e o tipo de empresas de empresas que temos encaixa-se na perfeição na estratégia política de uma esquerda cujo modelo de organização político pouco ou nada mudou desde os finais do século XIX, em vez de mudarem de modelo e de ideologia querem assegurar-se que seja o modelo económico que não muda para melhor se encaixar nos seus axiomas ideológicos.



O Jumento
O dedo na ferida
O dedo na ferida

Pontos : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos